sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Participação de mulheres na política baiana está abaixo da média nacional


As mulheres representam 51,5% da população do Brasil, ou seja, mais de 100 milhões de brasileiras. Porém, nas últimas eleições realizadas em  2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da casa.
No Senado, foram eleitas sete mulheres das 54 vagas preenchidas naquele ano, o que representou apenas 12,99% do total. Na Bahia, das 39 vagas para a Câmara Federal, somente uma deputada foi eleita em 2010.
Pesquisa realizada pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão, em abril deste ano, em todo o país, com 2.002 entrevistados com mais de 16 anos de idade, revelou que oito em cada dez brasileiros consideram que deveria ser obrigatória a participação paritária de mulheres e homens nas casas legislativas.
Entretanto, de acordo com o demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, se o avanço da participação feminina continuar no ritmo atual, a paridade entre os sexos nos espaços municipais demorará ainda 150 anos para ser alcançada.
Ele diz ainda que as mulheres não ocupam os principais cargos dos partidos e também não têm acesso adequadamente ao tempo de televisão e aos recursos financeiros para as campanhas. Estão alijadas da rede de capital político dos partidos.

(A Atarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário