terça-feira, 22 de março de 2016

TRE monta banco de dados dos “fichas sujas” da Bahia
urna
Mais um largo passo foi dado para manter os políticos “ficha suja” fora das eleições na Bahia. O Tribunal Regional Eleitoral definiu o sistema que reúne dados sobre condenações e sanções que impedem políticos de se candidatar.
Em 2012 a Procuradoria Regional Eleitoral criou o cadastro de inelegíveis, primeiro banco de dados na Bahia a reunir tais informações, solicitadas pela procuradoria aos órgãos que aplicaram as punições.
Esses dados vão compor o sistema “SisConta Eleitoral”, lançado pelo Ministério Público Federal em 2014 para subsidiar pedidos de indeferimento de registro de candidatura por critérios de inelegibilidade previstos em lei.
Segundo a Procuradoria Eleitoral da Bahia, ele reúne informações necessárias para eliminar os candidatos considerados inelegíveis. Nas últimas eleições municipais, em 2012, foram recebidos mais de 40 mil pedidos de registro.
Entre os políticos considerasdos “ficha suja” segundo os critérios da lei e do TSE estão os ex-prefeitos de Itabuna Fernando Gomes e José Nilton Azevedo.
A Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário