quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

TCU pode inocentar Dilma de responsabilidade por pedaladas fiscaisTCU pode inocentar Dilma de responsabilidade por pedaladas fiscais
O Tribunal de Contas da União (TCU) pode inocentar a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade direta pelas pedaladas fiscais. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna desta terça-feira (15) da Folha de São Paulo.
De acordo com integrantes do TCU familiarizados com as investigações, o órgão pode estabelecer punições para o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e para o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin. Eles teriam tomado as decisões sobre cada uma das pedaladas. As punições variam de multa a proibição de exercer cargos públicos, informa a jornalista da Folha.
Em linguagem familiar, os mesmos integrantes comparam a situação de Dilma à da dona de casa que dá dinheiro para que sua empregada faça compras e pague outras contas. Ela não seria obrigada a saber de cada detalhe da administração dos recursos, sob responsabilidade direta da funcionária.
"É preciso diferenciar: o tribunal rejeitou as contas do governo da presidente Dilma, mas não estabeleceu ainda a responsabilidade direta pelas manobras fiscais", afirma funcionário do TCU. Com isso, a condição de inocente, até que se estabelece a culpa de cada integrante da equipe do governo, especialmente, do ministério da Fazenda prevalece na visão do funcionário do TCU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário