sexta-feira, 29 de maio de 2015

ESTE SÁBADO SERÁ LETIVO PARA A EDUCAÇÃO DE AIQUARA


A Secretaria de Educação avisa aos servidores que este sábado, 30 de maio, será letivo para todos. O sábado letivo acontecerá no Colégio Américo Souto e na Escola Julio Ignácio de Matos, as 8 da manhã.

Marlene Oliveira, secretária de educação informa que já estamos na reta final do PME, Plano Municipal de Educação e que o prazo também está curto. Por isso a participação de todos é fundamental para acelerar a conclusão do plano.

As merendeiras terão capacitação neste sábado. Segundo Marlene, a capacitação acontecerá na Escola Júlio Ignácio e será ministrada pela nutricionista Iana.


Mãe é presa após publicar fotos de filho preso a coleira e comendo ração


A filipina Ayra Dela Cruz Francisco foi presa após publicar fotos de seu filho sendo arrastado por uma coleira no Facebook. Ela foi encontrada pela polícia, que iniciou uma busca depois de o caso repercutir na internet. De acordo com o jornal Daily Mail, ela recebeu diversas críticas nas redes sociais pelo tratamento desumano dado ao seu filho, que aparece pelado e agachado próximo a uma tigela com ração de cachorro.

Ainda segundo o jornal, a mãe tentou abafar o caso excluindo sua conta da rede social, mas as imagens já haviam sido salvas e compartilhadas na internet. Após a prisão da mãe, que está sendo avaliada psicologicamente por especialistas, a criança foi entregue ao Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social do país.

A Tarde
Médica perde controle de carro e cai de ponte a uma altura de 4m na BA 001


Uma médica que dirigia pela BA-001, entre as cidades de Nazaré e Valença, perdeu o controle do veículo e caiu de uma ponte de quatro metros de altura, na tarde desta quinta-feira (28). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima foi levada inconsciente para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, a 193 quilômetros de Salvador.

De acordo com a PRE, o acidente ocorreu por volta das 13h, próximo à cidade de Aratuípe, cidade que fica a cerca de 85 quilômetros de Salvador.

O G1 entrou em contato com o hospital de Santo Antônio de Jesus, para saber o estado de saúde da vítima, mas não foi atendido.
Unificação das eleições pode gerar 3 milhões de candidatos por pleito
Unificação das eleições pode gerar 3 milhões de candidatos por pleito
Foto: Carlos Humberto/ SCO/STF
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, disse nesta quinta-feira (28) que o fim da reeleição pode diminuir o número de processos que tramitam na Justiça Eleitoral, mas a unificação dos pleitos causa uma preocupação, pois criará demanda de cerca de 3 milhões de candidaturas em um mesmo período. “A questão é que gera muito processo, imagina, pode gerar 3 milhões de processos de registro de candidatura em um único pleito, 3 milhões de prestações de contas, e é um número muito alto”, disse Toffoli. Segundo ele, essa preocupação é do ponto de vista operacional, mas “não há nenhum tipo de dificuldade” na questão da segurança das eleições, e “a Justiça Eleitoral estará sempre apta a fazer aquilo que o Congresso vier a determinar”. “No que diz respeito ao fim da reeleição, sem fazer juízo de valor, se é melhor ou pior, há um dado concreto. Isso diminui o número de processos na Justiça Eleitoral, porque há muitos processos que envolvem a ideia de uso da máquina administrativa, medidas e programas que são criados para fins eleitorais no ano de eleição, e isso gera muito processo na Justiça Eleitoral”, acrescentou. Quanto à aprovação, também em primeiro turno, da PEC que autoriza doações de empresas privadas a partidos políticos, Toffoli disse que o estabelecimento de limites de gastos é “bastante importante”. “Hoje são os próprios candidatos que se autolimitam. Ou seja: o céu é o limite. Eu já tive a oportunidade também de dizer em audiências públicas, no Congresso, da necessidade de se colocar limite de gastos, e também o limite de doação das pessoas jurídicas é muito alto: 2% do faturamento. É necessário que se coloque um valor nominal fixo, por empresa, para doação, além desse proporcional sobre o faturamento”, afirmou.
Deputado quer multar quem desperdiçar água na Bahia
Deputado quer multar quem desperdiçar água na Bahia
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Para evitar o desperdício de água na Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou projeto de lei que proíbe a lavagem de calçadas e carros com água potável fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). As infrações do projeto de lei estão passíveis de advertência escrita e multa com valores em dinheiro para reincidentes. “A função precípua desse projeto de lei é evitar o desperdício de água, nosso bem mais precioso e cada vez mais escasso no mundo. É sabido por todos que a água é fundamental para o funcionamento da vida, pois ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas”, reitera o parlamentar. No documento, fica estabelecido uma advertência por escrito para a primeira infração e uma multa no valor de meio salário-mínimo para reincidência. A multa ainda poderá ser dobrada caso a infração se repita pela terceira vez. Estão isentos os lava a jato, que deverão usar sistemas de diminuição ou reutilização da água. O Poder Executivo, junto à Embasa, deverá definir regulamentação posterior específica para a fiscalização e cobrança das infrações.
Jornalista sofre abuso no metrô de São Paulo; agressor ejaculou na calça da repórter
Jornalista sofre abuso no metrô de São Paulo; agressor ejaculou na calça da repórter
Foto: Reprodução/R7
Uma jornalista do portal R7, Caroline Apple, divulgou no site onde trabalha uma situação de abuso sexual vivida por ela. No relato, escrito em primeira pessoa, a repórter conta que um homem ejaculou em sua calça durante uma viagem de metrô em São Paulo. “No trajeto de 30 segundos entre a estação Brás e Bresser-Mooca, esse homem se masturbou. Não notei nada até a porta estar prestes a se abrir e o barulho da movimentação intercalar com a respiração ofegante dele atrás de mim”, disse. O crime aconteceu nesta quarta-feira (27), por volta das 19h30.A vítima percebeu que o homem havia sujado sua calça ao chegar à escada rolante da estação. “Foi quando meus pés tocaram a escada rolante que senti parte da minha calça esquentar. Quando coloquei a mão nela, notei que ela estava molhada. A palavra era nojo. Não dava mais tempo de descer, mesmo que minha vontade fosse pular da escada rolante que subia. Chamei um funcionário do Metrô e aí que tudo ficou ainda mais estranho”. Caroline chegou a buscar ajuda de um funcionário do Metrô, mas foi repreendida por ele por não ter reagido à agressão. “Ele me acompanhou, procurando o tal homem que eu sabia que tinha embarcado no vagão do lado. Enquanto isso, ele me dizia que não tinha o que fazer. Que EU deveria ter gritado, que EU deveria ter feito alguma coisa e se EU tivesse me manifestado, os próprios passageiros me ajudariam. Fiquei pensando em que momento o Metrô faria alguma coisa. Nada mais aconteceu. O funcionário perguntou se eu morava perto, eu disse que sim. E só. Nada de registro, nada de boletim de ocorrência, como se nada tivesse acontecido”, afirmou.(BN)
Convocado por deputada, Amado Batista defende redução da maioridade penal
Convocado por deputada, Amado Batista defende redução da maioridade penal
Foto: Divulgação
Por convocação da deputada federal Magda Mofatto (PR-GO), o cantor Amado Batista participou de audiência da Comissão Especial instalada para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que defende a redução da maioridade penal e defendeu a proposição. “Um adolescente que é capaz de definir o destino do País, por meio do voto, tem de cumprir com suas obrigações penais”, disse Batista, que afirmou também que o Estado não pode “passar a mão pela cabeça” dos adolescentes que cometem crimes. “O cara mata, decepa a cabeça das pessoas e fica três meses internado. Vai fazer isso nos Estados Unidos?”, pontuou. O cantor sugeriu também que, além da aprovação da PEC, a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) devem sofrer modificações para permitir que os jovens possam trabalhar com menos de 16 anos, o que contribuiria com a redução das infrações. As afirmações de Batista foram alvo de críticas de alguns deputados. Para Erika Kokai (PT-DF), a permissão do trabalho “relativiza os direitos das crianças pobres”. Já Jean Wyllys (Psol-RJ), em publicação feita em sua página no Facebook, questionou a “autoridade” no assunto do cantor, que motivou sua participação no debate. “A autora do requerimento que convidou Amado Batista para iluminar o debate acerca da redução da maioridade penal é a deputada Magda Mofatto (PR-GO); e a "justificativa" do convite é o fato de o compositor ter feito uma canção em que sugere que todas as crianças pobres devem trabalhar para não caírem na delinquência. Mas pesou também a experiência de vida do cantor, que teria trabalhado na infância e, por isso, segundo ele, não incorrera em atos infracionais (ele não usou essa expressão, claro)”. Wyllys também destacou os argumentos de Batista. “A fala de Amado Batista - que durou cerca de DOIS MINUTOS - foi bastante coerente com as justificavas do requerimento que o convidou. Entre as iluminações trazidas pelo cantor, destaco a defesa de que todas as crianças e adolescentes pobres trabalhem como forma de se prevenirem da delinquência e a acusação de que a defesa de crianças e adolescentes infratores é "COISA DE COMUNISTA E PETISTA". Segundo informações do portal UOL, Magda Mofatto convidou ainda outras personalidades como os jornalistas José Luiz Datena, Marcelo Rezende, Rachel Sheherazade, Caco Barcellos, e o médico e escritor Dráuzio Varella.
Deputado é flagrado vendo filme pornô durante sessão da Câmara dos Deputados
Deputado é flagrado vendo filme pornô durante sessão da Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução/ SBT Brasil
O SBT Brasília pegou no flagra alguns deputados entendiados com a sessão em que foram votados vários pontos importantes da chamada "reforma política", como o financiamento privado de campanha e a reeleição para cargos executivos. Eles estavam assistindo a vídeos pornográficos no celular. Em vez de prestar atenção nos discursos dos colegas, refletir sobre o voto ou se preocupar com o que os eleitores pensam, um grupo começou a agir de forma suspeita: um deputado colocava o celular debaixo da mesa, chamava um colega que logo avisava outro... Com vários parlamentares amontoados em um canto, a câmera do SBT flagrou o ocorrido e postou um curto clipe no Facebook para servir de denúncia. Alguns comentários nas redes sociais apontaram que o deputado que aparece primeiro no vídeo seria João Rodrigues (PSD-SC). O BuzzFeed Brasil entrou em contato com o deputado, que confirmou por telefone que é ele mesmo nas imagens.Segundo o deputado, as imagens foram enviadas em um grupo de WhatsApp. “Tenho 80 grupos de WhatsApp e não consigo controlar tudo o que é compartilhado neles”, disse. Questionado se isso acontece sempre durante as sessões, o deputado disse que é “algo comum”.
Câmara rejeita emenda e mantém coligações em eleições proporcionais
Câmara rejeita emenda e mantém coligações em eleições proporcionais
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quinta-feira (28) uma emenda que queria acabar com as coligações em eleições proporcionais. Eram necessários ao menos 308 votos para aprovar esse dispositivo, mas houve apenas 206 votos a favor. Se manifestaram contra 236 parlamentares e houve cinco abstenções. Com a decisão, ficam mantidas as regras atuais, pelas quais os partidos políticos podem se coligar nos pleitos para vereador, deputado estadual e federal. O PSDB foi o partido que em Plenário mais defendeu a aprovação da emenda, mas acabou derrotado. O argumento é que as coligações são formadas sem identidade ideológica entre as legendas e de olho apenas na partilha do tempo de televisão. "Era a alternativa que nos restava para salvar algo substancial na reforma política", avaliou o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). "Não conseguimos avançar no fundo partidário e vamos continuar com eleições em que o eleitor vota em alguém e elege uma pessoa de outro partido e de outra ideologia. Isso é enganar o eleitor", disse.(BN)
Aprovada MP que aumenta tributos sobre importados; preço da cerveja vai subir


Em votação simbólica, o Senado aprovou nesta quinta-feira (28) a Medida Provisória (MP) 668/15, que aumenta impostos sobre produtos importados, incluindo cerveja, produtos farmacêuticos e cosméticos. Como já foi aprovada pela Câmara, a proposta segue agora para sanção presidencial. Parte das medidas de ajuste fiscal enviadas pelo governo ao Congresso, a MP aumenta as alíquotas de duas contribuições incidentes sobreA estimativa do governo é que, com a aprovação da MP 668, a arrecadação anual com importações aumente em R$ 1,19 bilhão a partir de 2016. Só neste ano, o impacto seria de R$ 694 milhões.
Custo da energia elétrica tende a cair no ano que vem, afirma Aneel
Energia
A sinalização para o próximo ano é de redução do custo da energia,. A afirmação foi feita na quarta-feira (27/5), pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. Entre os fatores que indicam essa redução está a renovação de um conjunto de concessões de hidrelétricas cuja tarifa será reduzida e uma provável melhora do regime hidrológico do país. Segundo ele, diante de uma melhora do cenário de chuvas no futuro, não será necessário operar todas as termelétricas, principalmente as mais caras. Essa medida pode alterar a cor da “bandeira tarifária”, indicando uma melhora no quadro de abastecimento e uma redução nas tarifas de energia.  Romeu Rufino afirmou que espera um cenário mais favorável à modicidade tarifária, quando o valor das tarifas cobradas é bastante próximo aos dos custos de produção. “A grande questão para a modicidade tarifária é o custo da energia”, afirmou Rufino. A sinalização, de acordo com o diretor da Aneel é para uma redução do custo de energia no próximo ano. A outra pressão pela alta na conta de luz, os encargos antes assumidos pelo Tesouro, já começaram a ser repassados para os consumidores, reduzindo a pressão em 2016, afirmou.
Igaporã: mulher morre após ter 90% do corpo queimado


Uma mulher identificada como Isabel morreu no Hospital Regional de Guanambi, na madrugada desta quinta-feira (28), após ter mais de 90% do corpo queimado, devido a um acidente de trânsito na tarde desta quarta-feira (27), em Igaporã, região sudoeste da Bahia.

De acordo com a Polícia Militar, o automóvel onde a vítima viajava, tombou em uma estrada vicinal que dá acesso à localidade da Gameleira, incendiando minutos depois. O condutor, identificado como Deca, conseguiu sair do veículo, entretanto, Isabel permaneceu no interior e sofreu graves queimaduras.

A vítima foi socorrida por populares e levada ao Hospital Municipal José Olinto Cotrim em Igaporã, de onde foi transferida para o Hospital Regional de Guanambi. O sepultamento será nesta quinta-feira

Sudoeste Bahia
Catadores de lixo saquearam carga de peixes que seria destruída no lixão de Jequié


Mais de 7 toneladas de peixes foram apreendidas depois de uma fiscalização do Ministério da Agricultura, em Jequié, na quarta feira. A mercadoria foi encaminhada para o lixão de Jequié onde deveria ser destruída, só que, o povo invadiu a área e saqueou os peixes antes mesmo que fossem destruídos e aterrados. A carga de peixes apreendida é impropria para o consumo humano.

Diante disso não se sabe qual será a destinação desses pescados saqueados por badameiros (pessoas que vivem nos lixões), a vigilância sanitária do município tem que ficar atenta por que esses pescados podem ser vendidos de maneira ilegal e quem consumir corre sérios riscos de contrair doenças.

Os pescados foram apreendidos por ficais do Ministério da Agricultura durante inspeção na empresa Frijel, em Jequié, por que as 7 toneladas não estavam com o carimbo da inspeção federal.

Os agentes públicos consultaram a direção do lixão de Jequié se poderia levar a carga para ser aterrada e se precisaria de reforço policial para conter um possível saque da carga, a direção teria garantido que não tinha problema algum. Quando o caminhão chegou para descarregar o pescado surgiu um grupo de aproximadamente 10 pessoas e apanharam as caixas de peixes.

Junior Mascote
Já vi esse filme! Cientistas vão clonar mamute e criar parque para ele viver


O parque jurássico que Steven Spielberg está próximo de sair das telonas e virar realidade. Calma, não teremos tiranossauros andando em meio às cidades. Ainda. Mas cientistas começam o processo de clonar um mamute extinto há mais de 27 mil anos.A partir dos genes de um espécime congelado, encontrado em ótimas condições, o experimento quer trazer os bichos de volta para estudar seu comportamento. Já há, mesmo sem o início dos testes, até um local onde eles ficariam: um parque na Sibéria, uma das regiões mais geladas do mundo.“Seu corpo foi mantido em excelente condições porque estava preso em puro gelo.
Deputados aprovam fim da reeleição para presidente, governador e prefeito
A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política
A votação foi parte da série de sessões iniciada nesta semana, destinada à apreciação das propostas de reforma política
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27/5), por 452 a favor, 19 contra e uma abstenção, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. O texto do fim da reeleição, de autoria do relator, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não altera o tempo atual de mandato (quatro anos), mas, nesta quinta-feira (28), o plenário analisará a ampliação da duração do mandato para cinco anos. Antes de votar o fim da reeleição, os deputados rejeitaram nesta quarta o financiamento público das campanhas e aprovaram a doação de empresas e partidos, mas não a candidatos. A proposta de emenda à Constituição da reforma política começou a ser votada no plenário na terça (26). Por decisão dos líderes partidários, cada ponto da PEC, como o fim da reeleição, será votado individualmente, com necessidade de 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta de reforma política será votado em segundo turno. Se aprovada, a PEC seguirá para análise do Senado. Pelo texto aprovado pelos deputados, a nova regra de término da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e para os governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo desse prazo para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.
FBI: Marin dividiu propina com Ricardo Teixeira e Del Nero


As investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a corrupção no futebol indicam que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, dividiu propinas recebidas pela exploração comercial da Copa do Brasil com Ricardo Teixeira (também ex) e Marco Polo Del Nero (atual presidente da CBF).Em reunião no ano passado com o presidente da Traffic, J. Hawilla, Marin, então presidente da CBF, sugeriu que a propina que vinha sendo compartilhada com o antecessor, Ricardo Teixeira, deveria ser paga apenas a ele e a Del Nero, segundo a investigação norte-americana.A conversa teria ocorrido em abril do ano passado, durante viagem de Marin a Miami (EUA).
Dilma envia ao Congresso projeto para criar identidade única do cidadão

O governo encaminhou hoje (28) ao Congresso Nacional projeto de lei que cria o Registro Civil Nacional, documento de identificação com chip que vai unificar informações de vários cadastros do cidadão. Ao assinar o projeto, em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que o projeto vai permitir o ajuste de processos para que o “cidadão, na esfera individual,” seja tratado “como único que é”. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, quando criado, vai permitir que a coleta de dados biométricos de todos os brasileiros seja compartilhada para a criação de um número único de registro, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no acesso a serviços. A intenção é unificar cadastros e documentos dos cidadãos, como identidade, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação, além de registros de nascimento, casamento e óbito. O TSE justifica a iniciativa em razão da experiência adquirida no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor e pelo fato de a Justiça Eleitoral administrar o maior cadastro de cidadãos da América Latina, com mais de 142 milhões de eleitores, sendo que 24,5 milhões já estão cadastrados biometricamente. *Informações da Agência Brasil.
Proprietário de afiliada da Globo e da Traffic pagará multa de US$ 151 milhões por corrupção


Fundador da Traffic, empresa multinacional de marketing esportivo, e proprietário da TV TEM, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo, José Hawilla pagará multa de US$ 151 milhões por participação no esquema de corrupção envolvendo a FIFA, Conmebol e Concacaf.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Hawilla contribuirá com as investigações após confessar os crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, extorsão e obstrução da Justiça. O dinheiro será depositado em juízo e usado na reparação das vítimas dos crimes.

Sentado nos banco dos réus na companhia de outros 13 acusados, Hawilla já teria pago por meio da filial estadunidense da Traffic, US$ 25 milhões, em dezembro de 2014, data em que o acordo foi firmado.

Varela Notícias

quarta-feira, 27 de maio de 2015

KATIANNE VENCEU A DISPUTA DA TABUADA DO COLÉGIO AMÉRICO SOUTO



 









O Colégio Américo Souto realizou a I Mostra de Matemática, na última sexta-feira, onde alunos apresentaram as várias formas da Matemática. Foram jogos, desafios, geometria, lógica e até comércio.

A programação foi coordenada por Igor Fernando, que contou com o apoio do diretor Luis Fernando, dos professores de exatas Ednaldo, Carina, Carlos Campos e Ivan Campos, além dos demais professores e equipes de suporte do CMAS.

A I Mostra de Matemática ocorreu durante todo o dia e na parte noturna uma grande disputa de tabuada movimentou o colégio. Foram 32 alunos inscritos para a final, desses apenas 3 seriam premiados. Veja a classificação final:

1º lugar : Katianne – 6ª série A - Premio: Tablet

2º lugar: Rodrigo – 8ª série C - Premio : Caixa de som moderna


3º lugar: Israel – 5ª série A - Premio : Fone modermo
Câmara rejeita propostas para mudança de sistema eleitoral e financiamento de campanha
Câmara rejeita propostas para mudança de sistema eleitoral e financiamento de campanha
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Em uma noite de votação de trechos da proposta de reforma política, a Câmara dos Deputados decidiu que tudo iria ficar como está. Nesta terça-feira (26), os parlamentares mantiveram o atual sistema de votação proporcional para deputados e vereadores e rejeitaram incluir na Constituição Federal a permissão para empresas financiarem partidos políticos e campanhas políticas. As duas votações são consideradas como derrotas para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o seu partido. Elas trabalhavam pela aprovação do "distritão" e defendiam a constitucionalização das doações privadas. Todas as propostas de modificação do modelo de votação foram votadas e rejeitadas no plenário. A principal delas era a do "distritão", que estabelecia que os deputados e vereadores mais votados seriam os eleitos, sem considerar os votos no partido ou na coligação. Foram 267 votos contra esse trecho da reforma política e 210 a favor. Pelo modelo atual, os votos em todos os candidatos de uma legenda são somados e a Justiça calcula o quociente eleitoral, que determina o número de cadeiras a que cada partido tem direito. Com isso, um político com uma pequena quantidade de votos pode ser eleito graças aos votos para seus colegas de partido. Em seguida, a Câmara também barrou a emenda que incluía na Constituição a doação de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais. O objetivo da proposta era evitar que o Supremo Tribunal Federal proíba o financiamento de empresas. Ela teve 264 votos a favor e 207 contra. No entanto, por se tratar de uma proposta que altera a Constituição, eram necessários 307 votos. “A Casa quer continuar como está. Está rejeitando mudanças. Acho que não vai passar nada. Não vai passar fim da reeleição, não vai passar coincidência eleitoral”, constatou Eduardo Cunha após as votações. "Vai cair a máscara daqueles que dizem que querem reforma política e não votam".
Herói ao salvar família de Angélica, piloto é afastado e fica desempregado

O piloto Osmar Frattini, 52 anos, chamado de herói após salvar os apresentadores globais Luciano Huck e Angélica, os três filhos do casal e duas babás, foi afastado do cargo pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Desempregado temporariamente, ele pode passar por dificuldades financeiras. Frattini precisar realizar exames para recuperar a carteira de saúde, que foi o documento suspenso após o pouso forçado na manhã de domingo em Campo Grande.

Conforme o piloto, é padrão da Anac suspender a carteira de saúde após situações como a que ele passou no domingo (24), quando o avião que ele pilotava, modelo EMB 821, conhecido pelo nome de Carajá, sofreu uma pane e ele precisou realizar um pouso de emergência.

“Agora eu preciso passar por uma bateria de exames, tudo de novo ”, contou. O problema é que os exames só podem ser realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo que a Anac deve marcar as datas, ou seja, ele ainda não sabe quando conseguirá voltar ao emprego. “Eles pagam a revalidação da carteira, mas como tenho que fazer tudo de novo, eu terei que pagar todos os exames”, comentou Frattini, sobre outros entraves.

Ele ainda explicou que não possui salário fixo, ganhando 10% sobre o valor pago pelo voo. “É difícil. É uma profissão sacrificada. Temos um gasto grande para ser piloto e somos mal remunerados”, analisou.

Osmar revelou que possui dois filhos, sendo que os dois estão em uma faculdade, sendo medicina e direito. Ele paga, em média, pela estadia da filha em Santa Catarina, onde cursa medicina, R$ 7 mil mensais, mas conseguiu um desconto pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Em Campo Grande tem um gasto médio de R$ 1,1 mil com a faculdade de direito. “Estou com dívidas, com o cartão de crédito quase estourando. Só eu trabalho em casa”, expôs o piloto, sobre a atual a situação, que pode ser agravar com o afastamento.

“Posso perder o FIES, caso fique com o nome sujo e não posso perder”, lamentou.

Pane – A família de Luciano Huck embarcou na cidade de Miranda, distante a 201 km de Capital, onde Angélica gravava cenas do programa “Estrelas”, com destino ao Aeroporto Internacional de Campo Grande. A 10 minutos de Campo Grande, uma luz amarela indicou que havia uma pane na bomba de combustível.

Imediatamente, o piloto mudou bomba de combustível, mas o problema persistiu. “Eu acredito que seja algo no filtro de combustível. Era um avião normal, revisado. Nós temos uma oficina própria”, analisou Osmar.

O avião começou a perder velocidade e altura rapidamente, então, para não se chocar contra morros que estava mais a frente, o piloto decidiu pousar na Fazenda Palmeira, na rodovia MS-080. “Não quis que isso acontecesse, não foi por minha culpa. Estou muito arrasado com a situação”, comentou Osmar sobre o seu primeiro acidente em 31 anos de experiência.

Sobre sua internação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário, o piloto se indignou com o descaso com a saúde. "Precicou o Luciano e o governador intervirem para que eu pudesse ser transferido para a Santa Casa", criticou Osmar.

Osmar ficou feliz em ter ajudado a família de apresentadores. “Fui totalmente amparado pelo Luciano. Ele me ligou várias vezes. Ele foi dez, foi um paizão”, finalizou.

Em entrevistas ontem, Luciano e Angélica elogiaram a atuação do piloto e destacaram a rapidez e a perícia do piloto, que evitou uma tragédia ao realizar o pouso forçado na fazenda.

Campo Grande News
Cientistas descobrem técnica para frear ou reverter o envelhecimento

Já pensou nunca ficar velho? Deixar rugas, cabelos brancos e outras marcas da idade de lado? Pois bem, a ciência deu um passo importantíssimo neste sentido, encontrando evidências sobre o envelhecimento que podem fazer com que ele seja evitado ou até revertido através de manipulações genéticas.

Os cientistas liderados pelo espanhol Juan Carlos Izpisua descobriram que o envelhecimento está diretamente ligado à epigenética, método que mostra informações às células sobre o que elas deve fazer com cada gene. Assim sendo, um método de edição da epigenética poderia fazer com que as informações passadas “não se desgastassem com o tempo”.

As primeiras pesquisas começaram em torno do desenvolvimento de equipamento tecnológico que possa combater a perda de informação epigenética. O objetivo da “edição” é ativar e desativar genes de modo que o envelhecimento possa ser freado. Para isso, o primeiro teste foi feito com um gene relativo à Síndrome de Werner, que causa envelhecimento precoce.

Os resultados dessa primeira edição mostraram que a Síndrome de Werner é causada por uma ruptura que é processo-chave para o envelhecimento, Com a manipulação epigenética, os cientistas tentam uma via de eliminar esse tipo de atividade e, assim, eliminar o envelhecimento. Um avanço nessa área é visto como crucial no processo de regeneração do organismo e sua perda de eficácia com o tempo.

Diferente do que se pode pensar, esse tipo de pesquisa não levará a uma eventual vida eterna das pessoas. Isso porque, com o passar do tempo, os próprios sistemas de reparação que seriam manipulados perdem sua eficácia. A tentativa, então, é muito mais focada ao combate de doenças como o câncer e de sintomas mais evidentes do envelhecimento. Segundo a equipe, o avanço seria crucial para dar uma vida saudável a qualquer pessoa até sua morte em um futuro próximo.

Yahoo
Marin e outros 5 dirigentes da Fifa são presos por corrupção
Marin e outros 5 dirigentes da Fifa são presos por corrupção
Foto: Ricardo Stuckert/ CBF
Ao menos seis dirigentes da Fifa foram presos pela polícia da Suíça, na madrugada desta terça-feira (27), acusados de corrupção. O departamento de Justiça americano, segundo o G1, confirmou que o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, está entre os detidos. Uma reportagem do The New York Times aponta que a ação foi promovida a pedido de autoridades americanas, que investigam a votação para a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). Em nota oficial, a Justiça suíça divulgou que os detidos são suspeitos de receber milhões de dólares em subornos e aguardarão processo de extradição para os EUA. Delegados de diversas federações de futebol participariam de um congresso da Fifa em Zurique nesta sexta-feira (29), em que o atual presidente da organização internacional, Joseph Blatter, buscaria seu quinto mandato. Fontes da Justiça dos EUA teriam dito ao jornal que 14 pessoas ligadas à entidade devem ser indiciadas por crimes como fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Entre os citados pelo jornal, além de Marin, estão Webb (Ilhas Cayman), vice-presidente da comissão executiva e presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol; Jack Warner (Trinidad e Tobago), ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Concacaf, acusado anteriormente de inúmeras violações éticas; Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas; Rafael Esquivel; Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol.
Deputados rejeitam sistema distrital misto
Deputados rejeitam sistema distrital misto
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 369 votos a 99 e 2 abstenções, a emenda do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) à PEC da reforma política (182/07) que propunha o sistema distrital misto. Segundo a emenda, votada na noite desta terça-feira (26), cada estado e o Distrito Federal seriam divididos em uma quantidade de distritos igual à metade das cadeiras a que cada bancada tem direito na Câmara dos Deputados. De acordo com a Agência Câmara Notícias, cada eleitor disporia de dois votos. Um poderia ser dado a candidatos distritais e outro a uma lista fechada do partido para todo o estado. Assim, metade da bancada de um estado seria eleita segundo os mais votados no sistema distrital e a outra metade pela lista. Os partidos não poderiam ser excluídos pelo chamado quociente de votação, um cálculo que, no sistema atual, impede o preenchimento de vagas por partidos que não tenham obtido um mínimo de votos. A emenda previa ainda que a lista dos partidos deveria ter alternância de gêneros, com um mínimo de 20% e um máximo de 80% de cada sexo. Em 2007, na votação do Projeto de Lei 1210/07, a Câmara rejeitou emenda semelhante a esta, proposta pelo DEM, PMDB, PT e PCdoB. Ela foi apoiada por 203 parlamentares e rejeitada por 240 deputados. Essa emenda propunha um sistema híbrido em que metade das vagas a que um partido teria direito no sistema proporcional ficaria com os candidatos mais votados individualmente pelo eleitor e outra metade obedeceria à ordem de uma lista partidária.
Conquista: mais de 15 mil doses de vacina são apreendidas
Conquista: mais de 15 mil doses de vacina são apreendidas
Foto: Divulgação/ Seagri

Mais de 15 mil doses de vacinas contra raiva foram apreendidas por acondicionamento irregular no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, durante uma fiscalização de rotina. Apresar de estarem dentro do prazo de validade, com vencimento até 2016, ficou constatado que as vacinas estavam congeladas, influenciando na resposta imunológica dos animais e não os protegendo contra a doença. A apreensão foi feita na primeira quinzena de maio, pela Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri). De acordo com a fiscal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) de Vitória da Conquista, Maria de Fátima Guimarães, a geladeira estava cheia e desregulada, criando uma placa de gelo no fundo. “Quando retirei as vacinas que estavam na frente, percebi que as do fundo estavam congeladas, quando deveriam ser conservadas sob refrigeração na temperatura entre 2º e 8º C”, contou a fiscal. As vacinas foram apreendidas após a constatação que de acondicionamento irregular e fora da temperatura, medidas com termômetro infravermelho, e foram lavrados os autos apreensão, notificação e de infração, de acordo legislação vigente. O proprietário da revenda alegou que o laboratório responsável pelas vacinas trocou o refrigerador recentemente. O diretor de defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, esclarece que a agência realiza periodicamente fiscalização nas revendas cadastradas para garantir a qualidade do armazenamento e validade das vacinas, com objetivo de manter a sua eficiência vacinal e o poder de imunização dos animais. “Realizamos ainda o levantamento do inventário das doses de vacina no Estado para que não haja o desabastecimento, sendo cadastrado no sistema informatizado da agência”, acrescentou Leal. Segundo o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, outras medidas administrativas deverão ser tomadas contra o Responsável Técnico da empresa, através do Conselho de Regional de Medicina Veterinária da Bahia, que também é co-responsável por preservar a qualidade das vacinas e medicamentos  vendidos ao produtor. O material apreendido foi encaminhado ao Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), em Salvador, para a devida destruição.
Senado aprova MP que muda regras no seguro-desemprego e abono salarial

O plenário do Senado aprovou, sem alterações em relação ao texto da Câmara, a Medida Provisória (MP) 665, que altera as regras para acesso do trabalhador ao seguro-desemprego, ao seguro-defeso e ao abono salarial. A matéria segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff. Em longa e apertada votação, com 39 votos favoráveis e 32 contrários, o governo conseguiu o apoio da maior parte de sua base para garantir que o texto fosse aprovado sem mudanças e não precisasse retornar para última análise dos deputados, o que poderia fazer com que a MP perdesse a validade por decurso de prazo.A maior polêmica em relação ao texto se deu em torno do artigo que traz as mudanças no abono salarial. Atualmente, o trabalhador que tiver trabalhado no ano anterior pelo menos 30 dias com carteira assinada e tiver recebido até dois salários-mínimos, tem direito ao abono de um salário-mínimo. As novas regras aprovadas pelo Congresso estabelecem que ele terá que ter trabalhado pelo menos 90 dias no ano anterior e receberá o benefício proporcionalmente ao tempo trabalhado. Assim, ele receberá um doze avos do salário-mínimo por cada mês trabalhado, conforme as regras que valem para o pagamento de 13º salário. *Informações da Agência Brasil.
Três assaltantes morrem em confronto com a polícia de Ibicaraí

                      Assaltantes estavam em um carro com placa de Itapebi.(Foto:Plantão Itabuna)

Após assaltos na região de Camacan, e com um carro roubado naquela cidade (Fiesta preto NTL-3068, de Itapebí), três criminosos fugiram para Ibicaraí, onde praticaram mais um assalto a um mercado do distrito de Saloméia. A polícia de Ibicaraí, alertada pela de Camacan, entrou em ação. Surpreendidos na BR-415, os assaltantes não atenderam a voz de rendição e atiraram. Resumo; foram mortos, após o veículo se acidentar. Três armas foram apreendidas. Eles ainda foram levados para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos, morrendo minutos após. Os corpos, ainda não identificados (apenas apelidos de dois: Leléu e Pôco), deverão ser transladados para o DPT de Itabuna. *Informações do Plantão Itabuna.
Regra da proporcionalidade continuará valendo para eleições de deputados e vereadores
Deputados rejeitam a adoção do sistema eleitoral chamado  (foto Wilson Dias/Agência Brasil)
Deputados rejeitam a adoção do sistema eleitoral chamado ( Wilson Dias/Agência Brasil)
O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta terça-feira (26/5), durante a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/2007, que trata da reforma política, por 210 votos a favor, 267 contra e 5 abstenções a adoção do sistema eleitoral chamado distritão, fórmula em que seriam eleitos os candidatos mais votados em cada estado ou município. Pelo texto do relator da  PEC, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a adoção do distritão seria para as eleições de vereadores, deputados estaduais e federais. Se ele tivesse sido aprovado acabaria o atual sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil para as eleições de vereadores e de deputados. A proposta do distritão vinha sendo defendida pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e pela bancada do seu partido. Com a rejeição das propostas de mudanças do sistema eleitoral, permanecem as regras atuais da proporcionalidade para as eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. (Agência Brasil)
TJ-BA determina anulação de sentença de devolução de crianças de Monte Santo
TJ-BA determina anulação de sentença de devolução de crianças de Monte Santo
Silvânia, mãe biológica das crianças adotadas | Foto: Reprodução
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) determinou nesta terça-feira (26), por unanimidade, que seja anulada a sentença que havia determinado à devolução das crianças de Monte Santo à família biológica. Os desembargadores do TJ-BA deram provimento às duas apelações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da advogada das famílias adotivas paulistas de Campinas e Indaiatuba com o objetivo de anular sentença de adoção. O caso teve ampla repercussão após reportagem do programa Fantástico, que sugeriu que as crianças foram retiradas da família pela Justiça para o processo de adoção. A guarda provisória das cinco crianças retiradas dos pais biológicos no município de Monte Santo foi revogada pelo juiz da comarca, Luís Roberto Cappio, em novembro de 2013. Em razão da concessão da guarda provisória, Cappio respondeu a um processo que questionava sua sanidade mental, arquivado pelo TJ-BA. Com a decisão da 2ª Câmara Cível, a advogada das famílias adotivas poderá entrar com novo pedido de adoção. 
Agentes Penitenciários baianos anunciam paralisação de atividades
A greve foi oficialmente comunicada pelo Sindicato  da categoria (foto reprodução)
A greve foi oficialmente comunicada pelo Sindicato da categoria (foto reprodução)
Agentes penitenciários do Estado da Bahia decidiram em assembleia paralisarem as atividades nesta quarta-feira (27/5) sem prazo previsto para retornarem ao trabalho. Eles estão reivindicando atendimento a uma extensa lista que inclui  a efetivação do concurso público, celeridade na criação da lei orgânica, aposentadoria especial, porte de armas, escolta e custódia, rediscussão da gratificação por condições especiais de trabalho (CET), auxílio alimentação, convênio de cooperação técnica entre Seap e Uneb, capacitação continuada, horas excedentes, verba própria e suficiente para cada unidade prisional, adicional de insalubridade, auxílio fardamento, pagamento de horas extras, aparelhamento das unidades, GEOP: legalização e aparelhamento do Grupo Especial de Operações Prisionais (GEOP), reforma em toda estrutura das unidades prisionais, criação de uma central de operações do sistema prisional, o fim do controle dos traficantes nas unidades, reajuste salarial, revisão no valor do auxílio transporte, fim da contratação via Regime Especial de Direito Administrativo-REDA, fim da militarização, progressão na carreira. Com a greve dos agentes penitenciários baianos, atividades dos custodiados como banho de sol, fornecimento de alimentação, medicamentos de uso contínuo aos custodiados, atendimento médico emergencial, cumprimento de alvará de soltura e ocupação dos postos de serviços serão mantidas.
Alagoano de 14 anos cria aplicativo e fatura cerca de R$ 100 mil por mês

Tem gente que começa a ganhar dinheiro bem antes de entrar na universidade. É o caso do David Braga, de 14 anos, que inventou um aplicativo para vender material escolar na internet. David faz as mesmas coisas que muitas crianças e adolescentes: divide o tempo entre o lazer e os estudos. A diferença é que ele também trabalha. O garoto é um empreendedor precoce, e a criação dele fatura R$ 100 mil por mês.

O adolescente criou um aplicativo que agiliza a compra de material escolar sem precisar ir à livraria. Basta preencher os campos com o nome do colégio e a série do aluno que todos os itens aparecem assinalados. "É muito simples: é uma lógica invertida de e-commerce (comércio eletrônico), onde as pessoas entram lá e vai estar tudo selecionado. Por isso, a lógica invertida. Então o que ela já tem, apenas 'desseleciona'", diz o empreendedor David Braga.

A compra do material leva menos de cinco minutos. A startup tem quase três mil clientes cadastrados só em Alagoas."Na hora de comprar um material escolar, dá um certo estresse, né? E ele fez uma coisa muito bem-feita, com opção de escolha de capa de caderno, de tipo de borracha. Então achei muito interessante e que vale muito a pena", afirma a empresária Carla Simões.

O dinheiro é rigorosamente controlado pelos pais, e a renda é quase toda revertida para investimentos futuros. "O plano é todo para reinvestir no próprio negócio dele e no material de trabalho que ele investe", disse a mãe do adolescente, a empresária Cristiana Peixoto Braga.

Um especialista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) dá dicas de como os pais devem agir quando percebem a vocação dos filhos para o empreendedorismo. "Transformar essa ideia de negócio em um modelo de negócio e em um plano de negócio com orientação técnica e empresarial. Mas mais uma vez investindo nas relações humanas dentro da família. Explorar a ideia de negócio, e não a criança como um negócio", aconselha o especialista em empreendedorismo, Marcos Alencar.

"Eu brinco, eu bagunço, eu paquero, namoro, faço de tudo que um adolescente e uma criança normal faz. E ainda dá tempo para empreender. Você vai falhar várias vezes, mas não desista, você consegue", finaliza David Braga.

G1
A partir de 2016, inscrição no Fies dependerá exclusivamente do Enem

A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o que determina portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26). Segundo o texto, que altera norma de 2010, estão mantidas as exigências estabelecidas pelo MEC no fim do ano passado para inscrição no Fies. Ou seja, os candidatos ao financiamento devem registrar "média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos" e "nota na redação do Enem diferente de zero". A portaria desta terça-feira ainda revoga trecho da norma anterior que dispensava da exigência do Enem professores da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Também foi revogado o parágrafo que determinava ao candidato ao Fies que tivesse concluído o ensino médio antes de 2010 comprovar essa condição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. *Informações do Uol.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

TREINAMENTO DE MAQUIAGEM ATRAIU MULHERES EM BUSCA DA BELEZA





A Secretaria de Assistência Social, o Cras e os estagiários de Psicologia realizaram o treinamento de maquiagem. Pessoas preocupadas com a estética e a beleza facial foram até o núcleo de desenvolvimento social, aprimorar as técnicas e claro dar um novo visual à fisionomia.

O treinamento foi orientado pelo Psicólogo "Luis Mário", com participação dos estagiários de psicologia e a coordenação de Valdirene.As mulheres marcaram presença e ficaram satisfeitas com a nova imagem do rosto.
Inscrições para Enem começam nesta segunda
Inscrições para Enem começam nesta segunda
Foto: Reprodução
Aqueles que tiverem interesse em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (25). Segundo o Ministério da Educação (MEC), a previsão é de que o cadastro comece por volta das 10h, no site do Inep, e se encerre no dia 5 de junho. A inscrição só estará “confirmada” após o pagamento da taxa de R$ 63 até o dia 10 de junho – com exceção de alunos que cursam o último ano do ensino médio na rede pública, que estão automaticamente isentos, e daqueles que comprovarem carência ao Inep. Neste ano, o exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. O edital da prova está disponível para download.
Padre diz não acreditar na existência do diabo
Padre Carlos Vianey,  diz  que “O único diabo que faz medo à gente é o ser humano" (foto reprodução)
Carlos Vianey, diz  “O único diabo que faz medo à gente é o ser humano” (foto reprodução)
Ao completar 32 anos de ordenação sacerdotal, o padre Carlos Vianey, que é capelão da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, afirmou: “O diabo não existe”. De acordo com ele, o único diabo que existe é o ser humano falso, hipócrita e mentiroso e que usa a ignorância das pessoas para tirar proveito. Eu não acredito que exista satanás, senão ele é outro deus. Ele é eterno, nunca morre? Só um é eterno”, afirmou.  O padre disse ainda que o mundo está ficando materialista e que as religiões não estão correspondendo o avanço da ciência, o avanço do conhecimento, para dar o testemunho da finalidade da sua presença.
Ele defendeu o respeito a todas as religiões. “Não precisa misturar religião, destruir para ficar uma só. Cada religião tem que ter respeito à outra, pois se Deus é o ser supremo do universo, ele é infinito. Cada um tem sua maneira de ter sua impressão a respeito dele. Eu digo sempre às pessoas: a religião mais importante é ter caráter, dignidade, seriedade e ter respeito”, destacou. O ecumenismo, de acordo com o padre Carlos Vianey, é a maior prova do seguimento do mandamento de Jesus: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. “As pessoas devem viver a religião respeitando a do outro e nessa onda que o mundo está hoje com drogas e tantas desonestidades, as religiões deveriam ter periodicamente uma reunião e traçar um trabalho comum para a gente salvar a humanidade dessas coisas. Não precisa você considerar errada a doutrina e o conceito da outra religião, apenas respeitar”, afirmou.
Votação de medidas provisórias mobiliza Senado esta semana, Fator Previdenciário deve ser votado
Votação de medidas provisórias mobiliza Senado esta semana
Foto: Agência Brasil
O Senado deverá votar esta semana três medidas provisórias que tratam do ajuste fiscal do governo e que vencerão no dia 1º de junho. Um dos textos, a MP 664, trata originalmente de mudanças nas regras para acesso dos trabalhadores à pensão por morte. No entanto, as principais discussões sobre a medida mudaram de foco depois que a Câmara dos Deputados incluiu nela uma emenda que altera o cálculo do fator previdenciário. De acordo com a Agência Brasil, atualmente, o fator incide para reduzir as aposentadorias pagas pela Previdência Social quando as pessoas param de trabalhar antes da idade prevista – 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Mesmo que já tenham cumprido o tempo mínimo de contribuição de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, se não tiver atingido a idade, o benefício é reduzido. A emenda estabelecida pela Câmara determina que seja aplicado um novo cálculo, no qual a soma da idade com o tempo de contribuição deverá ser 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. Assim, uma mulher que tenha 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, poderá se aposentar recebendo integralmente o valor do seu salário, obedecido o teto de R$ 4.663 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já os homens se aposentarão com o valor integral se trabalharem 35 anos, atingindo a idade de 60 anos. Como a MP perderá a validade por decurso de prazo se não for votada até o dia 1º, e se for alterada ainda precisará voltar para a Câmara, o governo acertou com os líderes da base aliada que ela será aprovada do jeito que está, inclusive com a emenda.


Foto:  André Correa/ Divulgação
No entanto, ao longo das últimas semanas, representantes do governo se manifestaram contrários à emenda que trata do fator previdenciário. O último cálculo do Ministério da Previdência, de 2012, estimava que o fim do fator pode gerar um impacto de até R$ 40 bilhões em dez anos. Por isso, apesar do acordo para que a MP 664 seja votada do jeito que está, não há compromisso da presidenta Dilma Rousseff de que o texto será sancionado integralmente. A avaliação entre membros da própria base alida, no entanto, é a de que, se a presidenta vetar a emenda, sofrerá nova derrota quando o veto for votado em sessão do Congresso Nacional. “Se ela não quiser experimentar uma segunda derrota, ela que não vete. Porque vai ser acachapante”, afirmou o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Segundo ele, no Senado, já estão garantidos pelo menos 42 votos para derrubar o veto, caso isso ocorra. São necessários 41 votos no Senado e 257 na Câmara. Para o senador baiano, o governo falhou nas negociações com a Câmara antes da aprovação da emenda e sabia que a medida seria aprovada. Mesmo assim, não conversou com os relatores da medida provisória e não conseguiu evitar a modificação. “Não faltou previsão não, eu acho que sobrou soberba”, definiu. “O governo não quis nem discutir esse assunto. Não sei onde eles estavam lastreados de achar que isso [a medida provisória] podia passar sem essas coisas [alterações como a mudança do fator previdenciário]. Faltou um observador com política na cabeça".(BN)
Presidente do Sindimed reprova Consórcios de saúde: “Não vão resolver nada”
Médico José Magalhães diz que consórcios não vão resolver o problema da saúde na Bahia (foto reprodução)
Médico José Magalhães disparou contra os prefeitos, “eles querem tudo dado” (reprodução)
Os Consórcios de Saúde inseridos no programa da Secretaria de Saúde do Estado, como a principal alternativa apresentada pelo atual governo de reverter as dificuldades do setor enfrentadas pelas populações dos municípios do interior, nos quais estão sendo propostas as construções de 27 Policlínicas em cidades de maior convergência nos territórios de identidade baianos, “não suprirão a demanda da oferta de serviços do setor no interior do estado devido a falta de vontade política dos prefeitos”, na avaliação do presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), em entrevista exclusiva que concedeu ao site Bocão News, em Salvador.  Médico ginecologista e obstetra com mais de 27 anos de atuação, Magalhães criticou na entrevista a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), que segundo ele, emperra em pontos de gerência e na falta de dinheiro. Magalhães afirma que a saúde na Bahia está longe de ser a ideal. “Essa história de consórcio, não vai resolver o problema. Infelizmente, essa é uma realidade que eu estou vendo. […] Eu conheço muito bem a realidade da saúde no interior da Bahia.
Prefeitos dos vales Jiquiriçá e Médio Rio das Contas foram os primeiros a entregar o protocolo de intenções do Consórcio ao governo
Prefeitos dos vales Jiquiriçá e Médio Rio das Contas foram os primeiros a entregar o protocolo de intenções do Consórcio de Saúde ao governo do estado
Mais adiante na entrevista, o presidente do Sindimed, José Magalhães, alfineta os prefeitos, “nenhum deles querem ver saúde de qualidade. Eu não conheço um que tenha feito um investimento para querer uma saúde de qualidade, eles querem tudo dado”, disparou. Citou como exemplo o programa Mais Médicos, do governo federal, que levou muitos prefeitos a dispensarem profissionais que eram contratados das administrações municipais. “Nós precisamos que o político mude seu paradigma em relação à saúde, saía desse discurso de querer tirar proveito e tenha efetivamente uma mudança de atitude”, argumenta. Para ele, a solução para os problemas atuais é a criação de carreira de estado na saúde, como existe no Judiciário. Durante a entrevista ao Bocão News, José Magalhães falou também da violência a qual muitos profissionais da saúde estão expostos, da situação de hospitais públicos baianos, das consequências do fechamento do Hospital Espanhol, criticou o aumento de escolas de medicina no país e apontou os desafios que o Sindimed ainda tem pela frente no papel de representatividade da categoria médica baiana.(jequiereporter)