quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasileiro ganha o prêmio internacional máximo de Matemática


O brasileiro Artur Ávila Cordeiro de Melo, de 35 anos, disse que o prêmio Medalha Fields, equivalente a um 'Nobel' de matemática, vai ajudar a incentivar o interesse pela pesquisa em matemática no país. "O Brasil nunca teve uma medalha dessas. Vai motivar as pessoas", disse Ávila no vídeo de apresentação de sua premiação, nesta quarta-feira (13) em Seul, noite de terça-feira (12) no Brasil, durante a abertura do Congresso Internacional de Matemática.
saiba mais

Ávila contou que quando recebeu um email do coordenador da União Internacional de Matemáticos (IMU) pedindo o número do seu telefone celular, pressentiu que seria premiado com a Medalha Fields. “Foi nesse momento que percebi que eu tinha ganho”, disse. "Me senti muito feliz e relaxado." O brasileiro disse ainda no vídeo que o prêmio também vai ser bom para a França, onde ele coordena um centro de pesquisas em matemática.

Ele foi o primeiro dos quatro premiados a ser chamado ao palco. Nervoso, Ávila se antecipou para pegar a caixinha com a medalha das mãos da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye. Ela, no entanto, pediu para ele esperar alguns segundos até se posicionar corretamente para as fotos e lhe entregar o prêmio. Além da medalha, Ávila vai receber um prêmio em dinheiro equivalente a R$ 31 mil.

Ávila é o primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber o Medalha Fields. O prêmio é dado para a União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro pesquisadores do mundo.

( G1 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário