quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Construção de barragens ameaça nascente do Rio das Contas

Os riscos para as comunidades ribeirinhas são iminentes.
Mais uma grave ameaça paira sobre a região da nascente do Rio das Contas, no município de Piatã, Chapada Diamantina, e consequentemente se estende por toda a bacia hidrográfica. As empresas Hygarashi e Bagisa estão atuando forte no intuito de construir duas barragens no Rio das Pedras, uma das principais nascentes desse grande manancial que banha diversos municípios baianos. Tais empresas visam utilizar as barragens num parque agroindustrial de produção de sementes de batatas, cultura que requer intenso uso de pesticidas. Os riscos para as comunidades ribeirinhas são iminentes.

Informações de ambientalistas que atuam na área revelam que as duas empresas compraram milhares de hectares na região e, sem nenhum estudo independente ou debate público sério, mas contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Piatã, conseguiram uma licença simplificada que lhes permitiu, no mês passado, o inicio da obras. Entretanto, por não contar com a “Licença de Supressão Vegetal”, o empreendimento foi embargado. Apesar disso os ambientalistas temem o seu retorno, em decorrência do poder de pressão que tais empresas possuem. 

Condenação
”Fazer agricultura intensiva nessa região é condenar o Rio das Contas à morte!, alerta o ambientalista Emidio Barreto Neto, do Grupo Ecológico Papamel. Ele lembra que há 20 anos as mesmas empresas se instalaram no distrito de Cascavel, município de Ibicoara, onde construíram uma barragem e iniciaram suas atividades agroindustriais. Hoje Cascavel é o lugar mais poluído e socialmente injusto de toda a Chapada Diamantina, com sérios problemas de criminalidade. (Giro/José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário