sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

MATRÍCULAS NAS ESCOLAS DE AIQUARA ESTÃO ABERTAS


As matrículas da rede municipal de ensino de Aiquara estão abertas e vão até 4 de fevereiro. Pais, alunos e toda comunidade escolar poderão realizar as matrículas.

Segundo, Marlene Oliveira, Secretária de Educação, todas as escolas da rede, estarão funcionando de segunda a sexta das 7 às 13 horas.

Procure a escola de seu interesse e realize o mais rápido possível a sua matrícula.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Zika: Neuropediatra alerta que bebês sem microcefalia também devem ser acompanhados
Zika: Neuropediatra alerta que bebês sem microcefalia também devem ser acompanhados
Foto: GESP/ A2img
Apesar da preocupação geral com relação às crianças nascidas com microcefalia devido ao surto de Zika vírus, bebês sem alteração no perímetro cefálico também devem ser acompanhados por especialistas. O alerta foi feito pela neuropediatra Adriana Mattos durante seminário realizado pela Fundação José Silveira (FJS) para discussão acerca da relação entre o Zika e a microcefalia. A presença de médicos de diferentes especialidades e unidades de saúde da Bahia no evento não tornou os discursos discrepantes: os sintomas presenciados são sempre similares. Alguns profissionais sugeriram até mesmo a revisão da lei que permite aborto em casos específicos para inclusão da microcefalia.(BN)
Polícia Civil da Bahia para por 72h a partir desta quarta-feira, 20
Policia Civil
A Polícia Civil da Bahia vai paralisar as atividades a partir desta quarta-feira (20/1), em protesto que vai durar 72h. O anúncio oficial foi feito pelo sindicato da categoria (Sindpoc) no dia 12 deste mês.  No comunicado, o Sindpoc informou que haverá nova paralisação nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro. “Os trabalhadores estão cansados do ‘pouco caso’ do governo, em não sentar para avaliar e dar uma resposta às nossas pautas”, disse o presidente, Marcos Maurício.  Dentre as reivindicações, estão reestruturação salarial; reforma e construção de unidades; nomeação, posse e designação dos Concursados 2013, 2014 e 1997; valor da escala extra do Carnaval 2016; diminuição do percentual de mensalidade do Planserv para os agregados dos associados; manutenção do convênio do programa de habitação do Servidor Público – CONDER. Será realizada uma assembleia na quarta, às 9h, em frente ao edifício sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade, em Salvador. Na reunião, os profissionais farão a entrega simbólica das armas e da carteira funcional.
Período de matrícula na rede estadual de ensino é iniciado nesta quarta
Período de matrícula na rede estadual de ensino é iniciado nesa quarta
Foto: Reprodução/ Secretaria de Educação
Começa nesta quarta-feira (20) o período de matrículas na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação do Estado realiza a abertura oficial às 8h, no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador, com participação do secretário Osvaldo Barreto. A matrícula segue até 27 de janeiro, das 8h às 20h, em todas as 1.369 escolas estaduais, mediante apresentação do original do histórico escolar, original e cópia da Certidão de Nascimento ou carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Os estudantes da rede estadual de ensino e aqueles oriundos das redes municipais também podem fazer a matrícula pela internet, por meio do site da secretaria (clique aqui).
Organização da ONU prevê 700 mil desempregados no Brasil em 2016
Organização da ONU prevê 700 mil desempregados no Brasil em 2016
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 700 mil brasileiros vão ficar desempregados em 2016. Os dados foram divulgados em seu relatório 'Emprego no Mundo e Perspectiva Social – Tendências 2016', divulgado nesta terça-feira (19), e tomam como base projeções recentes de crescimento econômico. O documento ainda cita o Brasil como a maior economia da América Latina, mas que está “entrando em uma severa recessão”, consequência de “uma combinação do declínio em preços de commodities (produtos básicos com cotação internacional) e fatores estruturais”. Em todo o mundo, a OIT, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), estima que o número de desempregados vai crescer em 2,3 milhões de pessoas este ano e 1,1 milhão em 2017.
Relatório da PF indica que Geddel atuou em favor da OAS e pediu doações
Relatório da PF indica que Geddel atuou em favor da OAS e pediu doações
Foto: Bruna Castelo Branco/Bahia Notícias
Troca de mensagens com o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, indicam que o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, atuou na Caixa Econômica Federal, – da qual foi vice-presidente entre 2011 e 2013 – na Secretaria da Aviação Civil da Presidência, e junto à prefeitura de Salvador para atender interesses da construtora. Segundo informações do jornal O Globo, Geddel também fez pedidos de recursos à empreiteira destinados a aliados no interior na Bahia e para sua candidatura ao Senado em 2014. Geddel também pediu emprego na empresa para um diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia do Ministério da Integração Nacional, que havia sido demitido três meses antes. As mensagens aparecem em um relatório da Polícia Federal, encontradas em dois celulares apreendidos de Pinheiro, que foi preso na 7ª etapa da Operação Lava Jato. “Geddel aparece em algumas oportunidades solicitando valores para Léo Pinheiro, em especial relacionado ao termo ‘eleição’ e outros apoios. Já Léo Pinheiro demonstra ver em Geddel um agente político que pode ajudar na relação da OAS com órgãos e bancos (Caixa, por exemplo)”, diz a PF. Em um dos recados, em 19 de abril de 2013, o peemedebista trata da Transolímpica, via expressa em construção no Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos 2016. “Amigo, aquele assunto da Transolímpica, questão da trava domicilio/notificação da nossa parte tá solucionado. Mandei o pessoal enviar uma minuta e se concessionária der ok, já liberamos os 30 abs”, afirma Geddel, em mensagem reproduzida por Pinheiro a outro interlocutor. O consórcio responsável pela obra é composto pela Invepar (33,4%), braço que reúne investimentos em infraestrutura da OAS; Odebrecht (33,3%); e CCR (33,3%). Na prefeitura de Salvador, o objeto do contato era o empreendimento Costa España, da OAS Empreendimentos. “Não esqueça daquela oportunidade para concluirmos aquela conversa sobre o Costa Espanha. Estou precisando definir o tema”. 

Geddel confirmou ter tratado do empreendimento Costa España com o prefeito ACM Neto | Foto: Divulgação
“Nosso amigo GVL [Geddel] pede para vc ligar para Luis. Teve com o baixinho e está liberado o Costa Espanha [novo]”. Ao Globo, Geddel confirmou ter discutido com o prefeito ACM Neto para tratar do empreendimento. “Não lembro exatamente o que tratei com o prefeito, acho que era uma ciclovia que queriam fazer na frente do Costa España”, afirmou. Em entrevista ao Globo, ele afirmou que chegou a cogitar comprar um apartamento no edifício. "Cheguei a pensar em comprar um apartamento. Um irmão comprou". Em outra mensagem, em outubro de 2012, Geddel pediu doações para um candidato em Vitória da Conquista. Pinheiro acatou a solicitação, mas, de acordo com O Globo, fez a ressalva de que o então governador Jaques Wagner (apelidado de Compositor) atuava na região. Já fora da Caixa a partir de dezembro de 2013, Geddel concorreu ao Senado no ano seguinte. “A coisa apertou, me ajude”, disse à Pinheiro, completando depois: “Eduardo me falou que vc disse a ele que Otto virou a eleição? Não acredite tão cegamente no lero lero do judeu. Eu ganho a eleição, aposte nisso”. Em entrevista a O Globo, Geddel também confirmou ter atendido Léo Pinheiro na Caixa, quando era vice-presidente de Pessoa Jurídica. "Claro que o atendi. Ele era um grande empresário brasileiro. Eu fazia isso com todos. Quem me procurava era um empresário como qualquer outro. Minhas coisas foram feitas às claras. Eu não estava conversando ou fazendo pedidos a um criminoso, estava conversando com um grande empresário brasileiro, meu amigo. A Polícia Federal não tinha dito que era criminoso, ninguém havia levantando algum tipo de suspeita". Junto à Secretaria da Aviação Civil, a atuação de Geddel foi direcionada a participação de concessionárias de aeroportos em outros leilões, a pedido de Pinheiro. Segundo O Globo, a autorização foi concedida em setembro de 2013, mas Geddel já comunicou o fato ao empreiteiro em julho. “Martelo batido: pode participar. Aí está mensagem que acabo de receber de MF (Moreira Franco). Me disse ele que solução nos contempla. Parabéns”. Antes, nas mensagens, o vice da Caixa criticava Dilma, chamada por ele de “tia”. “Soube que a tia fechou questão nisso, lero de monopólio etc. Estou pressionando muito, a tia tá muito dura”. Em entrevista ao Globo ele confirmou a intermediação. "Havia uma forte disputa interna no governo. Defendi uma tese de que aquele modelo limitava a concorrência. Foi natural atender Léo Pinheiro. Havia outros interesses, como da Odebrecht. Hoje tudo isso vira crime. Ele é um amigo da Bahia, de políticos baianos. Qual o sentido de uma empresa ter ganhado o aeroporto de Cumbica e não poder participar do Galeão? A lógica é de que isso inibia a concorrência. É claro que hoje tem o fato de ele ter sido preso. Antes ele era empresário, e eu tinha de tratar com todo mundo, com empresário, com jornalista, com puta, com viado... Era coisa absolutamente natural", pontuou.(bahianoticias)
Família de Eduardo Campos pede análise aprofundada de relatório sobre acidente
Família de Eduardo Campos pede análise aprofundada de relatório sobre acidente
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A família do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pediu uma "aprofundada análise" sobre o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgado nesta terça-feira (19). O documento indica o cansaço do piloto do avião que caiu em Santos e falhas da tripulação como fatores que contribuiu para o acidente (veja mais). Segundo a Agência Brasil, o advogado da família divulgou nota também lamentando o fato de não ter sido usado um simulador de voo durante as investigações. “A família sente a necessidade de uma aprofundada análise do relatório do Cenipa. Mas, de pronto, lamenta que não tenha sido feito o teste com o simulador de voo”, diz o texto. Segundo o tenente-coronel Raul de Souza, da equipe de investigação do Cenipa, houve tentativas para conseguir um simulador de voo, mas a fabricante não atendeu aos pedidos. “Poderíamos ter acrescentado ou afastado algumas hipóteses [para o acidente]”, admitiu após a apresentação do relatório. Por outro lado, o major aviador Carlos Henrique Baldin argumenta que o simulador apenas diminuiria o tempo de elaboração do documento. "A gente conseguiu suplantar a falta de simulador com cálculos manuais, matemáticos. Por conta disso, demoramos um pouco mais para concluir o relatório”, afirmou.
Aos 112 anos, homem mais velho do mundo morre no Japão
Aos 112 anos, homem mais velho do mundo morre no Japão
Foto: Divulgação / Guiness World Records
Morreu nesta terça-feira (19) o japonês Yasutaro Koide. Ele tinha 112 anos e era reconhecido pelo Livro dos Recordes como o homem mais velho do mundo. Ele morreu em um hospital da cidade de Nagoya em decorrência de insuficiência respiratória provocada por uma pneumonia. Ainda não há uma definição sobre quem ocupa o posto de homem mais velho do mundo no momento. A pessoa com idade mais avançada é a americana Susannah Mushatt Jones, com 116 anos. Ex-alfaiate, ele nasceu no dia 13 de março de 1903 e estava a quatro anos de alcançar o homem mais velho de todos os tempos, o também japonês Jiroemon Kimura. "A melhor coisa é não exagerar", afirmou Koide na época que recebeu o certificado do Guiness, em agosto do ano passado. Na época o japonês ainda conseguia andar por conta própria dentro de casa, usava seus próprios dentes ao invés de dentadura e lia jornais sem auxílio de óculos.
Gandu: Pai faz Enem para apoiar filho e é aprovado em Medicina na UESB

Foto:Arquivo pessoal

O fisioterapeuta Ulisses Monteiro, 42 anos, morador de Gandu, ficou surpreso ao saber que foi aprovado em medicina numa universidade pública da Bahia por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2015, ele fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a intenção de incentivar o filho de 19 anos que quer seguir carreira na área de saúde. A lista dos aprovados saiu na segunda-feira (18) e até agora a “ficha não caiu”, segundo conta. “Comecei ajudando ele a estudar e, quando ele estava no primeiro ano do Ensino Médio, prometi que faria o Enem junto com ele, como forma de incentivá-lo. Foi então que fiquei surpreendido com a boa nota que obtive. A ficha não caiu e acho que vai demorar mais uns dois dias para cair”, disse ao G1 nesta quarta-feira (19). Ulisses Monteiro ficou com média 785 e foi aprovado para o primeiro semestre do curso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no campus da cidade de Jequié. Ele precisa fazer a matrícula até o dia 26 de janeiro. Após o resultado, o fisioterapeuta fez um post em seu perfil na rede social Facebook comemorando a aprovação. A emoção do pai foi ainda maior porque o filho, Alírio Caribé Ribeiro, também foi aprovado para o curso de medicina após fazer o vestibular de uma faculdade particular de Salvador. O rapaz mora na capital, na casa dos avós, desde o ano passado, quando se mudou para fazer cursinho. O jovem deve começar a fazer o curso universitário em fevereiro. Leia a matéria completa no G1.
Brasil só voltará a crescer em 2018, estima FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não tem boas notícias para a nossa economia.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não tem boas perspectivas para a economia brasileira. Segundo a atualização do relatório Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (19), o Brasil deve retomar o crescimento apenas a partir de 2018. O documento indica retração de 3,8% do país no ano passado e prevê queda de 3,5% para este ano. Em 2017, a expectativa do FMI é de crescimento zero, antecedendo a melhora da economia no ano seguinte. Na previsão de outubro, a estimativa era que o Brasil tivesse recessão de 3% em 2015 e de 1% em 2016. O Fundo também destacou que a queda brasileira é uma das responsáveis pela redução da expectativa de crescimento global. De acordo com o FMI, a economia mundial avançou 3,1% em 2015 e deve crescer 3,4% e 3,6% em 2016 e 2017, respectivamente. “Sobre a composição dos países, as revisões podem ser atribuídas principalmente ao Brasil, cuja recessão (causada pela incerteza política em meio ao rescaldo da ininterruptas investigações da Petrobras) está se demonstrando ser mais profunda e prolongada que o esperado”, afirma o documento. 
Secretário Fábio Vilas Boas diz que ampliação do HGPV deve ser concluída até o final de 2016
Fábio Vilas Boaz diz que saúde pública da Bahia está evoluindo
Fábio Vilas-Boas diz que saúde pública da Bahia está evoluindo
O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas disse na manhã desta terça-feira (19/1), em entrevista a rádio 93 FM, que a primeira etapa da ampliação do Hospital Geral Prado Valadares-HRPV, estará concluída até o próximo mês de março e que a ampliação total do novo projeto deverá ser inaugurada até o final deste ano. Vilas-Boas explicou que o projeto original foi ampliado por decisão do governador Rui Costa e que, após a sua conclusão tornará o HGPV no maior hospital geral do interior da Bahia. “O hospital de Jequié será  dotado de um centro de imagens para a realização de exames de alta complexidade, oferecendo serviços de tomografia, ressonância magnética, mamografia e novos aparelhos de Raio X”.
Evolução na saúde - Esquivando-se em comentar indagação feita pelo repórter sobre recentes declarações do deputado federal e ex-secretário de Saúde, Jorge Solla (PT), de que a saúde da Bahia está um caos “com obras paralisadas, falta de medicamentos, farmácias populares fechadas e mais de mil profissionais demitidos em apenas um ano de gestão”, o secretário Fábio Vilas-Boas preferiu usar um tom mais ameno, afirmando que a saúde pública da Bahia vem evoluindo há mais de nove anos, desde o governo Jaques Wagner e que nunca se investiu tanto para a expansão da saúde em todo o estado. “Estamos estruturando e fazendo com que a rede seja sustentável, que consiga ter recursos para manter as conquistas dos últimos anos. O governador Rui Costa está ampliado essas conquistas para o crescimento da assistência e a melhoria da qualidade nesses próximos três anos”, disse o secretário Fábio Vilas-Boas.(jequiereporter)
Homem assassinado na porta de casa no Mandacaru
Charles ainda tentou escapar dos criminosos
Charles ainda tentou escapar dos criminosos
Um homem foi assassinado por volta de 6h30 da manhã desta terça-feira (19/1), em uma rua do Loteamento Zimbrunes, bairro Mandacaru. Charles Silva Marques, 25, natural da cidade de Itagi, estava escavando uma valeta para desviar o esgoto da casa onde morava quando se aproximaram dois elementos a pé e fizeram disparos contra a vítima que ainda tentou escapar dos criminosos mas tombou morto. Segundo informações a vítima tinha passagens pela polícia por envolvimento com drogas. A polícia levantou informações sobre a dupla suspeita da autoria do homicídio sendo que um deles é de menor idade.
Datena desiste de candidatura a prefeito de SP e anuncia desfiliação do PP
Datena justificando desfiliação do PP ""Não posso permanecer em um partido que tomou mais de R$ 300 milhões da Petrobras”
Datena desiste de candidatura a prefeito e  justifica sua desfiliação do PP:  “Não posso permanecer em um partido que tomou mais de R$ 300 milhões da Petrobras”
Não durou muito a aventura política do apresentador de rádio e TV José Luiz Datena. Pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PP nas eleições municipais deste ano, o jornalista da Rede Bandeirantes surpreendeu ao anunciar sua saída da disputa na manhã desta segunda-feira (18/1), em seu programa na rádio Bradesco Esportes FM, que pertence ao grupo Bandeirantes, Datena disse que também deixará o PP, partido ao qual se filiou no ano passado.  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o esquema de corrupção sustentado pelo PP na Petrobras, que tinha como principais operadores o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, desviou R$ 357,9 milhões dos cofres da estatal, entre 2006 e 2014 –161 atos de corrupção em 34 contratos, 123 aditivos contratuais e quatro transações extrajudiciais. “Desisti por causa das novas denúncias de corrupção ligando o partido a que me filiei com o objetivo de específico de me candidatar. Lembrei do que meus pais diziam: ‘Dizem com quem andas e te direi quem és'”, disse Datena. Outro motivo mencionado pelo apresentador é a provável realização de eleições prévias dentro do PP para definir o nome do candidato a prefeito do partido. Segundo a jornalista Mônica Bérgamo, em sua coluna no jornal “Folha de S. Paulo”, o jornalista teria de disputar com o ex-prefeito da capital Paulo Maluf a indicação. “Jamais disputaria uma prévia eleitoral com [Paulo] Maluf. Preferia uma disputa com o Marcola [um dos líderes do PCC].”
Itanhém: Homem morre eletrocutado após cair em 'armadilha' em galinheiroItanhém: Homem morre eletrocutado após cair em 'armadilha' em galinheiro
Um homem de 31 anos morreu eletrocutado nesta terça-feira (19) após invadir um galinheiro na cidade de Itanhém, no sul da Bahia. De acordo com a polícia, a dona da casa, cansada de ser roubada pelo homem, ligou um fio à rede elétrica e o conectou na cerca do galinheiro.
"O rapaz já é conhecido na cidade por prática de alguns furtos. A mulher cansada da situação, inclusive, ela já suspeitava dele, ligou o fio na tela do galinheiro que tem no fundo do quintal de casa. Ontem choveu, ele [o suspeito de roubo] estava descalço, daí a gente acredita que quando ele encostou na tela, tomou o choque", disse o delegado Gean Carlos do Nascimento.
A polícia não tem informações da potência da descarga elétrica que atingiu o homem. Ele morreu no local. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Teixeira de Freitas, também no sul da Bahia.
A dona da casa prestou esclarecimentos na delegacia e foi liberada. De acordo com o delegado, a polícia vai investigar as circusntâncias da situação e vai analisar se ela vai responder por homicídio culposo, sem intenção de matar.  
G1
Médicos peritos do INSS voltam a atender na segunda-feira, 25
inss-pericia
Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (25/1), depois de quase 140 dias de greve, informou a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP). No entanto, só será retomado o atendimento para aqueles que ainda não realizaram a perícia médica inicial. A ANMP afirmou, em nota, que a categoria vai permanecer em estado de greve, ou seja, será mantido o atendimento essencial, priorizando quem vai realizar a primeira perícia para dar entrada em algum tipo de benefício. O INSS comunicou que o retorno dos peritos ao trabalho “permitirá ao Instituto envidar esforços para uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados”. De acordo com o órgão, a Central de Atendimento 135 está à disposição para informar os segurados e realizar os agendamentos e/ou reagendamentos necessários.
Itabunenses fazem filas de até quatro horas para conseguir água potável em IlhéusItabunenses fazem filas de até quatro horas para conseguir água potável em Ilhéus
Com a água da Emasa chegando salgada (quando chega) às residências e com os comerciantes de água mineral achacando os consumidores (o galão de 20 litros chega a custar 9 reais em média, 10 reais em alguns bairros), as bicas localizada nas proximidades do Banco da Vitória, em Ilhéus, tem sido o recurso utilizado por centenas de itabunenses para conseguir água potável.
O movimento é intenso no local e em alguns casos a espera para encher os galões pode chegar a 4 horas, já que o volume de água das três bicas disponíveis também foi reduzido por causa da estiagem.
Hoje pela manhã, um comerciante que foi tratar de negócios em Ilhéus aproveitou para pegar 150 litros de água. “É para minha família, minha mãe e minha irmã, e apenas para beber e cozinhar, porque a água da Emasa está muito salgada”, afirmou. Ele chegou as 10 horas e saiu às 15h30min.
Ontem a tarde, houve um principio de tumulto, porque um aposentado itabunense tentou encher dois galões com 100 litros de água cada um, o que provocou revolta de quem estava na fila. Para não ter que esperar tanto, algumas pessoas desafiam o perigo e se dirigem ao local durante a madrugada.
Pimenta

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MATRÍCULAS NAS ESCOLAS DE AIQUARA ESTÃO ABERTAS



As matrículas da rede municipal de ensino de Aiquara estão abertas e vão até 4 de fevereiro. Pais, alunos e toda comunidade escolar poderão realizar as matrículas.

Segundo, Marlene Oliveira, Secretária de Educação, todas as escolas da rede, estarão funcionando de segunda a sexta das 7 às 13 horas.

Procure a escola de seu interesse e realize o mais rápido possível a sua matrícula.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PREFEITURA DE AIQUARA EMPOSSOU NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR 




Em cerimônia realizada neste domingo na Câmara de Vereadores, a prefeitura municipal através de decreto de posse publicado pelo prefeito Tico, nomeou  novos conselheiros tutelares titulares e suplentes.

Os conselheiros titulares já estão trabalhando a partir desta segunda-feira. A cerimônia de posse contou com a participação do prefeito Oséas Rebouças de Jesus Filho ( Tico) da primeira dama Adriana Barreto, que também é secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do vice-prefeito Beto, do presidente da Câmara de Vereadores, Péricles Ferreira Alves, da chefe de Gabinete e coordenadora de todo processo eleitoral até a posse dos conselheiros, Suelí Carolina e demais membros do governo. O evento contou ainda com a participação da sociedade civil.

Os novos conselheiros terão mandatos de 4 anos, iniciando em 10 de janeiro de 2016 e findando em 10 de janeiro de 2020.

Conheça os novos Conselheiros Tutelares de Aiquara.

TITULARES

GILVAL FRANCISCO - BOLA = 261
FRANCISNEIDE SANTOS - NEIDE = 196
JOSE ROBERTO - BEL = 173
LUZIENE SILVA - NINHA = 151
ALENILDO DE JESUS- NUDO = 150


SUPLENTES

EDÍZIA SOUZA - BUTE = 146
JAMILLE SILVA - JAMILLE= 110
EMANUELLE ALMEIDA - MANÚ= 83
ADRIANE SILVA - ANE = 79
EDIMÁRIO SANTOS - GASO= 47


Nestor Cerveró cita US$ 100 milhões de propina ao governo de FHCNestor Cerveró cita US$ 100 milhões de propina ao governo de FHC
O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, disse à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes de fechar o acordo de delação premiada, que a venda da petrolífera Pérez Companc envolveu pagamento de propina no valor de US$ 100 milhões ao governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). O documento em que consta a informação foi obtido pela RPC. Cerveró está preso pela Lava Jato desde janeiro do ano passado. A compra da empresa argentina pela Petrobras ocorreu em 2002. Ainda de acordo com o depoimento, Cerveró disse que quem repassou essa informação a ele foram os diretores da Pérez Companc e Oscar Vicente, ligado ao ex-presidente argentino Carlos [...] Leia mais
Noticia 22321
Firmino Alves registra tremor de terra; Moradores de Itaju do Colônia relatam sustoFirmino Alves registra tremor de terra; Moradores de Itaju do Colônia relatam susto
Moradores de Itaju do Colônia, no sudoeste baiano, relataram susto devido a um suposto tremor de terra ocorrido neste domingo (10) na localidade. Apesar do fato, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou tremor de magnitude 3.0 na escala Richter na cidade de Firmino Alves, no Litoral Sul do estado. A distância entre as duas cidades gira em torno de 40 quilômetros. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, não houve feridos por conta do tremor.
Bahia Notícias
Mãe é acusada de queimar mão da filha após ela beber leite condensado no sul da BahiaMãe é acusada de queimar mão da filha após ela beber leite condensado no sul da Bahia
Uma mulher é acusada de ter queimado a mão da filha de 5 anos em Alcobaça, no sul da Bahia. Após denúncia anônima, policiais da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) se deslocaram no sábado (9) até a residência de Katiele da Silva Jesus, 20, que teria submetido a filha à queimadura por conta da criança supostamente ter aberto uma embalagem e bebido leite condensado sem autorização.
Segundo o site Teixeira News, para esconder o caso, a criança não foi levada ao hospital para receber atendimento médico. Ainda segundo o veículo local, se for comprovada a violência, a mulher, que mora com a mãe, pode perder a guarda da filha.
Por falta de delegado titular na cidade, Katiele da Silva Jesus só será ouvida nesta segunda-feira (11) pelo delegado Marco Antônio Neves. 
Jequié: Polícia Rodoviária liberta taxista que era mantido como refém por assaltantesJequié: Polícia Rodoviária liberta taxista que era mantido como refém por assaltantes
Por volta das 21 : 10  quando realizava abordagens na rodovia  BA - 130 , uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual de Jequié, sob comando  do sub tenente Brandão, foi informada de que um taxista, esposo da sub tenente Miranda lotada no 19º Batalhão de Polícia Militar de Jequié, havia sido vítima de assalto e os bandidos estavam com o mesmo em seu veículo toyota modelo corola, empreendendo fuga.
Após tomar conhecimento, os militares prosseguiram em diligências que vieram a ter o êxito de encontrar o veículo e o taxista que havia sido colocado no porta mala do seu táxi.  Segundo a versão do taxista os marginais ao avistarem a viatura da PRE  de Jequié, que fazia abordagens, mudaram a rota e foram para uma  estrada vicinal.
Na zona rural, deixaram a vítima no porta malas do carro e abandonaram o veiculo . Após ter recuperado o veiculo a guarnição o apresentou na delegacia para efetuar as devidas providências.
Ipiaú on Line
Ônibus da banda de Michel Teló bate de frente com carro e três pessoas morrem
Cantor não estava no momento do acidente; motorista do ônibus também ficou ferido
Cantor não estava no momento do acidente; motorista do ônibus também ficou ferido
Um ônibus com integrantes da equipe de Michel Teló bateu de frente com um carro na manhã deste domingo (10/1), em Ortigueira, no Paraná. Segundo informações da Brothers, assessoria de imprensa do cantor, o acidente aconteceu por volta das 11h na BR-376, Km 322, próximo ao pedágio. A assessoria informou que o ônibus estava subindo a estrada de pista dupla, na faixa da direita, sentido Campo Grande, quando o carro atravessou a pista, causando o acidente. O casal Dirce Bussolin, 61 anos, e Aparecido José Bernardes, 55 anos, estavam no carro de passeio e morreram na hora. O corpo do casal precisou ser retirado das ferragens com a ajuda de máquinas. Uma adolescente de 15 anos, que também estava no carro, morreu antes do helicóptero de resgate chegar. O motorista do ônibus de Teló, Jorge Quirino Alves, teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital de Apucarana, no Paraná. A Polícia Civil não soube informar quantas pessoas estavam no ônibus, mas disse que todos passam bem  A Polícia Civil de Ortigueira, que está cuidando do caso, não confirmou a versão do acidente divulgada pela assessoria do cantor. A polícia afirmou apenas que acredita que a pista molhada, por conta das chuvas, possa ter causado a batida.
Secretário confirma indícios de lama de barragem no mar da BahiaSecretário confirma indícios de lama de barragem no mar da Bahia
O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, não descarta a possibilidade da lama proveniente da barragem da Samarco ter chegado à costa da Bahia. Ele sobrevoou duas vezes mais de 100 km, do distrito de Troncoso, em Porto Seguro, e identificou a presença de machas próximo ao município de Caravelas, na divisa com o Espírito Santo, mas descartou a presença de resíduos na região de Abrolhos.
Na segunda-feira, o material coletado do mar chega a laboratório e uma análise para confirmar se a lama é oriunda da barragem deve ser divulgada em dez dias. Até lá, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Samarco, em parceria com o Ibama e o Instituto Chico Mendes, monitorarão a área.
Spengler disse ainda que não há porque interditar as praias da Bahia, já que não foram identificados metais pesados nas águas do estado.]
Notícias ao Minuto 
Americano afirma que Ronda Rousey é homem e diz ter provasAmericano afirma que Ronda Rousey é homem e diz ter provas
A ex-campeã dos galos-feminino do UFC, Ronda Rousey, é homem, pelo menos para o americano G.B White, que entrou com um processo no estado da Flórida, nos Estados Unidos, contra a atleta. As informações são do UOL.
No processo, ele pede ordem de restrição para a lutadora, argumentando que ela pode representar risco para sua integridade física. Não satisfeito, White garante que Rousey usa esteróides e que tem provas de todas as acusações. O documento foi obtido pelo site especializado em MMA "Bloody Elbow".
White diz ainda ter um vídeo de relações sexuais de Ronda com o ex-campeão dos meio-pesados do UFC Jon Jones.
Ronda Rousey lutou pela última vez em 14 de novembro, no UFC 193. Na ocasião, ela foi nocauteada por Holly Holm e perdeu o cinturão dos galos-feminino da organização.(ipiauonline)
Ganhando R$ 18 mil por mês, jovem de 22 anos revela como passou em seis concursosGanhando R$ 18 mil por mês, jovem de 22 anos revela como passou em seis concursos
Marcos Alberto de Oliveira tem 22 anos, é filho de uma dona de casa e um enfermeiro e já passou em seis concursos públicos em todo o Brasil. Hoje, o jovem é auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) e ganha R$ 18 mil por mês, um pouco menos do que o ganho líquido do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, onde Marcos mora. A história do jovem surpreendeu internautas, já que ele teve uma infância pobre, mas nunca desistiu de estudar e conquistar seus sonhos e objetivos. Marcos nasceu em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, e sempre estudou em escolas públicas ou por meio de bolsas integrais em colégios particulares. Em entrevista ao G1, ele disse que o gosto pelos concursos [...] Leia mais
Mulher é presa com vasta munição e colete balístico na zona rural de Ipiaú

Jovem de 19 anos foi presa com várias munições e colete a prova de bala.

Policiais militares do Serviço de Missões Especiais (SME) e do 1º Pelotão de Ipiaú prenderam na manhã deste domingo (10) uma mulher de 19 anos, moradora de Ibirapitanga, suspeita de envolvimento com uma quadrilha de assalto a bancos na região. Daiza Dayane Batista de Matos foi presa na zona rural de Ipiaú, numa estrada vicinal próximo a Curva do Engenho, na BR-330. De acordo com informações policiais, na noite de sábado (09), a jovem estava na companhia de outros dois homens em um veículo modelo Palio, placa OUM-8175, e teriam entrado em Gandu, passado por Apuarema e viajava sentido a BR-330, trecho que liga o povoado de Santa Terezinha a Baixa Alegre, quando cruzaram por uma viatura da CIPE Sudoeste. A Guarnição teria desconfiado do veículo e resolveu persegui-los, mas os indivíduos conseguiram fugir.

Material apreendido pela polícia militar na zona rural de Ipiaú.

Na manhã deste domingo, a Companhia de Ipiaú foi comunicada da ocorrência e seguiu as pistas, encontrado Daíza. Os outros dois homens, um identificado como Diego, morador de Ibirapitanga, e outro apelidado de “Bito”, natural de Salvador.  Os homens fugiram entrando em um matagal. Segundo Raíza eles estão armados com uma espingarda e duas pistolas. A jovem estava com uma pochete com um carregador de 380, 01 cartucho do mesmo calibre, 56 cartuchos cal. 9mm, 01 cartucho cal. 12. No carro a polícia militar encontrou duas algemas, duas tocas brucutus, uma faca e um colete balístico. A polícia acredita que Daiza e os outros elementos sejam da quadrilha que era liderada por Dilean, morto em confronto com a PM após sequestrar um empresário em Ipiaú. A CIPE Sudoeste e a PM segue com as buscas pelos suspeitos escondidos na zona rural. (Giro em Ipiaú)
Conquista: família é feita refém e bandido morre em confronto com PMConquista: família é feita refém e bandido morre em confronto com PM
Uma família teve o carro roubado e sofreu um sequestro relâmpago na tarde deste sábado (9), na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista. Segundo informações da polícia, um casal armado foi responsável pela ação criminosa.
Quando a dupla chegou nas proximidades do viaduto que dá acesso a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) a polícia se deparou com o veículo roubado, um Ford Ka vermelho. Segundo informações do Vitória da Conquista Notícias, a polícia foi recebida com tiros e revidou. Durante a troca de tiros, o homem acusado do roubo veio a óbito. O nome do assaltante não foi revelado.
Bocão News
Jaguaquara: Bandidos fazem arrastão em comércios do entroncamentoJaguaquara: Bandidos fazem arrastão em comércios do entroncamento
Uma onda de assaltos assustou comerciantes do entroncamento de Jaguaquara na tarde deste sábado (09). De acordo com informações de populares, quatros elementos armados, a bordo de um veiculo modelo Uno de cor verde, placa policial JOU 0571, licença de Jequié, assaltaram pelo menos três estabelecimento comercial.
Uma loja de calçados,  uma panificadora, além de um cambista de jogo do bicho foram vitimas dos marginais. Após série de crime os indivíduos fugiram sentido Jequié. A policia foi informada e realiza buscas na tentativa de prender os acusados.
Itiruçu on Line  

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

POSSE DO NOVO CONSELHO TUTELAR DE AIQUARA SERÁ NESTE DOMINGO

O prefeito Tico já publicou a convocação de posse dos novos conselheiros tutelares de Aiquara. São 10 convocações sendo 5 titulares e 5 suplentes. O evento acontecerá neste domingo, 10 de janeiro, a partir das 9 horas da manhã na Câmara de Vereadores.

A posse dos conselheiros será acompanhada pela Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ambos comandados por Adriana Barreto.

O Gabinete através de Suelí Carolina e Ivana Andrade enviou convites para vários segmentos da sociedade e convidou a comunidade em geral para acompanhar a solenidade.

Conheça os futuros empossados no Conselho Tutelar de Aiquara.

TITULARES

GILVAL FRANCISCO - BOLA = 261
FRANCISNEIDE SANTOS - NEIDE = 196
JOSE ROBERTO - BEL = 173
LUZIENE SILVA - NINHA = 151
ALENILDO DE JESUS- NUDO = 150


SUPLENTES

EDÍZIA SOUZA - BUTE = 146
JAMILLE SILVA - JAMILLE= 110
EMANUELLE ALMEIDA - MANÚ= 83
ADRIANE SILVA - ANE = 79
EDIMÁRIO SANTOS - GASO= 47