quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Estudante de Jequie cria poema e critica comentários preconceituosos com nordestinos
Raiana Soares, 17 anos é aluna do Colégio da Polícia Militar em Jequié
Raiana Soares, 17 anos é aluna do Colégio da Polícia Militar em Jequié
A estudante Raiana Soares, que afirma estar dando os primeiros passos na carreira de escritora  ao tomar conhecimento de agressões direcionadas nas redes sociais contra o povo nordestino, após o resultado do segundo turno das eleições, o que considera um absurdo, criou um poema com esse tema e postou em sua página pessoal no Facebook, onde segundo ela, vem obtendo boa repercussão, principalmente por parte de internautas de outras cidade. Transcrevemos abaixo o poema criado pela adolescente jequieense:
O meu Nordeste!
 
Fico triste em ver
Tanta gente ingrata 
Ferindo com as palavras 
E usando seu preconceito feio como arma
Para atingir aquele que a favor de todos trabalha
 
Me desculpe, mas não entendo seu preconceito 
Deixa eu ver se entendi direito…
Para você o Nordeste 
É quem empobrece a nação? 
Se assim você pensa 
Volte e procure saber 
De onde vêm os melhores artistas 
Aqueles que você paga para ver 
 
Uma terra de sol, Agricultura 
Praia, seca e muita luta
Terra da literatura 
Vocês dizem que no Nordeste só tem gente burra
Mas por que você lê Graciliano Ramos, Gonçalves Dias,
Aluísio Azevedo ou Ariano Suassuna?
 
Falam do meu povo 
Porque não conhecem 
Meu povo guerreiro e cabra da peste
Todo o respeito eles merecem
E do cinema brasileiro 
Você também se esquece?
Posso te lembrar rapidinho e sem engano
José Wilker, Wagner Moura e o Lázaro Ramos
 
Se pra você Nordestino é gente suja
Comece a se preocupar 
Pois temos o Chico Anysio, Renato Aragão 
E o Tiririca, olha onde ele foi parar!
 
“Sem o Nordeste o Brasil seria melhor”
Nossa tenho até dó! 
Já imaginaram o que seria da música brasileira 
Sem Raul Seixas, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, 
Zé Ramalho, Fagner e Lenine
Seria tão pobre e pequena pare um pouco e imagine 
 
Retornando para a história 
O Nordeste é região de glória 
Guerras, conflitos como o de Canudos
Mostra que o nordestino sim não desiste nunca 
Não foge e por seus princípios luta
Terra linda e castigada 
De sertão e de mares 
Terra onde surgiu o Quilombo dos Palmares
Que merece todos os bons olhares 
 
Como pode dizer que o Nordeste não oferece nada a você?
Com os guerreiros de meu sertão vocês devem aprender 
Me desculpe o sudeste
Mas a maior parte da cultura desse Brasil 
Está no meu Nordeste!
(jequiereporter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário