terça-feira, 9 de junho de 2015

HSBC anuncia que irá encerrar atividades no Brasil e na Turquia

Banco deve cortar 50 mil empregos nos dois países.
Decisão é parte de reestruturação para investir na Ásia.

Do G1, em São Paulo
HSBC na Suíça (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)HSBC na Suíça (Foto: Reprodução / GloboNews)
O banco britânico HSBC anunciou nesta terça-feira (9) que vai encerrar as atividades no Brasil e também na Turquia. A instituição financeira ainda deve cortar 50 mil empregos nos dois países, informam a rede “CNN”, a “BBC”, a Reuters e o jornal “The New York Times”.
As mudanças são parte de um plano de reestruturação para economizar entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões até 2017. O objetivo do banco é concentrar a atuação na Ásia, principalmente na China e na Índia.

No caso do Brasil, o HSBC só continuará funcionando para grandes corporações. No Brasil, o banco britânico tem mais de 21 mil  funcionários, segundo a agência France Presse
.Não está claro ainda o prazo de encerramento de atividades nos dois países tampouco as datas das demissões.
Entre 2011 e 2014, o banco já havia cortado 40 mil postos de trabalho, para reduzir os custos e para concentrar o grupo nas atividades consideradas estratégicas.
“Reconhecemos que o mundo mudou e precisamos mudar com ele”, disse o CEO Stuart Gulliver.
O HSBC estuda ainda a possibilidade de transferir sua sede de Londres para a Ásia e busca melhorar suas operações no México e nos Estados Unidos.
Em maio, o principal executivo do banco espanhol Santander no Brasil, Jesús Zabala, declarou que estudaria a possibilidade de adquirir a atividade brasileira do HSBC.

No Brasil, o HSBC tem 853 agências em 531 municípios, 452 postos de atendimento bancários, 669 postos de atendimento eletrônico e 1.809 ambientes de autoatendimento, com 4.728 caixas automáticos. O HSBC Bank Brasil faz parte do Grupo HSBC, corporação internacional sediada em Londres e presente em 73 países e territórios.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário