segunda-feira, 2 de março de 2015

Memória: Quatro aspectos da praça Ruy Barbosa em Jequié
Aspecto atual da principal praça pública da cidade (foto reprodução)
Aspecto atual da principal praça pública da cidade (foto reprodução)
A Praça Rui Barbosa, no centro da cidade é uma espécie de “cartão postal” de Jequié. A mais recente transformação sofrida em sua estrutura arquitetônica, foi iniciada a partir do ano de 2006, na gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro, inaugurada em 2008. A praça onde esteve instalada a feira livre da cidade, se constitui praticamente no roteiro obrigatório das pessoas que moram ou visitam a cidade.
Um dos aspectos da construção da antiga praça (foto reprodução)
Um dos aspectos da construção da antiga praça (foto reprodução)
Após sobreviver a enchente de 1914, que destruiu quase que totalmente a cidade de Jequié, o centro comercial da cidade voltou a ser erguido na Praça Rui Barbosa, que recebeu um projeto de arborização, concentrando no seu entorno as primeiras agências bancárias e estabelecimentos comerciais que funcionavam na cidade.
A partir da década de 1950 a Praça ganhou força como centro comercial da cidade
A partir da década de 1950 a Praça ganhou força como centro comercial da cidade
Na década de 1950 a Praça Rui Barbosa já tinha assegurado o status de local que reunia a base do movimento comercial da cidade,no qual se concentravam os primeiros “veículos de aluguel”, atuais táxis, e hotéis. Na imagem acima, verifica-se ao fundo a Catedral de Santo Antonio e os prédios onde funcionaram as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Na década de 1960 uma das mais "ousadas" reformas da praça para a época
Na década de 1960 uma das mais “ousadas” reformas da praça para a época
Na década de 1960, o então prefeito Waldomiro Borges de Souza, promoveu uma das mais acentuadas reformas na praça Rui Barbosa, com a instalação de novos sistemas de luminárias, duas fontes luminosas, coreto e bancos. Também passava a fazer parte desse projeto o “Belvedere Geminiano Saback”, onde foi instalado o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros urbanos, substituindo o antigo “Colarinho de Saback”, local que durante muitos anos serviu para instalações temporárias de circos, parque de diversões e área de lazer.  A transformação permaneceu por muito tempo, apesar de a partir da década de 1970, passar por várias alterações. O coreto foi demolido, as fontes luminosas foram aterradas dando lugar a jardineiras, dentre outras mudanças.(jequiereporter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário