domingo, 22 de fevereiro de 2015

Manoel Vitorino: Rui Costa autoriza ampliação da oferta de água e inaugura agroindústria de frutas
Governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para ampliação do abastecimento de água de Manoel Vitorino (fotos Matheus Pereira GOV BA)
Governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para ampliação do abastecimento de água de Manoel Vitorino (fotos Matheus Pereira GOV BA)
O governador Rui Costa, assinou na manhã deste sábado (21/2), na localidade de Barra da Purificação, em Manoel Vitorino, ordem de serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município. Quando concluída, a obra deverá atender mais oito mil pessoas da sede e da zona rural.
Agroindústria de frutas Nova Esperança também foi inaugurada
Agroindústria de frutas Nova Esperança também foi inaugurada
Em Barra da Purificação, município de Manoel Vitorino, o governador inaugurou a Agroindústria de Beneficiamento de Frutas de Nova Esperança, construída pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). Esteve ao lado do governador, o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), prefeito Lenilton Pereira Lopes, vereadores, lideranças comunitárias e autoridades. “Esta é a terceira unidade fabril de beneficiamento de frutas que entregamos aqui, em Manoel Vitorino. Também queremos ajudar [os produtores] a organizar a comercialização do umbu. Não queremos que os atravessadores atrapalhem o lucro deles”, afirmou Rui Costa, após informar que na Bahia existem mais de 600 mil agricultores familiares.Um total de 235 famílias que vivem da cadeia produtiva do umbu, fruto abundante na região, foi beneficiada com a iniciativa. Ao Governo do Estado coube a construção e equipagem da unidade. Os investimentos totalizam R$ 854 mil. “Queremos garantir, por meio da agroindústria, a interiorização das ações do Governo do Estado para a geração de renda, garantindo a qualidade de vida das famílias para que elas tenham uma boa alimentação e renda”, disse o secretário Jerônimo Rodrigues.
Sistema para captação de água de chuva também foi entregue à população
Sistema para captação de água de chuva também foi entregue à população
Um sistema de captação de água da chuva e um de dessalinização também fazem parte do empreendimento. Na presença do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Cássio Peixoto, o governador Rui Costa também falou sobre os dez sistemas simplificados de abastecimento de água construídos recentemente na região. “Fizemos estes poços para estimular e apoiar a cadeia produtiva dos caprinos”. Outros dois sistemas estão em andamento e deverão ser entregues no mês de março.
Cinco mil alevinos de tilápia foram colocados nos tanques pela BahiaPesca
Cinco mil alevinos de tilápia foram colocados nos tanques pela BahiaPesca
Para aproveitar o excesso de água dessalinizada que é depositada em um tanque, a BahiaPesca firmou uma parceria com a CAR e destinou 5 mil alevinos de tilápia aos cooperados. A intenção é estimular a piscicultura para que a atividade se torne outra fonte de renda aos cooperados da cooperativa responsável pela agroindústria.  Ainda em Barra da Purificação, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Manoel Vitorino. Quando concluída, a obra deverá atender mais oito mil pessoas da sede e da zona rural.  Em cumprimento à meta de identificar as demandas educacionais, sobretudo, nas cidades do interior, o governador visitou duas escolas municipais, a Clemente Mariani e a Cleriston Andrade, ambas no distrito de Catingal, em Manoel Vitorino. O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, também participou da visita do governador Rui Costa à zona rural de Manoel Vitorino.(jequiereporter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário