quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Com 4 mil policiais a mais, esquema de segurança da Copa será testado no Carnaval




O esquema para o Carnaval deste ano será um teste para as operações de segurança da Copa do Mundo. É na festa que vai ocorrer a prova de fogo do aparato tecnológico que vai funcionar no Mundial em Salvador: integrando 54 postos fixos da polícia, 150 câmeras e o QG da operação de segurança pública e Defesa Civil na Avenida Paralela, o Parque Tecnológico da Bahia, onde será montado o Centro Integrado de Gestão de Emergência (Cige).

Para dar suporte ao aparato de segurança foram escalados 24 mil policiais, divididos em três times, cada um em um dos circuitos da festa. São quatro mil agentes de segurança a mais do que foi divulgado na folia de 2013. Também cresceu o número de câmeras que vão monitorar a festa, de 95 em 2013 para 150 este ano.

Os investimentos do governo do estado no Carnaval somam, ao todo, R$ 60,2 milhões e foram anunciados, ontem, pelo secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, no Sheraton da Bahia Hotel. O esquema de segurança será detalhado hoje pela Polícia Militar.

Apenas com segurança, o valor anunciado é de R$ 32 milhões — quase a metade do valor investido na festa toda. Além de imagens das câmeras no chão, o Cige será alimentado por cenas capturadas por três helicópteros, que farão a vigilância aérea. Um motoplanador e um avião estão disponíveis para emergências e para deslocamento de frota.

A operação contará ainda com rádios comunicadores com GPS disponíveis em cada equipe de policiais que, junto com os serviços de localização dos próprios trios, vão ajudar no deslocamentos das tropas. Mesmo com o Cige, o caminhão que abriga o Centro de Operação Móvel, em Ondina, continuará funcionando como um minicentro de operações, que se comunicará com o da Paralela.

A estrutura montada para garantir a paz no Carnaval, é, segundo o governador Jaques Wagner, a maior operação militar fora de situação de guerra. Para Wagner, o número de incidentes que ocorrem no Carnaval é compatível ao tamanho da festa.

( Correio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário