quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A diferença racial do Carnaval de Salvador vista de cima


Desafiando a idéia de que existe democracia racial no Brasil ( e especialmente na Bahia ) a foto acima demonstra de forma chocante a diferença da cor da pele das pessoas de dentro(pagantes) e de fora da corda do bloco/trio elétrico no Carnaval de Salvador.

A imagem é uma prova real de que a questão da segregação racial no país ainda é um problema gravíssimo, baseado na dificuldade do acesso dos negros aos mais elevados padrões sociais, uma vez que famílias descendentes de escravos vivem em favelas e não tem acesso ao ensino privado de qualidade, portanto não podem participar em condição de igualdade em concursos e vestibulares para exercerem profissões rentáveis. A instituição de cotas raciais apenas tem amenizado o problema.

O alto valor cobrado por um abadá, para que o folião possa estar desfilando em um bloco supostamente mais seguro durante a folia, é o fator divisor na multidão branca/preta, mostrando sem sombra de dúvida o aspecto sombrio que a maioria faz questão de não ver no cotidiano da capital baiana.

Ipiaú on Line / Celso Rommel

Nenhum comentário:

Postar um comentário