domingo, 24 de novembro de 2013

Médico cubano suspeito de receitar dose excessiva voltará a atender segunda feira


Prefeitura diz que não houve erro e que ele volta a trabalhar segunda na BA.Profissional foi ouvido por uma comissão nesta quinta em Feira de Santana.
O médico cubano que foi afastado após ser suspeito de receitar uma dose excessiva de remédio a uma criança em Feira de Santana, na Bahia, voltará ao trabalho nesta segunda-feira (25). O anúncio foi feito na noite desta quinta pela Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura de Feira de Santana, por meio de uma nota.

Por telefone, o chefe de gabinte da secretaria, Dimas Oliveira, disse ao G1 que o profissional foi ouvido na tarde desta quinta-feira, na Secretaria da Saúde do município, por uma comissão formada por representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde de Feira de Santana, da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos e pelo tutor do médico cubano.

De acordo com a nota divulgada, a comissão concluiu que não houve erro no procedimento adotado pelo médico cubano. Segundo a Secom de Feira de Santana, o médico Washington Abreu, coordenador estadual do Programa Mais Médicos, afirmou que a dosagem indicada pelo médico cubano está correta. Segundo a nota, o coordenador explicou que "as 40 gotas indicadas na receita não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril".     

A Secom informou ainda que o médico explicou com detalhes à mãe da criança como administrar a medicação e que onde ele trabalhou anteriormente é comum receitar a medicação da maneira que fez, e não fracionada, como é no Brasil. Segundo Washington Abreu, os médicos do Programa Mais Médicos no estado passarão por reforço no treinamento da prescrição dos medicamentos da atenção básica.

Em nota, a Secom informou que as declarações da mãe da criança dadas à imprensa pesaram na decisão de reintegrar o médico à equipe do programa.


Mãe defende médico

A diarista Gilmara Santos, que levou o filho até um posto de saúde da cidade de Feira de Santana, distante cerca de 100 km de Salvador, afirmou nesta quinta-feira (21) que o atendimento foi perfeito.

"Ele me atendeu muito bem. Ele tratou meu filho super bem, porque tem médico que nem olha na cara da mãe e nem da criança. Ele me explicou direitinho como dar o remédio, disse ainda que a quantidade de gotas é definida a partir do peso da criança. Ele prescreveu 40 gotas, mas foi apenas um erro. Ele me disse exatamente o que eu deveria fazer, que era para dar apenas 10 gotas", disse.

Ela contou que toda essa história veio à tona quando ela voltou ao Posto de Saúde para que o filho fosse atendido pelo médico. "Quando eu voltei, uma outra médica me atendeu. Como eu ando em mãos com todas as receitas que passam para meu filho, eu cheguei a mostrar para essa médica, que chamou outra colega. Aí elas tiraram uma foto e postaram na internet. Foi aí que o vereador ficou sabendo e tudo isso começou", explicou a diarista. "Acho que isso é uma postura antiética da médica", disse a diarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário