segunda-feira, 23 de março de 2015

Cuba pode cassar diploma de médico no programa 'Mais Médicos' com parentes no Brasil


O governo cubano está ameaçando cassar o diploma de profissionais do Mais Médicos que queiram manter seus familiares no Brasil, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Ainda de acordo com a publicação, outra forma de pressão tem sido reter em Cuba o médico que sai de férias (e que precisa obrigatoriamente passar o período na ilha). Ele só poderá retornar ao Brasil se, antes disso, o parente voltar para a ilha.

Dos 14.462 profissionais que estavam trabalhando no Mais Médicos em dezembro de 2014, 11.429 (quase 80%) eram cubanos. Não há estimativa de quantos estão com as famílias no Brasil.

Questionado sobre o tema pela Folha, o Ministério da Saúde informou que não pode interferir nas relações de trabalho do governo cubano com seus médicos. De acordo com a apuração da Folha, representantes do governo cubano têm dito que a medida é para prevenir eventuais deserções, o que já ocorre na Venezuela.

Entre setembro de 2013 e o mesmo mês de 2014, mais de 700 médicos enviados por Havana para trabalhar na Venezuela desertaram, segundo a ONG americana SSF

(Solidariedade Sem Fronteiras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário