terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Jovem de 14 anos passa em 5º na UFMS e Justiça autoriza 


matrícula

Garota de 14 anos consegue entrar na UFMS e espera ser aceita por colegas em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)










Nathaly e mãe com comprovante de matrícula no corredor da UFMS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Aos 14 anos, a estudante Nathaly Gomes Tenório conquistou, na Justiça, o direito de cursar artes visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com a documentação exigida em mãos, a adolescente foi ao campus da instituição em Campo Grande, nessa segunda-feira (21), para fazer a matrícula acompanhada pela mãe, a advogada Edelária Gomes, 33 anos.A decisão que deu aval para Nathaly se tornar universitária é do desembargador Sérgio Fernandes Martins, da 1ª Seção Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O magistrado concedeu mandado de segurança da garota, que foi aprovada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e determinou a expedição do certificado de conclusão do ensino médio.
Garota de 14 anos consegue entrar na UFMS e espera ser aceita por colegas em Campo Grande MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)Adolescente durante 'tour' pelo bloco de Artes na
UFMS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Nathaly, que se preparava para fazer o 2º ano do ensino médio em 2013, contou ao G1 que fez o Enem para treinar e inscreveu-se noSisu depois de ver que a sua média – de 647 – estava acima da nota de corte para artes visuais.
Pelo telefone da Central do Ministério da Educação, ela ficou sabendo que passou em 5º lugar no curso, que oferecia 26 vagas.

“Na hora que eu fiquei sabendo, passou muita coisa pela minha cabeça e comecei a chorar. Eu estava com esperança, mas ao mesmo tempo estava conformada que não ia passar”, afirmou.
Edelária foi uma das primeiras pessoas a saber do feito da filha. “Ela me acordou 1h da manhã para falar que tinha saído a lista e que ela tinha se classificado.”

Apesar de ter concedido o mandado de segurança, o desembargador se mostrou preocupado com o futuro da adolescente no ambiente acadêmico.
“Registro minha preocupação […] se realmente é saudável que uma adolescente de apenas 14 anos de idade […] ingresse imediatamente em uma universidade, passando a conviver em um ambiente pensado, projetado e frequentado unicamente por adultos, em sua maioria jovens que iniciam a fase de descobertas”, relatou Martins.( Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário