segunda-feira, 11 de abril de 2016

AIQUARA COMPLETA NESTA TERÇA 54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Nossa querida Aiquara tem mais um ano de vida para comemorar. Nesta terça nosso município completará 54 anos de emancipação política. Fundada através do decreto estadual nº. 1 588, de 12 de abril de 1962, durante o segundo governo de Juracy Magalhães.

Aiquara é comandada pelo prefeito Oséas Rebouças de Jesus Filho " Tico " chefe do executivo municipal, sendo a autoridade responsável por conduzir as ações governamentais em prol da sociedade. Tico tem como vice Carlos Roberto Nunes Costa " Beto".

Já o poder legislativo atual é composto por 9 vereadores, veja quem representa a comunidade na Câmara Municipal. Pequinho ( presidente ), Justino ( vice-presidente ) Pedro Celson, Bila, João Melo, Leandro Barros, Cristiano, Messias Campos e Brito.

Nesta terça, 12, às 8 horas da manhã na quadra do Colégio Municipal Américo Souto acontecerá a programação de aniversário da cidade. A organização é da Secretaria de Educação, comandada por Marlene Oliveira, que convida a todos para assistir as apresentações culturais e prestigiar o hasteamento de bandeiras e execuções dos hinos de Aiquara e do Brasil.


Conheça um pouco da história de Aiquara


História[editar | editar código-fonte]

Até 1915, a área que hoje é a cidade de Aiquara era uma pequena propriedade rural chamada "Preguiça", pertencente a Honorato José dos Santos. Em 1916, chegaram, a Preguiça, algumas pessoas em busca de novos mercados de trabalho, atraídas pela fertilidade do solo. O proprietário das terras doou partes da fazenda para construção de casas para os recém-chegados, iniciando um povoamento. Mais tarde, essas terras passaram para o domínio público com o nome de Arraial da Conceição. O aumento do número de moradores e a construção de casas residenciais e comerciais fez com que houvesse um plebiscito, em 1924, para mudar o nome local. O resultado foi o desaparecimento do antigo Arraial da Conceição e a aprovação do novo nome.
De origem indígena, Aiquara quer dizer "caminho da toca" (a cidade ficava na passagem para um lugarejo chamado Toca Bonita).[carece de fontes] Como povoado, Aiquara pertenceu à jurisdição de Itajuru (antigo Rio Branco, no município de Jequié) até 1932. Através do Decreto n.º 8 143, de 8 de setembro daquele ano, passou a categoria de distrito, estando subordinado diretamente ao município de Jequié. Em março de 1933, teve instalado o seu cartório de paz.

Emancipação política[editar | editar código-fonte]

A emancipação política de Aiquara foi fixada pela Lei Estadual nº. 1 588, de 12 de abril de 1962, durante o segundo governo de Juracy Magalhães.[6] Em 1969, foi fundado o primeiro ginásio de Aiquara pelo então prefeito Américo Souto e o professor Djalma Gomes da Silva.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Município de Aiquara


Hino
Fundação12 de abril de 1962
Gentílicoaiquarense
Prefeito(a)Oséas Rebouças de Jesus Filho
(2013–2016)
Localização
Localização de Aiquara
Localização de Aiquara na Bahia
Aiquara está localizado em: Brasil
Aiquara
Localização de Aiquara no Brasil
14° 07' 44" S 39° 53' 16" O
Unidade federativaBahia Bahia
MesorregiãoCentro-Sul Baiano
MicrorregiãoJequié
Municípios limítrofesao norte, Jequié e Jitaúna; ao sul,Itajibá; a leste, Ipiaú e Itajibá; a oeste,Itagi e Jequié
Distância até a capital402 km
Características geográficas
Área195,174 km² [1]
População4 602 hab. IBGE/2010[2]
Densidade23,58 hab./km²
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,583 baixo PNUD/2010 [3]
PIBR$ 19 935,708 mil IBGE/2008[4]
PIB per capita

Nenhum comentário:

Postar um comentário