quarta-feira, 30 de abril de 2014

SECRETARIA DE AGRICULTURA E CEPLAC DE AIQUARA LEVARAM AGRICULTORES PARA CONHECER O SISTEMA AGROFLORESTAL DE VALENÇA









A Secretaria de Agricultura e a Ceplac realizaram ontem ( 29 ) um dia de campo com agricultores do município de Aiquara. A visita à cidade de Valença teve o objetivo de mostrar as novas tecnologias e como o SAF ( Sistema Agroflorestal Familiar ) tem transformado a vida dos agricultores da localidade.

A viagem foi coordenada por Adenilton de Jesus ( Dinho ) secretário de agricultura e Antonio Fernando Guedes Torres ( Fernandão ) técnico da Ceplac, que mostraram aos agricultores da agricultura familiar de Aiquara a estufa solar; esse novo modelo de secagem de cacau dispensa lenha e fogo e tem um rendimento em média de 4 quilos por arroba do cacau, devido à secagem e a fermentação serem em novo padrão.

No sistema agroflorestal de Valença agricultores conseguem em média 100 arrobas de cacau ano por hectare e mais R$ 2.000 ( dois mil reais ) mês, dentro do mesmo hectare utilizando a seringueira, que além de lucro faz sombra ao cacau. Os agricultores estão satisfeitos com os rendimentos em pequenas áreas, que por sinal estavam degradadas e foram reflorestadas e numa região onde o solo é bem inferior ao de Aiquara e Itagi.
 Segundo Isaias Alves, engenheiro da Ceplac Valença, as chances de produtividade em Aiquara são muito superiores a de Valença pela boa qualidade do solo. Há produtores que compraram carro, fizeram casas, estão com sua vidas arrumadas, utilizando um hectare e no máximo 5 hectares, o projeto é altamente rentável, disse o engenheiro, que conhece bem o solo aiquarense.
Acompanhe em 3 reportagens aqui no blog sobre o segredo do sucesso dos produtores do Sistema Agroflorestal de Valença.  As outras duas reportagens serão mostradas segunda e terça da próxima semana.
A visita dos agricultores teve o apoio da Prefeitura de Aiquara, do prefeito Tico e da Ceplac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário