terça-feira, 25 de março de 2014

Pesquisa aponta os sonhos de consumo dos brasileiros


Elaborado pela Boa Vista Serviços, a maior administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) no país, o levantamento revelou que 41% dos entrevistados desejam comprar um veículo. Outros 39% querem a casa própria. Essa é a primeira pesquisa da Boa Vista sobre o sonho de consumo do brasileiro, o que não permite uma comparação com os desejos da população em décadas anteriores, mas o levantamento ajuda tanto o governo quanto empresários a entender como o consumidor planeja gastar suas economias até dezembro. Depois de veículos (41%) e casa própria (39%), o brasileiro pretende reformar o lar (19%), comprar móveis novos (15%), TV (12%), telefone celular (9%), computador/tablet (8%), eletrodoméstico (8%), viajar (2%) e outros (9%). A soma dos percentuais ultrapassa os 100% porque os entrevistados puderam optar por mais de uma escolha – em média, cada um marcou 1,4 sonho. O estudo mostra que a maioria das aquisições será financiada. O problema são os juros. As linhas de crédito encareceram bastante nos últimos meses, em razão de a taxa básica de juros, a Selic, que remunera os títulos do governo no mercado financeiro e serve de referência para as operações nos bancos e no comércio, ter disparado. A Selic, hoje, está em 10,75% ao ano, ante 7,25% ao ano, em março de 2013. As altas do indicador refletiram nos contratos de financiamentos. Um levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostrou que a taxa média do crédito ao consumidor encerrou fevereiro com a nona alta seguida. O juro médio para o cidadão aumentou de 5,65%, em janeiro, para 5,82% no mês passado – crescimento de 3,01%. É o maior percentual desde agosto de 2012. Quem for comprar um carro precisa pesquisar bem as linhas de crédito oferecidas pelos bancos que trabalham com as concessionárias. Dos que planejam adquirir um veículo, 74% vão quitá-lo em prestações.
(Jornal do Comércio)

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