terça-feira, 21 de abril de 2015

21 DE ABRIL : FERIADO EM HOMENAGEM AO MAIOR HERÓI BRASILEIRO


Nesta terça feira dia 21 de abril é comemorado no Brasil o Dia de Tiradentes, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em herói nacional. Muitos só vêem na data um motivo para descanso, entretanto trata-se da memória do sacrifício da vida de um brasileiro para que nossa nação se tornasse independente da coroa portuguesa.

A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal. Naquela época, o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas. Além disso, muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a cair. Reagindo a esta situação, os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram a elite de Minas Gerais, que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa.


"Se mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria", Tiradentes


Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos, após serem traídos por um deles : o coronel Joaquim Silvério dos Reis. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado. Partes do seu corpo foram deixadas à amostra em várias partes da cidade para desencorajar futuros rebeldes. Sua casa foi demolida. No terreno foi espalhado sal grosso para que não nascesse mais qualquer erva durante muito tempo.

O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Sua figura de cabelos e barbas longas lembra a do próprio Cristo. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil.

História de Tudo / Ipiaú on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário