terça-feira, 22 de setembro de 2015

Governo vai retomar imóveis de beneficiários inadimplentes do Minha Casa Minha Vida
Inadimplência está na mira do governo
Inadimplência nos imóveis do Minha Casa, Minha Vida, está na mira do governo
A Caixa Econômica Federal começou a apertor o cerco de cobrança das prestações atrasadas, dos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, passando a ligar e a enviar SMS para os beneficiários após os primeiros dias de vencimento. Esse é o primeiro passo do governo para retomar os imóveis, cujos beneficiários estão inadimplentes há mais de três meses.  Os imóveis tomados não serão levados a leilão [como costuma acontecer nos financiamentos imobiliários], eles serão reincluídos no programa pela Caixa para ser direcionado ao beneficiário na lista de espera. Na época, o Ministério das Cidades informou que o programa não pretendia retomar os imóveis em caso de inadimplência, mas ajudar as famílias a superar as dificuldades financeiras e regularizar o pagamento das prestações. A mudança na postura atinge a faixa 1 do programa (famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil) e, se deve ao agravamento da crise e ao temor da fiscalização dos órgãos de controle, já que 95% dos imóveis são bancados com dinheiro público. A inadimplência da faixa 1 terminou o primeiro semestre deste ano em 22%, dez vezes mais em relação aos atrasos dos financiamentos imobiliários tradicionais. Em comparação às outras faixas de renda do MCMV, a parcela de atrasos acima de 90 dias está em 2%. As regras do programa determinam que as prestações para as famílias da faixa 1 não podem ultrapassar 5% da renda do beneficiário, com valor mínimo de R$ 25 pagos pelo período de dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário