sábado, 29 de junho de 2013

Obra da ponte de Ilhéus começa de imediato


O governador Jaques Wagner assinou, na manhã desta quinta (27) em Ilhéus, a ordem de serviço para início das obras da construção da segunda ponte ligando o centro à orla sul.
O investimento, de aproximadamente R$ 165 milhões, vai beneficiar 176 mil habitantes de Ilhéus, Itabuna, Una e Itacaré. A ponte será a primeira estaiada (suspensa por cabos) da Bahia.
Ela beneficiará atividades como a agricultura e o turismo, além de viabilizar projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol).
Além do governador Jaques Wagner e do prefeito da cidade, Jabes Ribeiro, na solenidade estavam os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Domingos Leonelli.
A assinatura autoriza o início imediato das obras, que devem ser concluídas em dois anos. Sob a responsabilidade do Derba, a construção atende a uma antiga demanda de moradores e turistas, melhorando a mobilidade na cidade.
“Não tenho dúvida de que a ponte representará o embelezamento da cidade, melhorando muito o fluxo e o turismo de Ilhéus”, afirmou Wagner, homenageado com a Comenda do Mérito da Ordem de São Jorge de Ilhéus.
Além da nova ponte, de 497 metros, a obra prevê a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da BA-001. O projeto inclui ainda a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas.
A previsão é de que trafeguem pela ponte aproximadamente 8,5 mil veículos por dia. Hoje, a única ligação entre o bairro Pontal e o centro de Ilhéus é a ponte Lomanto Júnior, local de constantes congestionamentos.

“Geralmente o trânsito aqui é um inferno, principalmente em períodos de aulas escolares e nos horários de pico”, afirmou o funcionário público Renato Bocchinno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário