sábado, 30 de novembro de 2013

Chuvas: Cinco municípios baianos decretam estado de emergência


Após os temporais registrados no litoral baiano na quinta-feira (28), cinco municípios da Bahia decretaram situação de emergência. Itabuna, Ilhéus, Ituberá, Valença e Maraú --cidades do sul e baixo sul do Estado-- registraram ocorrências de deslizamentos, alagamentos e inundações. Não houve vítimas fatais.
Principal destino turístico do sul da Bahia, Ilhéus registrou 214 mm de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Houve ocorrências de deslizamentos em cinco bairros. O aeroporto Jorge Amado foi fechado para pousos e decolagens às 23h30 da quarta-feira (27), com 13 voos cancelados até o momento. A pista foi parcialmente liberada na manhã desta sexta-feira (29), com restrições a depender das condições de visibilidade.
Na vizinha Itabuna, cerca de 200 famílias foram desalojadas de áreas de risco.O município de Maraú, onde fica a praia de Barra Grande --uma das mais procuradas por turistas na Bahia-- choveu 271,4 mm, segundo o Inmet.
O único acesso terrestre ao município está interditado. A rodovia estadual não é asfaltada e foi fechada por conta dos alagamentos. Para acessar o município, moradores e turistas deverão utilizar barcos e lanchas. Em Aurelino Leal, no sul do Estado, 50 famílias que viviam em barracos de madeira ficaram desabrigadas, mas não houve registro de feridos.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, Salvador Brito, os municípios ainda estão levantando ocorrências e podem haver novos decretos de emergência devido a danos na infraestrutura pública.

( Folha de SP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário