sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Beber café diariamente pode ajudar no combate ao câncer de mamaBeber café diariamente pode ajudar no combate ao câncer de mama
O café, que é uma das bebidas mais consumidas no mundo — no Brasil, fica apenas atrás da água. De acordo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o grão está presente em 98,2% dos lares brasileiros. Ele já foi associado tanto a benefícios para a saúde, quanto a danos para organismo dos consumidores mais frequentes. Mas recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Lund, na Suécia, concluiu que o café pode amenizar o crescimento de tumores em mulheres com câncer de mama e ainda diminuir o risco de recorrência da doença.
A pesquisa foi realizada em parceria com pesquisadores do Reino Unido, que combinaram os dados clínicos sobre o estilo de vida de 1.090 mulheres diagnosticadas com a doença. Todas as participantes estavam sendo tratadas com tamoxifeno — medicamento normalmente usado para ajudar a tratar esse tipo de doença.
Para entender como os pesquisadores chegaram a esse resultado, foram investigadas duas substâncias encontradas no café: a cafeína e o ácido cafeico. As células cancerígenas reagiram com essas substâncias — principalmente com a cafeína. Isso fez com que fosse reduzida a divisão celular e aumentou a morte das células. A combinação com tamoxifeno também contribuiu para que essa relação fosse possível, o que ressalta a importância de tomar a medicação correta durante o tratamento, indicam os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário