terça-feira, 25 de março de 2014

Oficial: Avião da Malásia caiu no oceano. Não há sobreviventes


O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confimou nesta segunda-feira (24) que o Boeing 777-200 que fazia o voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 8 de março com 239 pessoas a bordo, caiu no Oceano Índico. A informação foi obtida com base em uma nova análise de dados de satélite, que apontaram que a última localização do avião foi no sul do Índico. Segundo o premiê, não há sobreviventes. Até agora, porém, os destroços da aeronave ainda não foram avistados nem localizados. A conclusão a que se chegou baseia-se na última localização feita por satélite do Boeing e em cálculos de que, se ele não avançou mais que isso o combustível disponível era limitado, o avião só poderia ter caído no mar. Veja o que já se sabe e o que ainda se especula sobre o voo MH370.

"Baseando-se em novas análises, concluiu-se que a última posição do MH370 foi no meio do Oceano Índico. Essa é uma região remota, longe de qualquer possível local de pouso. Com muita tristeza, eu devo informar que, de acordo com novos dados, o voo acabou no sul do Oceano Índico", afirmou Razak.

Razak não confirmou, entretanto, que objetos avistados no mar nesta segunda por aviões chineses e australianos sejam os destroços do voo. Os objetos foram vistos em uma área a 2,5 mil km da cidade litorânea de Perth, na Austrália. Buscas ainda são realizadas na região.

O premiê disse que já informou às famílias dos passageiros e tripulantes sobre a nova informação. Segundo ele, análises de imagens de satélite e novos dados mostram que a última posição do avião foi a oeste de Perth. "Lamentamos profundamente que temos que assumir sem nenhuma dúvida que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu. Nós devemos agora aceitar todas as evidências que sugerem que o avião caiu no sul do Oceano Índico", acrescentou o premiê.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, foram ouvidos gritos e muito choro na sala onde os parentes dos passageiros estavam reunidos em Pequim. Uma mulher desmaiou ao receber a confirmação da queda do avião. A companhia aérea Malaysia Airlines enviou também uma mensagem SMS às famílias dos passageiros que estavam a bordo anunciando que admite que todas as evidências sugerem que o avião caiu no Oceano Índico e que não há sobreviventes.

( G1 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário