sábado, 25 de abril de 2015

Tancredo Neves e Terra Nova terão novas eleições em junho após cassação de prefeitos


As cidades de Terra Nova e Presidente Tancredo Neves, na Bahia, terão novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito no dia 14 de junho. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23), pelo Tribunal Regional da Bahia (TRE).

A realização dos novos pleitos foi aprovada em sessão de julgamento, realizada na última semana, pela corte do órgão eleitoral, após os prefeitos dos dois municípios terem os mandatos cassados por irregularidades.

Na votaçao de junho, no entanto, só poderão votar os eleitores que estavam aptos com a Justiça Eleitoral até o último dia 15 de abril, data em que as resoluções administrativas que determinam as novas eleições foram publicadas.

Os partidos ou coligações interessados em concorrer ao pleito deverão solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até este sábado (25), no Cartório da 192ª Zona Eleitoral, de Terra Nova, e no Cartório da 31ª Zona, em Presidente Tancredo Neves.

Só poderão participar da eleição os partidos que registraram seus estatutos no TSE até 14 de junho de 2014.

Cassações
O então prefeito de Terra Nova (a 74 km de Salvador), Francisco Hélio de Souza (PMDB), e seu vice, Humberto Teixeira de Sena Filho, foram cassados em setembro de 2013. Eles foram condenados pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) por improbidade administrativa referente às eleições municipais de 2012. Os dois chegaram a recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o órgão manteve a cassação.

Em Presidente Tancredo Neves (a 260 quilômetros de Salvador), o então prefeito Moacy Pereira dos Santos (PDT) e seu vice, Moacir de Jesus Félix (PSC), também tiveram os mandatos cassados pelo TRE, no dia 5 de fevereiro deste ano. Eles foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico.

No dia 18 de março, em decisão monocrática, a ministra do TSE, Maria Thereza Rocha de Assis, negou seguimento ao pedido de ação cautelar do prefeito.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário