sexta-feira, 30 de maio de 2014

Caso Índia e Mané Aí é Bom
Mais uma vez manifestação de populares impede ação judicial para despejo de idosos
Dona Júlia, conhecida por Índia se manteve dentro da casa apoiada por populares enquanto seus pertences começavam a ser colocados do lado de fora
Dona Júlia, conhecida por Índia se manteve dentro da casa apoiada por populares enquanto seus pertences começavam a ser colocados do lado de fora
A manifestação de populares foi determinante para que na manhã desta quinta-feira (29/5), não viesse mais uma vez, a ser consumada uma ação judicial de despejo de dois irmãos idosos, segundo vizinhos,  de origem indígena, de um imóvel situado no loteamento Inocoop, bairro Jequiezinho. A alegação em voz geral,  é de que a mulher, conhecida no local por “Índia”, ocupa o imóvel [onde teria sido o escritório da empresa Serenge, na etapa de construções das  casas do loteamento],  há cerca de 40 anos. Por sua vez, um casal que tem em mãos documentos registrados em cartório atestando a aquisição do imóvel da parte de terceiros, requer através da Justiça,  a posse da propriedade, que se apresenta em avançado processo de deterioração.
A ação judicial de despejo mais uma vez não conseguiu ser cumprida
A ação judicial de despejo mais uma vez não conseguiu ser cumprida
A chegada de um Oficial de Justiça, tendo em mãos a ação para ser cumprida a desocupação da casa, mais uma vez originou uma grande movimentação de pessoas contrárias à retirada  dos idosos do local. A polícia militar foi chamada para garantir a ordem no local e evitar a confrontação física entre os mais exaltados. O cidadão Washington Lopes, que se identificou como delegado dos  Direitos Humanos da Bahia, se posicionou em defesa de que os idosos permanecem com a posse do imóvel.
Sequência de fotos revela o clima que dominou o local
Sequência de fotos revela o clima que dominou o local
O advogado Germínio Correa Filho, da assessoria jurídica do CREA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, deu conhecimento de que a Justiça teria determinado um prazo de 30 dias para avaliação e solução do impasse. O advogado revelou que já está em tramitação uma ação de usucapião[termo jurídico que define o direito que um cidadão adquire em relação à posse de um bem móvel ou imóvel em decorrência do uso deste por um determinado tempo], tendo como um dos fatores dessa garantia, o uso do bem por prazo igual ou superior a dez anos. O advogado Germínio disse ainda que o Desenvolvimento Social do município estará assistindo em termos do fornecimento de assistência pessoal alimentícia e de saúde e, também de infraestrutura com a restauração do imóvel. Os pertences de “India” que estavam foram colocados do lado de fora da casa retornaram para dentro da casa.(jequiereporter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário