segunda-feira, 28 de julho de 2014

Consumidor está abandonando o sonho do carro novo no Brasil


As montadoras e revendedoras tem se queixado da queda na venda de veículos novos. A partir do momento alguém que tem o hábito ( caro por sinal ) de comprar carro novo resolve comprar o semi novo, os fabricantes acendem o sinal de alerta.

Acontece que o carro zero quilômetro não está mais na mira dos consumidores brasileiros. A queda de 7,3% nas vendas de carros novos no primeiro semestre indica que o consumidor não aceitou o aumento do preço imposto pelas montadoras no início do ano: foi o maior aumento de preço e a maior queda de vendas nos últimos anos.

Afugentado do mercado de novos, o consumidor partiu para o usado, uma opção mais barata e mais inteligente do ponto de vista financeiro. Além de se livrar do primeiro emplacamento, ao comprar um seminovo o consumidor estará obtendo um bem já depreciado. O índice Autoinforme/Molicar de Depreciação, que avalia quanto cada carro perde de valor depois que sai da concessionária, indica que, na média, o carro zero vendido no Brasil perde 15% no primeiro ano de uso e 9% no segundo ano.

O fato é que esta redução hoje é irreversível e isto certamente terá um impacto nas eleições, se tornando em mais uma arma que oposição buscará usar contra Dilma.

Celso Rommel / Blog do Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário