segunda-feira, 18 de maio de 2015

ALUNOS DO COLÉGIO AMÉRICO SOUTO DENUNCIAM SITUAÇÃO DO RIO DA PREGUIÇA


O professor de filosofia, Samuel de Jesus, teve a extraordinária ideia de levar os alunos da 8ª série A, do CMAS para visitar o nosso Rio da Preguiça. A iniciativa fez parte do planejamento de uma aula sobre a "água" debatendo as teorias de Tales de Mileto, onde o filósofo diz que " água é a origem de tudo, se a água acabar a vida acaba também ".


Ao longo dos 20 anos agente nota a depreciação do Rio da Preguiça em função dos problemas climáticos e a poluição, mas nos últimos 10 anos outros fantasmas estão nos assustando, são os irresponsáveis fazendeiros que fazem a retirada desenfreada de água para gigantescas irrigações chegando até a irrigar pastagens para gado.

O rio entra em processo de alerta e a sociedade aiquarense precisa levantar a bandeira contra essas propriedades e a demora das autoridades em tomar providencias. Os órgãos públicos como prefeitura, câmara e secretaria de agricultura devem se juntar às entidades como sindicatos, associações, igrejas e escolas para provocar audiências públicas sobre o rio Preguiça, inclusive com ações e não só com debates.


Já passou da hora de Aiquara olhar com cuidado a importância sobre o Rio da Preguiça, pois além de ser nossa única fonte de água potável, é uma das raras áreas de lazer e um cartão postal da cidade. Grande parte das fotos de turistas sai dos banhos e visitas ao Preguiça. Esse é o momento de envolver as autoridades municipais, o ministério público e a comunidade no sentido de não deixar o rio morrer.


Vejo o aproximar das eleições e os prováveis candidatos a prefeito e vereador do município, devem compreender que é preciso consenso em prol desse tema e também levantar a bandeira do Rio Preguiça, trazendo ideias e formas de contribuição para um processo urgente. 


- Ainda sobre a visita dos alunos, segundo o professor Samuel, alguns tipos de lixo foram encontrados no rio: embalagens de sabão em pó, fraldas descartáveis, pneus, embalagens de biscoitos, sacas de verduras, sacos plásticos, sapato velho, vasilhas etc.



- A turma da 8ª serie A, defende uma mobilização municipal para preservação do nosso rio, onde os alunos falaram até em uma passeata para despertar na comunidade a importância do rio incentivados pela senhora Marina Costa Santos que se preocupa com a situação do Preguiça.


- O nosso apelo às comunidades de Aiquara e Itagi, que se servem das águas do Rio Preguiça é que devemos preserva-lo para não perde-lo.Estamos contando com o apoio de todos que se importa realmente com o nosso rio, desde-já muito obrigado a natureza agradece, disse o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário