sexta-feira, 11 de novembro de 2016

"BUDA", O AIQUARENSE QUE MARCOU O LATERAL DIREITO DA SELEÇÃO, DANIEL ALVES

Resultado de imagem para daniel alves

Aiquara celeiro de grandes jogadores de futebol. Muitos com histórias em clubes de renome nacional. A genética esportiva de seu Valdemar e Dona Valmira levou Aiquara a ter destaque no cenário baiano. O casal gerou Rena, um dos maiores goleiros do Brasil e titular absoluto do então famoso Atlético de Alagoinhas, clube baiano da primeira divisão estadual. Todos assistiam Rena na tv, era um espetáculo à parte o goleiro aiquarense. Rena até hoje é considerado o melhor goleiro da história de Aiquara. Teve ainda Hélio considerado praticamente por unanimidade como o maior desportista de nossa terra, Hélio ganhou títulos importantes da região, ainda juvenil esteve no vitória. O atleta conseguiu ser excelente em tudo. No ataque, na zaga, no meio campo, no gol, no futsal, no vôlei, basquete, saltos em distância e altura, velocista de alto nível, Hélio era simplesmente imbatível. O caçula da família atuou ainda no campeonato paulista de futebol em clubes profissionais.

Mas a nossa reportagem quer destacar o zagueiro Buda, aquele que na década de 90 marcou história no futebol regional. Buda era titular no lendário time de "PAEU" seu técnico e irmão, que comandava o time da RUA. Quando era época do campeonato da cidade e a final era RUA x BAIRRO, o pequeno estádio Odilon Costa virava uma espécie de Maracanã. Era batalha campal, entrega total, nervos à flor da pele, uma torcida enlouquecida com bandeiras e músicas para incendiar o clássico. Alí atrás na defesa do time da RUA estava BUDA ao lado do seu companheiro de zaga Néu. Zagueiros com estilos diferentes, Buda chegava duro e às vezes dava chega pra lá nos adversários, Néu o homem da cobertura, clássico, de baixa estatura, mas com ótima colocação. O interessante é que Buda também não era tão alto, mas não deixava nada passar por cima, muito menos por baixo.

De tanta história de zagueiro garantido, passou a ser convocado para os melhores campeonatos regionais. Foi aí que Dr. Gilson Fonseca então prefeito de Itagibá nos meios dos ano 90, levou o aiquarense para a grande missão, marcar o então garoto liso, lateral direito do juniores do Bahia,  hoje consagrado melhor lateral do mundo Daniel Alves, da seleção Brasileira e da Juventus da Itália, ex-Barcelona.

Buda conta que Daniel era muito rápido e que marcá-lo era complicado. O garoto era liso, tinha coragem, jogava pra cima, pra parar só mesmo com falta, disse o zagueiro. Prova disso que Daniel continua rápido, difícil de ser marcado e é titular absoluto a quase 10 anos da seleção brasileira. O jogo Seleção de Itagibá contra os Juniores do Bahia, marcou a inauguração da iluminação do estádio Fontourão em Itagibá.

Aiquara ainda tem Luguinha considerado pela imensa maioria como o melhor jogador de futebol de Aiquara, Rayllan que atualmente joga no Sampaio Correia, do Maranhão, disputa a série B do Brasileiro. Kesley ( Kekéu ) joga no Santos, na equipe sub-23 da vila e Julival que na década de 80 se tornou profissional e marcou história no Botafogo de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário