sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CEPLAC E SECRETARIA DE AGRICULTURA DE AIQUARA ESTÃO QUALIFICANDO AGRICULTORES FAMILIARES















A Ceplac e a Secretaria de Agricultura estão investindo praticamente todo mês na qualificação de produtores e produtoras da agricultura familiar do município de Aiquara. Ontem os dois órgão levaram os produtores pra conhecer a sede regional da Ceplac , localizada na rodovia Ilhéus -Itabuna, onde existe dezenas de departamentos e experiências sobre o manejo, cultivo e sobrevivência da maior economia do sul da Bahia.

O cacau que desde 1957 passou a ser pesquisado e melhorado geneticamente pela ceplac, se tornou o principal produto econômico de nossa região. As ações da entidade se consolidam na desbravação da região composta por mais de 100 municípios, onde pontes, estradas, centros de pesquisas, escolas técnicas e até universidades foram criadas.

O Ouro da Bahia como é conhecido o cacau, entrou em crise nos anos 90 após a infestação da vassoura-de-bruxa, que dizimou milhares de hectares, causando prejuízos financeiros e ecológicos. A mata atlântica ora preservada, passou a ser destruída para dar lugar as pastagens, e hoje o que se nota são nascentes secando, água cada vez mais escassa, menos chuva, solo enfraquecido e agricultura à beira da agonia. A regra é simples, sem mata não há chuva, sem chuva não existe água e sem água não há vida, é preciso refletir sobre isso.

No encontro de ontem, Fernandão, técnico da Ceplac; e Dinho, secretário de agricultura , mostraram aos produtores as iniciativas para manter o ciclo de geração de emprego e renda através do cacau e as alternativas que também garantem renda ao produtor através de outras culturas.

Aconteceu visita ao centro de controle biológico da ceplac, onde o engenheiro fitoterápico João Bonfim Neto, mostrou a nova descoberta do órgão para manter a lavoura do cacau, quase sem incidência da temida vassoura. A ceplac criou o "Tricovab", um biofungicida que combate o fungo da vassoura-de-bruxa, através de uma técnica simples e barata. Com apenas R$16 de custo por hectare o produtor adquire os dois quilos do tricovab que é dissolvido em 320 litros de água e pulverizado nas vassouras retiradas do cacaueiros e armazenadas no chão. Após o a pulverização impede em 99% o surgimento de cogumelos causadores da vassoura. O tricovab é vendido na ceplac de Aiquara.

Produtores ainda conheceram o setor de apicultura (criação de abelhas ) e psicultura, (criação de peixes).

Essas viagens são importantíssimas para o pequeno produtor e mostra a nova visão do governo federal sobre a produtividade no campo. Antes apenas os grandes produtores eram convidados a eventos e visitas, agora a agricultura familiar é a bola da vez.

Depois da entrada de Lula na presidência da república,e continuado agora na gestão da presidente Dilma, os pequenos produtores e pequenas produtoras, verdadeiros e verdadeiras responsáveis pelos produtos que chegam à mesa dos brasileiros, estão tendo as oportunidades que esperaram por mais de 500 anos. E Aiquara acompanha essa evolução, basta lembrar que a uma semana aconteceu o seminário sobre a modernização da cacauicultura , ontem visita à ceplac de Ilhéus, e nesta quarta, 3 de dezembro tem visita ao sistema SAF na cidade de Camamu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário