quarta-feira, 18 de junho de 2014

Índios ameaçam invadir fazenda com a maior produtividade de cacau no Sul da Bahia


O clima no extremo sul da Bahia é cada vez mais tenso entre índios e produtores rurais. Desta vez, o alvo é a Fazenda Lembrança II, no município de Itabela que possui uma produção de cacau estimada para 2014 em 40 mil arrobas. Desde o inicio do mês os produtores da região estão tendo suas fazendas tomadas por pessoas que se dizem índios, sob ameaça física, degradação do patrimônio, extorsão financeira e atentado de morte. “A cada dia aumenta o número de carros e também o número de pessoas em fazenda ocupada ao lado da nossa propriedade. Além disso, estamos sendo informados a todo instante que deverão ampliar as invasões e poderão chegar até a nossa propriedade”, contou Dina Lembrance uma das proprietárias da fazenda, ao portal Mercado do Cacau.

A Fazenda Lembrança II tem uma produção média de 170 arrobas por hectare e possui a maior tecnologia para produção e beneficiamento de cacau do país, envolvendo máquina de quebra, secadores, caldeira, estrutura de galpão, constantes investimento em novas áreas de plantio, além de ser, uma geradora de 130 empregos diretos com carteira assinada. A propriedade é gerida por sete irmãos que investiram também em irrigação, afim de, aumentar a produtividade do fruto e tornar a cultura viável na região adotando o modelo de plantio a pleno sol.

Os irmãos temem por suas vidas, uma vez que, para ter acesso à propriedade eles precisam passar por uma única estrada, localizada no meio das propriedades invadidas, sob constantes ameaças. “Estamos vivendo um clima bastante tenso, pois além da extorsão financeira, estamos sendo constantemente ameaçados e sem ter a quem recorrer, principalmente porque no momento todos os olhos se voltam somente para a Copa do Mundo”, disse Dina.

(Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário