terça-feira, 29 de março de 2016

MUTIRÃO DE COMBATE A "DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA" ACONTECE ESSA SEMANA EM TODO MUNICÍPIO DE AIQUARA


A Secretaria Municipal de Saúde informou que o mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti causador das 3 doenças mais frequentes do momento, dengue, zika e chikungunya acontecerá a partir desta quarta-feira em todo município de Aiquara.

Segundo "Adriana Barreto", secretária de saúde, a programação do mutirão foi elaborada para atingir 100% dos domicílios de Aiquara e Palmeirinha. Como a sede é maior, a equipe de saúde ficará quarta e quinta dias 30 e 31 de março em Aiquara, na sexta, 1º o mutirão estará presente em Palmeirinha.

A enfermeira, Cintia Bento Moreira, coordenadora da vigilância epidemiológica, alerta para a necessidade da participação de todos, convocando a comunidade a abrir as portas de suas casas para receber os profissionais da saúde. Lembra ainda que a dengue mata e combater o mosquito é responsabilidade de todos.

O mutirão de combate a dengue, zika e chikungunya é realizado pela Secretaria de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal de Aiquara.

Aviso: Lembramos aos moradores que nesta quarta e quinta devido a coleta de materiais nas residencias, o carro do lixo poderá passar mais tarde, por conta de dar apoio na coleta de materiais que podem armazenar o mosquito aedes aegypti.


Médico é condenado a prisão por matar paciente com um soco
Médico é condenado a prisão por matar paciente com um soco
Foto: Reprodução
Um médico russo foi condenado nesta quinta-feira (24), a nove anos e dois meses de prisão por matar um paciente com um soco. O caso, que ocorreu em dezembro de 2015, ficou internacionalmente conhecido. O vídeo, gravado com câmeras de segurança do hospital, mostra o médico descontrolado, dando soco no paciente, de forma violenta, na cabeça do paciente Yevgeniy Bakhtin, de 56 anos, que aparece caindo na mesma hora no chão. Mesmo com o paciente desacordado, o médico Ilya Zelendinov, continuou brigando com um outro homem, não identificado, que tentava intervir na confusão, supostamente causada pelo mau comportamento de Bakhtin com enfermeiras colegas do médico. O médico só se dá conta da gravidade do golpe minutos depois de aplica-lo, quando tenta reanimar o paciente, pedindo ajuda das enfermeiras. O tribunal da cidade de Belgorod declarou que Ilya Zelendinov também será proibido de exercer sua profissão por até três anos depois de ser libertado. Na época, o médico se declarou culpado e pediu desculpas a família da vítima. O Comitê de Investigações de Belgorod também culpou o profissional e declarou que por sua formação médica, Zelendinov "certamente sabia sobre as potenciais consequências de um soco na cabeça".
H1N1 já matou duas pessoas na Bahia; 10 foram infectadas em 2016
H1N1 já matou duas pessoas na Bahia; 10 foram infectadas em 2016
Foto: Reprodução/ Grupo Escolar
A gripe H1N1 – também conhecida erroneamente como “gripe suína” – já matou duas pessoas na Bahia este ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). O número já é maior do que o registrado no ano passado – quando ninguém morreu e só uma pessoa (vinda de São Paulo) foi infectada pelo vírus. Este ano, a Bahia já registra 10 casos de H1N1. Apesar dos números preocupantes, a vacinação no estado só deve começar no dia 30 do mês que vem e vai até 20 de maio (veja aqui).  De acordo com a Sesab, o antiviral Tamiflu, usado no combate à doença, não está em falta na rede estadual. Em São Paulo, autoridades demonstram preocupação com um "surto antecipado" da doença. No estado, oito pessoas já morreram. Os óbitos se referem a pacientes que desenvolveram a chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), doença que pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como os vários tipos de vírus influenza e pneumonias. Ao todo, a síndrome causou 17 mortes neste ano, quase metade delas por H1N1.(BN)
Caixa sobe juros para financiamento da casa própria

A Caixa anunciou nesta segunda-feira (28) que elevou os juros do financiamento da casa própria com recursos oriundos da poupança. O reajuste deve ser seguido pelos demais bancos, já que a Caixa, principal financiador de imóveis do país, serve de piso para o restante do mercado. Segundo a Follha de São Paulo, é a primeira vez neste ano que a Caixa aumenta o juros do financiamento. A última vez que o banco elevou as taxas foi em outubro do ano passado. A taxa balcão (para clientes que não possuem relacionamento com o banco) para imóveis do SFH (Sistema Financeiro Habitacional) —que financia imóveis que custam até R$ 750 mil— passou de 9,90% ao ano para 11,22%. Já para clientes com relacionamento com o banco os juros dessa modalidade foram de 9,80% para 11%. A taxa balcão para imóveis acima de R$ 750 mil, feitos pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), passou de 11,50% para 12,50%, enquanto o juros para clientes que possuem conta no banco foi de 11,20% para 12%. A medida passou a valer na quinta-feira (24), véspera de feriado, e as taxas valem para financiamentos concedidos a partir dessa data. De acordo com a instituição bancária, as taxas de juros dos financiamentos habitacionais com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS não sofreram alterações.
Homem rouba capela em SP, leva objetos e hóstias consagradas
Homem rouba capela em SP, leva objetos e hóstias consagradas
Foto: Padre Thiago Correa/Arquivo Pessoal
Um homem foi preso em São Paulo acusado de invadir uma capela e roubar objetos e hóstias consagradas. De acordo com o G1, o suspeito tem 39 anos e a capela invadida foi a Capela Nossa Senhora dos Remédios. Segundo a polícia, o crime foi na madrugada de sábado (26) para domingo. A missa do domingo de Páscoa teve que ser cancelada. As hóstias, sagradas para os católicos, foram encontradas jogadas no chão no Largo 1º de Setembro. “Eu e o padre estávamos chegando para a missa por volta de 8h40 de domingo. Da praça, percebemos que a janela estava aberta. Fomos olhar pela janela e não vimos o sacrário”, disse o zelador Johnny Alves Rodrigues. Segundo Rodrigues, foram levados o sacrário (estrutura onde hóstias consagradas ficam), dois castiçais, âmbulas (um tipo de castiçal onde hóstias consagradas ficam guardadas), crucifixo, bacia com água benta e dois extintores. De acordo com o boletim de ocorrência, as hóstias foram achadas perto do suspeito. A polícia acredita que ele as jogou no chão ao perceber que seria abordado.
Homem é preso por estuprar e filmar abuso contra enteada no oeste da BA
suspeito_estupro
Um homem foi preso na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, na tarde de domingo (27), suspeito de estuprar e filmar o crime contra a enteada de 13 anos. O caso foi denunciado à polícia pela mãe da criança, que contou que os estupros aconteciam há nove meses e era ameaçada de morte pelo marido.
Segundo o delegado Leonardo Mendes, de Luís Eduardo Magalhães, o suspeito filmou os abusos pelo celular e enviou para outras pessoas. Ele apagou o vídeo, mas a polícia conseguiu recuperar a gravação. A mãe e a criança já foram ouvidas, assim como testemunhas, parentes e amigos. “A mãe conta que era ameaçada de morte e sofria agressões do marido. Ela disse que tomou coragem e resolveu denunciar. Foi encorajada pelos parentes”, diz o delegado.
Conforme a polícia, mesmo com as imagens que comprovam a denúncia, o suspeito nega o crime. O homem está detido na delegacia de Luís Eduardo Magalhães nesta segunda-feira (28), à disposição da Justiça. Segundo o delegado, o suspeito deverá responder por estupro de vulnerável, por filmar e distribuir imagens dos abusos contra a criança, além de ameaçar de morte a mulher.
G1
Brasileiros desejam mais flexibilidade no trabalho, aponta pesquisa CNI/Ibope
Brasileiros desejam mais flexibilidade no trabalho, aponta pesquisa CNI/Ibope
Foto: ShutterStock
Os trabalhadores brasileiros gostariam de ter mais flexibilidade no trabalho. Segundo pesquisa feita em pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, sete em cada dez brasileiros querem horários mais flexíveis, mas apenas 56% têm essa possibilidade hoje e 73% têm o desejo de trabalhar em casa ou em locais alternativos. A divisão das férias também fez parte da pesquisa e mostrou que 53% gostariam de poder dividir as férias em mais de dois períodos. O número é maior entre os mais jovens: para os trabalhadores entre 16 e 24 anos, 62% gostariam de ter mais períodos de férias. Acima dos 55 anos, esse número cai para 44%. Ainda assim, 58% gostariam de poder entrar em acordo com o chefe para reduzir o horário de almoço e sair mais cedo e 63% gostariam de poder entrar em acordo com o chefe para trabalhar mais horas por dia em troca de mais folgas na semana. Em meio à crise, a pesquisa perguntou ainda se aceitariam realizar acordos de redução de jornada e salário com o empregador para manter emprego e 43% responderam afirmativamente. Outros 54% não aceitariam a proposta. A pesquisa foi feita de 18 a 21 de setembro de 2015. No total, foram 2002 entrevistas feitas em 140 municípios do país.
Número de acidentes nas estradas baianas cai pela metade no feriadão da Semana Santa
PRF encerrou a Operação Semana Santa à 0h de domingo, 27
PRF encerrou a Operação Semana Santa à 0h de domingo, 27
O número de acidentes durante o feriado da Semana Santa caiu pela metade em comparação ao ano de 2015 nas rodovias federais baianas. O número faz parte da Operação Semana Santa 2016, e foi divulgado nesta segunda-feira (28/3) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, entre os dias 24 e 27 de março, foram registrados 58 acidentes, 57 feridos e sete mortes em todo o estado. Em comparação ao feriado de Páscoa de 2015, que aconteceu entre 02 e 05 de abril, houve uma diminuição de 55% em números de acidentes, além de uma queda de 36% no número de feridos e 44% no número de vítimas fatais.
Adolescente morre eletrocutada enquanto usava chapinha no interior da Bahia
Vanessa Silva foi vítima de descarga elétrica
Vanessa Silva foi vítima de descarga elétrica
Vanessa Oliveira Silva, 14 anos, morreu eletrocutada dentro de casa, no município de Pé de Serra, no nordeste da Bahia. O fato ocorreu na tarde do último sábado (26/3). A menina usava uma chapinha para alisar os cabelos quando recebeu a descarga elétrica, segundo informações da delegacia local. A adolescente estava com as mãos molhadas e acidentalmente esbarrou em uma parte desencapada do fio elétrico da chapinha. Vanessa foi socorrida foi socorrida para o Hospital Municipal Isadora Alencar por vizinhos, mas já chegou ao hospital sem vida. Ainda de acordo com informações da delegacia, os médicos chegaram a tentar reanimá-la. Vanessa morava sozinha com a mãe em uma casa no povoado de Santo Agostinho, na zona rural de Pé de Serra. Amigos e familiares da jovem usaram as redes sociais para se despedir e prestar homenagens. “Vai em paz”, escreveu uma prima em resposta a última postagem de Vanessa. (Correio)
Censo Escolar: 3 milhões de alunos entre 4 e 17 anos estão fora da escola
O censo foi divulgado semana passada pelo Ministério da Educação (MEC)
O censo foi divulgado semana passada pelo Ministério da Educação
Os dados do Censo Escolar de 2015 mostram que as matrículas diminuiram em todas as etapas de ensino, menos na creche, que atende as crianças até os 3 anos de idade. Os números refletem a queda da população, em geral, que tem reduzido entre criança e jovens. De  acordo com especialistas a situação reflete também desafios para o sistema educacional. São 3 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora das salas de aula, e que, por lei, deverão ser incluídos até este ano. As idade mais críticas são 4 anos, 690 mil de crianças não são atendidas, e 17 anos, em que 932 mil adolescentes deixaram os estudos. O censo mostrou que a pré-escola, voltada para crianças de 4 e 5 anos, teve uma redução de 1% de matrículas em relação a 2014, passando de 4,96 milhões para 4,92 milhões, aproximadamente. Foi a primeira queda desde 2011. O ensino médio, que já reduzia as matrículas pelo menos desde 2010, teve, desde então, a maior queda, entre 2014 e 2015, de 2,7%. O número de estudantes passou de 8,3 milhões para 8,1 milhões. (Agência Brasil)
Barra do Rocha: PM prende acusados de assaltar correspondente bancário
fa85eec5-5375-46e7-980c-6f5710b129b2 (1)
Adriel Santos Leite e Vitor Silva da Luz  foram presos pela Guarnição ECO do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional), policiais do pelotão de Barra do Rocha e do SME (Serviço de Missões Especiais). A dupla é acusada de praticar um assalto contra o correspondente bancário em Barra do Rocha, na manhã desta segunda feira (28).
De acordo com informações policiais, os acusados foram presos próximos a Mirabela, por volta do meio dia, quando seguiam para Ipiaú a bordo da motocicleta CG preta, com placa JRV 6490, licença de Ibirataia, usada para cometer o crime. Ainda segundo a policia, a moto havia sido tomada de assalto durante a noite de domingo (27) na estrada da Fazenda do Povo, por um individuo identificado como Jeferson, que também foi preso pela PM.
b22081da-11a1-4468-973d-d0cf72fff6db
Durante um breve interrogatório, um dos envolvidos no assalto confessou a policia que a arma usada no assalto estaria na casa de um meliante identificado como Rosenaldo que mora em Barra do Rocha, na casa, além da arma a policia encontrou uma quantidade de maconha.
Todos os envolvidos foram levados para a delegacia de Barra do Rocha onde foi constatado que um deles saiu recentemente do presidio e vinha praticando um serie de assaltos em Ipiaú.
Ipiaú on Line
Nomeação de Lula como ministro deve ser mantida, diz Janot
Nomeação de Lula como ministro deve ser mantida, diz Janot
Foto: STF
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil deve ser mantida. Segundo Janot, no entanto, as investigações contra Lula devem permanecer em primeira instância. O parecer inclui a ressalva de que a competência para investigações e processos contra o ex-presidente pode ser alterada se houver mudanças de competência prevista nas leis processuais, como a conexão de processos.Na peça, Janot explica que, do ponto de vista estritamente jurídico, não há obstáculo à nomeação de pessoa investigada criminalmente. Porém, em virtude da atuação inusual da Presidência da República em torno da nomeação, "há elementos suficientes para afirmar ocorrência de desvio de finalidade no ato".
Vacinação contra H1N1 na rede pública terá início a partir do final de abril
Vacinação contra H1N1 na rede pública terá início a partir do final de abril
Foto: Manuella Brandolff/Palácio Piratini
A campanha nacional de vacinação contra a influenza H1N1 acontecerá entre 30 de abril e 20 de maio, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). A vacina, que já está disponível na rede privada, será priorizada na rede pública para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas ou que comprometam a imunidade. O anúncio feito pelo MS nesta segunda-feira (28) aconteceu no mesmo dia em que o Governo de São Paulo solicitou a antecipação da vacinação contra o vírus no estado, diante do surto da doença. Contudo, a pasta afirmou que não seria possível atender ao pedido, uma vez que o medicamento só é entregue pelo laboratório responsável nos meses que antecedem o inverno. Até 19 de março, o MS registrou, em todo o Brasil, 46 óbitos por H1N1.(BN)
Crianças acorrentadas pela tia somem após serem libertadas no sul da Bahia

Foto: Reprodução/ Facebook

Dois meninos de sete e nove anos estão desaparecidos no distrito de Itabatã, no município de Mucuri, no sul da Bahia, desde o domingo (27), após serem libertados por vizinhos depois de terem os pés acorrentados pela tia. De acordo com o Conselho Tutelar da cidade, a parente, que cuidava das crianças, contou que amarrou os meninos porque eles costumavam praticar roubos e precisou viajar no sábado (26) para a cidade de Itamaraju. Segundo a conselheira tutelar Maria D'Ajuda Oliveira da Silva, as crianças conseguiram sair de casa e andaram cerca de 30 metros na manhã de domingo (27), quando as correntes foram retiradas pelos vizinhos. Integrantes do conselho chegaram a fazer buscas pela região no domingo, mas não conseguiram localizar os meninos.De acordo com a conselheira, a tia das crianças já havia procurado o órgão relatando que eles tinham roubado bicicletas. “Eles foram orientados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, conta Maria D'Ajuda. A retirada das correntes pelos vizinhos chegou a ser filmada e publicada na internet, mas, conforme a conselheira, a pessoa que realizou a filmagem ainda não foi localizada. O caso foi denunciado ao conselho por meio de denúncia anônima por telefone, no domingo.A tia das crianças retornou de Itamaraju à Mucuri ainda no domingo e foi ouvida pelo conselho. “A tia, que é lavradora, relatou que tinha que viajar e, para as crianças não fugirem, decidiu acorrentar. Eles roubavam e ela diz que não conseguia conter a situação”, conta Maria D'Ajuda. Segundo a conselheira, a parente cuida dos menores porque a mãe tem problemas com álcool e o pai morreu. Segundo Maria D'Ajuda, o desaparecimento e a denúncia de maus tratos contra as crianças serão informados à delegacia da cidade nesta segunda (28). *Informações do G1
Cientistas encontram indícios de um nono planeta no sistema solar
Cientistas encontram indícios de um nono planeta no sistema solar
Foto: Divulgação
Cientistas encontraram novas evidências que reforçam a ideia de que há um nono planeta no limite do nosso sistema solar. Segundo informações do jornal O Globo, inúmeros objetos já foram vistos em uma movimentação “estranha” na beira do sistema solar e a melhor explicação, para os pesquisadores, é de que suas órbitas estão sendo afetadas pelo “Planeta Nove”, como está sendo chamado. O astrônomo Mike Brown afirma que mais um objeto foi identificado no cinturão de Kepler, que fica na parte mais distante do sistema. Ele também está se movendo de forma não usual, mas de maneira exatamente semelhante à prevista pelos estudiosos, caso ele fosse afetado pelo Planeta Nove. Em janeiro, dois cientistas informaram ter encontrado o planeta, a partir de cálculos de movimentação de objetos no cinturão, analisando a orbita de seis objetos. O argumento é de que eles estão sendo afetados pela gravidade de algo grande e previamente desconhecido. Nenhuma das defesas foi apresentada em publicações especializadas, mas um telescópio mantido no Havaí está realizando uma busca na parte externa do sistema solar e poderá verificar os dados, comparando com outros objetos que estão sendo descobertos no cinturão.
Justiça Federal condena mineradora por exploração ilegal de granito em Lafaiete Coutinho


A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Jequié, a Justiça Federal condenou a empresa Antônio Oliosi Mineração (ME) por exploração ilegal de granito em área da Fazenda Manancial de Cristo, no município de Lafaiete Coutinho. A empresa deverá recuperar a área degradada e pagar multa de R$ 448 mil, atualizados monetariamente. De acordo com o art. 176 da Constituição Federal, para efeito de exploração ou aproveitamento, as jazidas e demais recursos minerais pertencem à União. A pesquisa e a lavra dos recursos só podem ser feitos mediante autorização ou concessão, bem como de licença perante os órgãos que possuem atribuição relacionada à proteção ao meio ambiente, conforme determinado pela Lei nº 7.805/89.
PARACER TÉCNICO

O parecer técnico de vistoria, elaborado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, registrou a extração, entre os anos de 2006 e 2007, de cerca de 1.280 m³ de granito na Fazenda, também conhecida como Lagoa Jatobá. Na época, essa quantidade de minério foi avaliada em 448 mil reais. A empresa e seu proprietário, Antônio Oliosi, além da multa corrigida monetariamente e da recuperação da área degradada, deverão elaborar um “plano de recuperação de áreas degradadas”, executando-o de acordo com cronograma a ser definido pelos órgãos ambientais, sob pena de multa diária no valor de mil reais. Número para consulta processual na Justiça Federal: 0003312-37.2010.4.01.3308 – Subseção Judiciária de Jequié.(jequieeregiao)

Vista da cidade de Lafaiete Coutinho
Rui reúne bancada da Bahia em Brasília e pede votos contra impeachment
Rui reúne bancada da Bahia em Brasília e pede votos contra impeachment
Reunião em Brasília motivou encontro | Foto: Divulgação/ GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), participou nesta segunda-feira (28) de uma reunião com parlamentares da bancada da Bahia na Câmara dos Deputados que teve como um dos assuntos o pedido de votos contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com parlamentares, o objeto da reunião não era apenas esse – o governador chegou a ouvir críticas dos parlamentares, que teriam ficado em segundo plano no retalhamento do governo estadual na comparação com deputados estaduais. Segundo fontes do Bahia Notícias, o tom de Rui já sugeria o desembarque definitivo do PMDB da base aliada do governo Dilma, reunião agendada para a tarde desta terça (29) em Brasília. “Não foi um pedido de votos, foi um pedido para que multiplicássemos votos contra o impeachment”, relatou um parlamentar. A bancada baiana na Câmara, formada por 39 deputados, não estava integralmente representada: cerca de 15 parlamentares participaram do café-da-manhã. Na semana passada, Rui esteve com a presidente e governadores da base aliada e teria ouvido o apelo por apoio, pedido atendido com o encontro da manhã desta segunda.(BN)

terça-feira, 22 de março de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE AIQUARA PLANEJA MOBILIZAÇÃO CONTRA ZIKA VÍRUS


A Secretaria de Saúde planeja mobilização em todo município de Aiquara contra o zika vírus. As ações tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os riscos da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Adriana Barreto, secretária de saúde, informou que planeja ações na cidade de Aiquara, no Povoado de Palmeirinha e incursões também na zona rural. Segundo a secretária, algumas parcerias estão sendo formadas para fortalecer o movimento e em breve as datas da mobilização serão divulgadas.

Enquanto isso toda comunidade deve permanecer alerta com garrafas, lixos depositados em locais inadequados e até reservatórios de água sem os devidos cuidados, todo esse esforço é para eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti. 
PF indicia ex-Ministro e 4 deputados federais do PP
Ex-Ministro Mário Negromonte e os deputados Mario Negromonte Jr. e Roberto Britto, do PP
Ex-Ministro Mário Negromonte e os deputados Mario Negromonte Jr. e Roberto Britto, do PP
A Polícia Federal indiciou os ex-deputados federais João Alberto Pizzolatti (atual secretário extraordinário de Relações Institucionais de Roraima) e Mário Negromonte (ex-ministro de Cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia) e os deputados Mário Negromonte Júnior (PP-BA), José Otávio Germano (PP-RS), Luiz Fernando Ramos Faria (PP-MG) e Roberto Pereira de Britto (PP-BA). Todos foram indiciados por corrupção passiva qualificada, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A Mario Negromonte Júnior também foi imputado crime de ameaça. A PF aponta que ele tentou obstruir as investigações da Lava Jato, ‘fazendo ameaça velada à integridade física do ex-deputado João Argolo e seus familiares na tentativa de evitar que ele fizesse acordo de delação premiada’. A polícia concluiu que eles receberam reiteradas vezes entre 2006 e 2014 propina proveniente de contratos da Petrobrás com as empresas Braskem/Odebrecht, Queiroz Galvão, Jaraguá Equipamentos, Mendes Junior e Andrade Gutierrez.
O esquema era operado pelo doleiro Alberto Youssef, delator da Lava Jato e um dos personagens centrais da Lava Jato. Pizzolatti e Mario Negromonte eram líderes do PP e participaram, segundo a PF, de uma organização criminosa, que ao longo de 8 anos movimentou a cerca de R$ 500 milhões ’em recursos efetivamente desviados da Petrobrás’, por meio de doações eleitorais fraudulentas, repasses em espécies e custeio de despesas pessoais dos envolvidos e a terceiros a eles ligados. As investigações da PF identificaram que os responsáveis pelas empreiteiras além de pagarem propina em especia aos envolvidos de R$ 300 mil, em média, por mês para cada um, também realizavam depósitos em contas correntes de pessoas por eles indicadas. O inquérito aponta que havia pagamentos ‘extraordinários e individuais’ que chegavam a até R$ 5,5 milhões para os líderes do partido, João Pizzolatti e Mário Negromonte. De acordo com a PF, o PP chegou a receber valores de até R$ 28 milhões em doações das empreiteiras nas eleições de 2010, proveniente de pagamento de propina, como uma estratégia de ocultação e dissimulação de valores recebidos indevidamente pelos políticos. Os inquéritos seguem para o Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República poderá oferecer denúncia contra os investigados. (Agência Estado)
Mais da metade dos estados não paga o piso salarial aos professores
Piso

São 14 os estados que pagam aos professores menos do que os R$ 2.135,64 por mês, de acordo com levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). “Isso é ruim, no ano passado, na mesma época, mais estados cumpriam a lei”, diz a secretária-geral da confederação, Marta Vanelli. “Está em lei federal, mas é preciso muita luta no estado para que seja pago. O governo anuncia o reajuste e depois há embate nos estados e municípios. Todo ano é assim”. O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido  no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O piso é pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. A tabela divulgada esta semana pela CNTE mostra que Alagoas, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul não cumprem o valor do piso apenas para os professores com formação de nível médio. Aqueles com formação superior recebem o valor atualizado. Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rondônia e Pernambuco não pagam o valor no vencimento, como estipula a lei, mas cumprem o valor na remuneração, ou seja, acrescentando gratificações e complementações. Espírito Santo não cumpre o valor estipulado para 2016 nem mesmo na remuneração. (Agência Brasil)
TRE monta banco de dados dos “fichas sujas” da Bahia
urna
Mais um largo passo foi dado para manter os políticos “ficha suja” fora das eleições na Bahia. O Tribunal Regional Eleitoral definiu o sistema que reúne dados sobre condenações e sanções que impedem políticos de se candidatar.
Em 2012 a Procuradoria Regional Eleitoral criou o cadastro de inelegíveis, primeiro banco de dados na Bahia a reunir tais informações, solicitadas pela procuradoria aos órgãos que aplicaram as punições.
Esses dados vão compor o sistema “SisConta Eleitoral”, lançado pelo Ministério Público Federal em 2014 para subsidiar pedidos de indeferimento de registro de candidatura por critérios de inelegibilidade previstos em lei.
Segundo a Procuradoria Eleitoral da Bahia, ele reúne informações necessárias para eliminar os candidatos considerados inelegíveis. Nas últimas eleições municipais, em 2012, foram recebidos mais de 40 mil pedidos de registro.
Entre os políticos considerasdos “ficha suja” segundo os critérios da lei e do TSE estão os ex-prefeitos de Itabuna Fernando Gomes e José Nilton Azevedo.
A Região
Petrobras registra prejuízo recorde de R$ 34,836 bilhões em 2015
2016-03-21t222903z_401495643_gf10000354761_rtrmadp_3_petrobras-results
Presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
Petrobras teve prejuízo líquido de R$ 34,836 bilhões em 2015, informou a estatal nesta segunda-feira (21). Trata-se do maior prejuízo anual registrado pela companhia, segundo dados da Economatica, superando as perdas de R$ 21,587 bilhões de 2014. A maior parte veio do ajuste, para baixo, no valor dos ativos (reservas, plataformas, campos etc) da companhia.
“A empresa demonstra mais uma vez a sua transparência em relação ao resgate da sua credibilidade”, disse o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, ao comentar os resultados.
Este é o primeiro balanço anual da gestão de Bendine, que assumiu a presidência da estatal em fevereiro de 2015, substituindo Graça Foster, em meio à crise detonada pela devassa das investigações da Operação Lava Jato, que na semana passada completou 2 anos.
G1
Helicóptero cai e deixa quatro feridos em Jaguaripe, na Bahia
Foto: Graer / Divulgação

Um helicóptero caiu no início da tarde desta segunda-feira (21) na zona rural do município de Jaguaripe, no Recôncavo da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente com a aeronave de prefixo PP-MBN aconteceu na Fazenda Cavala, localizada na Comunidade Terra Santa. Quatro pessoas ocupavam o helicóptero e sofreram ferimentos. De acordo com informações do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), um ocupante machucou o fêmur, outro sofreu uma fratura exposta no tornozelo e um terceiro machucou o braço direito. Até o momento, não há informações a respeito da identidade dos ocupantes. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Subúrbio. As vítimas relataram que estavam em Morro de São Paulo e seguiram para Nazaré, cidade que fica a cerca de 20 quilômetros de Jaguaripe. *Informações do Correio24h
Tremor de terra assusta moradores de Conceição do Almeida e São Felipe
CONCEIÇAO-DO-ALMEIDA
Um pequeno tremor de terra foi registrado pelo Centro Sismológico da USP em Conceição do Almeida (foto), no Recôncavo da Bahia, na madrugada de domingo (20). O abalo sísmico foi sentido por moradores do município e de São Felipe, localizados a 180 km de Salvador.
A informação do tremor foi confirmada pelo secretário de Serviços Públicos de São Felipe, Gileno Figueiredo. Ao site Tribuna do Recôncavo, ele afirmou que o Centro Sismológico registrou a ocorrência na região. De acordo a informação do Centro, o tremor foi de 2,1m.
Bocão News
Votação do impeachment: 12 deputados favoráveis,13 contrários e 14 indecisos
Senadores da Bahia Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata (PSB) e Otto Alencar (PSB) votos contra o impeachment
Senadores Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata (PSB) e Otto Alencar (PSB) contra o impeachment
O Movimento Vem para a Rua fez um levantamento no Congresso Nacional paras saber como votarão os 513 deputados federais e 81 senadores no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A petista precisa de 171 votos para evitar que o processo de destituição siga para o Senado. Na Bahia, dos 39 deputados federais 12 são favoráveis e 13 contrários. Outros 14 ainda estão indecisos. Todos os três senadores são contra: Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata (PSB) e Otto Alencar (PSD).
Veja quem vota a favor do impeachment:
Antonio Imbassahy (PSDB), Arthur  Maia (PPS), Benito Gama (PTB), Claudio Cajado (DEM), Elmar Nascimento (DEM), Irmão Lazaro (PSC), João Gualberto (PSDB), José Carlos Aleluia (DEM), Jutahy Junior (PSDB), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Paulo Azi (DEM) e Uldurico Junior (PV)
Veja quem vota a contra:
Afonso Florence, Luiz Caetano, Jorge Solla, Moema Gramacho, Valmir Asunção e Waldenor Pereira, todos do PT, Alice Portugal, Daniel Almeida e Davidson Magalhães, os três do PCdoB, Antonio Brito (PSD), Bacelar (PTN), Bebeto (PSB) e Roberto Britto (PP).
A maioria é de indecisos. Veja:
Cacá Leão, Mário Negromonte Jr. e Ronaldo Carletto, todos do PP, João Carlos Bacellar, José Carlos Araújo e José Rocha, os três do PR, Fernando Torres, José Nunes, Paulo Magalhães e Sérgio Britto, os quatro do PSD, Marcio Marinho e Tia Eron, ambos do PRB,  Félix Junior (PDT) e Erivelton Santana (PSC).

quinta-feira, 17 de março de 2016

PREFEITURA DE AIQUARA JÁ CONSEGUIU A SENHA BANCÁRIA


A chefia de gabinete da Prefeitura de Aiquara informou hoje que o Banco do Brasil liberou as senhas das contas municipais. Informou ainda que o pagamento já foi autorizado restando apenas aos bancos do Brasil e Bradesco depositarem em conta dos servidores.

quarta-feira, 16 de março de 2016

PREFEITURA EMITE NOTA SOBRE LIBERAÇÃO DA SENHA JUNTO AO BANCO DO BRASIL


A Prefeitura de Aiquara respondendo aos questionamentos dos servidores sobre o pagamento do mês de fevereiro, enviou cópia da nota emitida ontem pelo Banco do Brasil ao gabinete municipal, esclarecendo ausência da senha para que o novo tesoureiro movimente as contas. ( leia a nota acima)
PALESTRA REALIZADA PELO SOCIAL  TAMBÉM HOMENAGEOU AS MULHERES AIQUARENSES


 A Secretaria de Assistência Social e o Cras, realizaram ontem, 15, no núcleo de desenvolvimento social palestra com o tema Violência Contra a Mulher. Mulheres dos mais variados segmentos da sociedade estavam presentes e acompanharam as instruções do palestrante Rosivan Barra, policial militar e professor com formação universitária.


Rosivan abordou temáticas às vezes imperceptíveis ao mundo feminino. Citou a criação do " Dia do Professor " embora a maioria absoluta das classes sejam ministradas por mulheres. Lembrou da frase que a própria mulher rotula " mulher no volante, perigo constante " alertando que mulheres ao contrário da frase, quase não se envolvem em acidentes. Lembrou também das inúmeras conquistas da classe feminina na atualidade e alertou do direito à defesa, inclusive procuro a justiça em caso de sofrer qualquer tipo de ameaça. O palestrante dividiu o espaço com o também militar Willian.

A coordenadora do Cras, Valdirene Novais, entregou flores e homenageou a todas as mulheres pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher.


A assistente social, Juliana Brito, apresentou a programação aos presentes e contou com a colaboração da também assistente social, Iusca Sampaio.

Após quatro horas de encontro, Dilma e Lula saem de reunião sem acerto sobre ministério
Após quatro horas de encontro, Dilma e Lula saem de reunião sem acerto sobre ministério
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram por pouco mais de quatro horas na noite desta terça-feira (15) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Segundo a jornalista Cristiana Lôbo, o encontro foi inconclusivo e eles devem voltar a conversar na manhã desta quarta-feira (16) para acertar a ida de Lula a um ministério. A tendência é que ele aceite o convite, mas ainda faltam detalhes a serem definidos. O ex-presidente chegou à Brasília ontem para tratar da sua entrada no governo de Dilma Rousseff na condição de ministro. De acordo com o G1, Jaques Wagner, e Ricardo Berzoini, ministro da Secretaria de Governo, ofereceram seus cargos.
Senador Delcídio do Amaral implica 74 pessoas em delação premiada

Foto:Reprodução

Em depoimentos de colaboração premiada, o senador Delcídio do Amaral, que se desfiliou do PT nesta terça-feira (15), implicou 74 pessoas, fez acusações ao governo e à oposição e elevou a pressão sobre a presidente Dilma Rousseff dois dias depois depois da maior manifestação contra a petista.  Entre os citados nos relatos de Delcídio, estão alguns dos principais líderes políticos do país, como Dilma, o vice Michel Temer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador tucano Aécio Neves (MG). O agora ex-petista disse que Dilma tentou interferir na Operação Lava Jato por meio do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Também atribuiu a ela a nomeação para um cargo na BR Distribuidora de Nestor Cerveró, preso e já condenado em processos da Lava Jato. *Informações da Folha
Complicou tudo - Aécio Neves rebate delação premiada e diz que Delcídio mentiu ao citá-lo
1004410-04032016-dsc_7603-696x457
Senador tucano diz que delação de Delcídio traz informações “requentadas” (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), desmentiu nesta terça-feira (15) as acusações feitas a ele na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (MS), homologada hoje pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavaski.
Segundo nota divulgada por Aécio Neves, as citações de Delcídio, que pediu hoje desfiliação do PT, são “mentirosas, que não se sustentam na realidade e se referem apenas a ‘ouvir dizer’ de terceiros”. Uma das referências é a uma fundação da família de Aécio Neves, que seria sediada em Liechtenstein, e que poderia haver relação entre a fundação e o escândalo de corrupção conhecido como mensalão mineiro.
Na nota, o presidente do PSDB admite que sua mãe cogitou criar uma fundação onde abrigaria recursos provenientes da venda de imóveis no Brasil, que seriam aplicados no exterior. Segundo a nota, a mãe de Aécio Neves chegou a pagar a assessoria de um profissional, Norbert Muller, para isso, mas desistiu do negócio posteriormente, em razão de doença de seu marido.
Agora na Bahia
Refletindo sobre a corrupção no Brasil: Quem vai perder a oportunidade?
Burocracia-e-Corrupcao
Está circulando pelas redes sociais uma interessante reflexão acerca da corrupção no Brasil. Confira:
“Quando você tem oportunidade de roubar R$ 0,50 (cinquenta centavos) tirando fotocópia pessoal na máquina Xerox do trabalho, você não perde a oportunidade. Quando você tem oportunidade de roubar R$ 5,00 (cinco reais) levando para casa a caneta da empresa, você não perde a oportunidade.
Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 25,00 (vinte e cinco reais) pegando uma nota mais alta na hora do almoço para a empresa reembolsar, você não perde a oportunidade.Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 50,00 (cinquenta reais) de um artista comprando um DVD pirata, você não perde a oportunidade.
Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 250,00 (duzentos e cinquenta) comprando uma antena desbloqueada que pega o sinal de satélite de todas as TV’s a cabo, você não perde a oportunidade.Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 469,99 da Microsoft baixando um Windows crackeado num site ilegal, você não perde a oportunidade.
Quando você tem a oportunidade de roubar R$ 2.000,00 (dois mil) escondendo um defeito do seu carro na hora de vende-lo enganando o comprador, você não perde a oportunidade.
E você não perde nenhuma oportunidade, devolve a carteira mas rouba o dinheiro, sonega imposto de renda, dá endereço falso para adquirir benefícios que não tem direito, etc, etc. etc…
Bom, se você trabalhasse no Governo, e caísse no seu colo a oportunidade de roubar R$ 1.000.000,00 (um milhão) com certeza, como você não perde uma oportunidade, iria aproveitar mais esta oportunidade. Tudo é uma questão de acesso e oportunidade.
O povo brasileiro precisa entender que o problema do Brasil não são só a meia dúzia de políticos no poder lá em cima, pois eles, são apenas o reflexo dos quase 200 milhões de oportunistas aqui embaixo. Os políticos de hoje, foram os oportunistas de ontem.
Vai ser difícil limpar o Brasil…”
Autor desconhecido
Conquista: Menor de idade é apreendida com 4,5 Kg de cocaína dentro de bolsa
cats
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu seis quilos de cocaína em poder de uma adolescente no fim da manhã desta terça-feira (15). O fato aconteceu por volta das 12h, no KM 830 da BR 16, trecho de Vitoria da Conquista, município localizado na região sudoeste da Bahia.
Durante abordagem a um ônibus que seguia de São José dos Campos/SP com destino a Recife/PE, foi feita a fiscalização e os PRFs encontraram no interior da bolsa de uma passageira, cerca de 4,5 quilos de uma substância análoga a cloridrato de cocaína. Ainda foram encontrados mais 1,5 quilos preso ao corpo da jovem de 17 anos.
Ao ser questionada pelos policiais, a menor informou que havia pego o entorpecente em Ponta Porã/MS para levar até as cidades de Vitória da Conquista e Itabuna, ambas no interior da Bahia. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia judiciaria local.
PRF Bahia
Dois envolvidos na invasão à casa da prefeita de Ubatã já estão presos
Presos Fernando e Ronaldo confessaram participação no assalto
Presos Fernando e Ronaldo confessaram participação no assalto
Dois suspeitos de participação na invasão à residência da prefeita de Ubatã, Simeia Queiroz, na madrugada de 10 de março, já foram identificados pela polícia daquela localidade. Na madrugada de domingo (13) foi autuado em flagrante pelo delegado Adelino Loyola, Fernando de Carvalho Cruz, de 19 anos, o qual foi conduzido à Delegacia Territorial de Ubatã, por policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) e do Serviço de Missões Especiais (SME). Ele foi detido por estar portando uma espingarda calibre 12 municiada nas imediações da Beira Rio. Na delegacia ele confessou ter participado da ação na casa da prefeita. Dando continuidade às investigações sobre o crime, o delegado Adelino Loyola, representou pela prisão de Ronaldo Moreira dos Santos, vulgo “Nado”, que foi decretada pela justiça. Ronaldo foi apontado como um dos indivíduos que invadiu a casa da prefeita Simeia. Policiais militares do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã efetuaram, na terça-feira (15), em Ubatã, a prisão do acusado que confessou a prática do crime. Um terceiro envolvido na ação ainda está sendo procurado. Com informações do Blog Ubatã Notícias
Ipiaú: Cobra aparece dentro de carro e assusta motorista no centro da cidade
20160315130540
Um leitor do IPIAÚ ON LINE enviou a nossa redação a foto de populares tentando retirar uma cobra de dentro de um veiculo que estava parado no estacionamento de uma farmácia na Praça Brasil, centro de Ipiaú.
A motorista do automóvel ao entrar no carro percebeu o animal e saiu do veiculo pra pedir ajuda, porém a serpente se escondeu na lataria do veiculo.
Ipiaú on Line/ Foto Leitor