terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ipiauense participou de inauguração da nova sede da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial em São Paulo

Walmir ( terceiro da direita para a esquerda ), atua há anos em políticas de igualdade racial e hoje é secretário da prefeitura de Itapecerica da Serra - SP



Na inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), a Prefeitura de São Paulo assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério da Educação para a implementação do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas pela rede municipal de educação. O prefeito Fernando Haddad defendeu durante a inauguração nesta sexta-feira (24) a importância da construção de uma educação mais plural e inclusiva.

“Ainda não existe a compreensão de que o combate ao racismo não é outra coisa que a defesa de toda a humanidade. Porque o cerne do racismo é a intolerância à diferença. E é com o aprendizado da tolerância que se gera uma sociedade mais democrática e mais fraterna”, afirmou Haddad.  Para a implementação da lei 10.639/2003, que inclui no currículo oficial a história e a cultura afro-brasileiras, estão em desenvolvimento materiais didáticos e cursos de capacitação para os professores. “Temos hoje o lançamento de dois instrumentos educacionais poderosos: o Plano Estratégico para implementação das Leis 10.639 e 11.645 e a publicação da síntese da coleção História Geral da África, com dois volumes pedagógicos.

Este material será destinado aos professores”, explicou o secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Netinho de Paula. Os dois volumes da História Geral da África abordam o desenvolvimento do continente desde a pré-história até o século XX. Trata-se da versão condensada de oito volumes produzidos pela Unesco, em parceira com o MEC. A publicação é uma edição especial voltada para a cidade de São Paulo.

A nova sede da SMPIR está localizada no sexto andar do edifício Grande São Paulo, na região central da Capital. A estrutura conta com um auditório com capacidade para 70 pessoas e salas de reunião disponíveis para todas as áreas da secretaria. A inauguração contou com a presença de lideranças do movimento negro, de povos e comunidades tradicionais de matriz africana (Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno); de Luiza Barros, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República(Seppir), e de Macaé Maria Evaristo dos Santos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; do Secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, Chico Macena.(ipiauonline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário