segunda-feira, 31 de março de 2014

REPERCUTIU BEM INÍCIO DE CALÇAMENTOS EM AIQUARA

 


No ultimo sábado, 29, o prefeito Tico acompanhado do vice Beto assinou ordem de serviço para calçamento da Avenida Jonival Lucas e recuperação de todas as ruas da cidade onde reparos sejam necessários. Com presença de autoridades e a comunidade, Tico autorizou o início das obras, que ainda na manhã de sábado já avançava retirando o calçamento velho e preparando para a nova pavimentação. Centena de empregos serão gerados direta e indiretamente, o comércio local está percebendo a importância da gestão comprometida, serão mais de R$ 450.000,00 ( quatrocentos e cinquenta mil ) investidos; e boa parte desse dinheiro circulando entre trabalhadores, restaurantes, supermercados, hotéis, combustíveis e demais serviços. 
Desde o início da gestão Tico mantém os salários em dia, pagando em algumas vezes antecipado, tem realizado todos os serviços necessários à comunidade e por isso é sempre bem recebido por onde passa. 
O calçamento foi prometido pelo gestor desde a época da campanha eleitoral e agora virou realidade, um detalhe, sem dinheiro do estado ou federal, tudo feito com recursos próprios; mostrando equilíbrio e respeito com o dinheiro público. 
Percebe-se na cidade desde sábado, que o conceito de avaliação da gestão de Tico aumentou ainda mais, o povo acredita que o prefeito vem mesmo forte em suas ações. Esse será um ano de grandes surpresas, garantiu Tico.
AIQUARA GOLEOU BARRA DO ROCHA POR 4X0

Aiquara goleou Barra do Rocha por 4X0.

No primeiro jogo da rodada dupla, a Seleção de Aiquara goleou a Seleção de Barra do Rocha por 4 X 0, com gols de Silas, Caio, Eliomar e Carlos Daniel. Essa foi a segunda derrota sofrida por Barra do Rocha, que no jogo anterior perdeu para Itagibá por 4 X 1, acumulando dessa forma a defesa mais vazada da competição. Aiquara só precisa de um empate no domingo dia 13 contra Itagibá para passar para a próxima fase da competição.
A Copa Manassés de futebol de base, categoria sub 16 vem sendo disputada no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú, reunindo oito equipes em dois grupos. No Grupo A, estão os times da Doce Mel (base), Itagibá, Aiquara e Barra do Rocha, já o Grupo B é formado pela Doce mel (Escolinha de Biléu), Cruzeiro de Jequié, Wenceslau Guimarães e Ibirataia.

Na outra partida Itagibá perdeu, por 1 X 0 para a Doce Mel ( Ipiau ), gol de Emerson aos 39  minutos de segundo tempo, o time A da Doce Mel carimbou o seu passaporte para a segunda fase da Taça Manassés. trechos extraídos do  (Giro/ José Américo Castro).   
No jogo em Jitauna entre as seleções de Aiquara e Santa Terezinha, o placar foi 1x1.
Movimento Emancipa Brasil propõe fechamento de rodovias na segunda, 31
BR-116 no Entroncamento de Jaguaquara é um dos trechos com previsão de fechamento (foto blog Piropinho)
BR-116 no Entroncamento de Jaguaquara é um dos trechos com previsão de fechamento (foto blog Piropinho)
Integrantes e simpatizantes do Movimento Emancipa Brasil que defende a derrubada do veto 47/2013, da presidente Dilma Rousseff, que trata da proposta de desmembramento de vários distritos brasileiros para a criação de novos municípios tem programada uma manifestação em várias regiões do Brasil, no qual está sendo proposto o fechamento de trechos de rodovias federais. No último dia 18 de março, representantes do movimento se deslocaram até Brasil na expectativa de que no Congresso Nacional fosse colocado em pauta e derrubado o veto, mas, um acordo de lideranças decidiu pelo adiamento da matéria, para o dia 15 de abril. A manifestação de segunda-feira (31) foi aprovada como uma forma de pressionar os congressistas e demonstrar a força do movimento tendo como slogan “Emancipalistas Unidos Vamos Parar o Brasil”.
Senado terá sessão especial para marcar os 50 anos do golpe de 1964
Tanques em frente ao Congresso, no tumultuado ano de 1964 (foto reprodução)
Tanques em frente ao Congresso, no tumultuado ano de 1964 (foto reprodução)
O Senado Federal promove, nesta segunda-feira (3/03), a partir de 11h, sessão especial para lembrar os 50 anos do golpe de 1964. O pedido para a sessão foi feito pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), ele próprio vítima dos anos de chumbo. Segundo o senador, é preciso que os fatos acontecidos há meio século sejam lembrados e repudiados, “para que os jovens nascidos na democracia conheçam a história do seu país e contribuam para o aperfeiçoamento dela”. Os 21 anos de poder militar, iniciados em 31 de março de 1964, foram marcados por violência, cassação de direitos políticos, censura, repressão e suspensão das eleições diretas para presidente da República e governadores de estado. O golpe, que não foi apenas militar, mas tramado também por setores da sociedade civil, começou a ser desenhado em 1961, com a instabilidade decorrente da renúncia do presidente Jânio Quadros. Havia nos setores mais conservadores da sociedade, incluindo uma parcela dos militares, o temor de que a posse do então vice-presidente João Goulart empurrasse o Brasil rumo ao socialismo. Uma saída para o impasse político foi a implantação do parlamentarismo, entre 1961 e 1962. O regime presidencialista foi retomado em 1963, após um plebiscito. Leia mais no site da Agência Senado
Otto deixa Infraestrutura. Rui deixa a Casa Civil hoje dia 31
Rui Costa e Otto Alencar deixam secretarias estaduais
Rui Costa e Otto Alencar deixam secretarias estaduais
O ex-chefe de gabinete da secretaria estadual de Infraestrutura Marcus Vinícius Foltz Cavalcanti, é o novo secretário de Infraestrutura, em substituição ao vice-governador Otto Alencar (PSD), que concorre a vaga no Senado Federal. Os decretos de exonerações e posses foram publicados no Diário Oficial do Estado, edição de sábado (29). O pré-candidato ao governo do Estado, Rui Costa (PT), foi exonerado de diversos conselhos, comitês, comissões e grupos dos quais era integrante, na condição de representante da Casa Civil mas,  a sua exoneração do cargo de secretário deverá acontecer no início da semana devendo em seguida retomar o seu mandato de deputado federal.  O novo secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti é irmão do Promotor de Justiça em Jequié, Maurício Cavalcanti.(jequiereporter)
Duas pessoas assassinadas em Jequié no sábado, 29
Homicídios
Duas mortes foram registradas pela polícia no sábado (29/03) em Jequié. Na Rua Café Filho, bairro Mandacaru, Eduardo Gonçalves Argolo, foi morto a tiros. Na Avenida Vovó Camila, próximo ao Sítio do Dan, por volta das 5h36  foi encontrado o corpo de Alan Araújo Dias, 20 anos, residente na Rua Felicíssimo J. Silva, bairro Jequiezinho. Ele foi  alvejado com dois  tiros de revólver calibre 32. à altura dos ombros. Ao lado do corpo foi encontrada uma carteira com R$ 10 e uma chave de residência. Nenhum suspeito dos dois crimes foi preso.(jequiereporter)
Carandiru: última etapa do julgamento começa nesta segunda; quinze PMs são ouvidos
Carandiru: última etapa do julgamento começa nesta segunda; quinze PMs são ouvidos
Foto: Divulgação
Com 58 policiais já condenados, o julgamento do massacre do Carandiru continuará nesta segunda-feira (31) no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, a partir da 9h, pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo. Esta será a última etapa da análise judicial do caso, com 15 policiais do Comando de Operações Especiais como réus, pela morte de oito presos do quarto andar da Casa de Detenção do Carandiru, hoje desativada. Além dos assassinatos, eles serão julgados também por duas tentativas de homicídio. Por conta da grande quantidade de acusados e vítimas, o julgamento do massacre, fruto de uma operação policial para conter uma rebelião que resultou na morte de 111 detentos, dia 2 de outubro de 1992, foi desmembrado. No início da sessão desta segunda, serão sorteadas sete pessoas para compor o Conselho de Sentença. Na sequência, serão ouvidas seis testemunhas de acusação e cinco de defesa e os quinze réus.(bahianoticias)
JEQUIÉ: Professores vão parar na 4ª e prometem protesto na porta da prefeitura
Nada é tão ruim que não possa piorar. A administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira volta a sofrer pressão de importante parcela da sociedade, representada pelo setor da educação municipal. Os professores da rede municipal de Jequié decidiram, em assembleia geral realizada na Casa da Cultura, na sexta-feira, 28/03/14, realizar uma paralisação de advertência na próxima quarta-feira, dia 2 de abril. O protesto é contra a falta de resposta do governo às reivindicações da categoria, que está em campanha salarial. Da programação consta manifestação na porta da prefeitura, logo bem cedo, às 8 horas. Pelo que foi colocado na assembleia, a insatisfação dos trabalhadores é geral. Em relação a campanha salarial, já foram realizadas quatro audiências de janeiro deste ano para cá, contudo, sem avanços, em especial quanto a garantia de pagamento do percentual do Piso do Magistério, de 8,32% conforme indicação do Ministério da Educação. A direção da APLB espera ser atendida diretamente pela prefeita Tânia Brito na quarta e já anunciou que haverá nova assembleia no dia 7.(jequieregiao)
Estudantes da UFBa protestam pelo assassinato de colega
Estudantes protestando em Salvador (foto reprodução)
Estudantes protestando em Salvador (foto reprodução)
Estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e amigos de Charles Müller Silva dos Santos, 21 anos, realizaram na manhã de sábado (29/03) um protesto por conta da morte do aluno da instituição, morto durante assalto na noite da última sexta-feira (28), em Salvador. Eles saíram da Avenida Anita Garibaldi, local onde a vítima foi baleada na cabela, e seguiram em direção a Aveida Adhemar de Barros. Charles estava em frente a Residência Universitária Estudante Frederico Perez Rodrigues Lima aguardando uma amiga. Eles contaram que o colega foi abordado por dois homens que desceram de um táxi. “Provavelmente ele resistiu ao assalto e os bandidos atiraram na cabeça dele.  Deixaram o corpo e saíram com o carro”. Os manifestantes  gritavam “Charles morreu. A culpa é do estado que desapareceu”. 
Após coleta de sangue recém nascido teve o risco de amputação do braço em Jequié
Situação que ficou o braço do bebê (foto reprodução)
Situação que ficou o braço do bebê (foto reprodução)
Um bebê  que nasceu no Hospital Santa Casa São Judas Tadeu, em Jequié por pouco teve  o braço esquerdo amputado decorrência de um suposto erro no momento da coleta de sangue. De acordo com informações divulgadas pelo Blog Junior Mascote,  funcionário  do Laboratório Diagnóstica, teria ido até a Santa Casa na quarta feira (26/03) coletar o sangue do bebê e depois de realizar o procedimento teria deixado o garrote (borracha utilizada para comprimir o braço) amarrado no braço, puxaram a roupa do recém nascido sem que tenha sido observado. “No dia seguinte (quinta feira) quando a mãe Daniela Novaes tirou a roupinha do bebê para dar banho percebeu o que estava acontecendo, o braço já estava roxo, foi pedida uma transferência para o a cidade de Itabuna onde foi realizada uma intervenção não ocorrendo a amputação”. Ainda de acordo com o blog que levantou a denúncia, o vereador Soldado Gilvan (PTdoB) teria revelado pretensão de dar entrada com uma representação no Ministério Público contra o HSJT e o laboratório  Diagnóstica. As duas entidades citadas, procuradas pela reportagem do Blog Júnior Mascote no sábado (29) ainda não haviam dado explicações sobre o ocorrido.
Empossado novo comandante do 19º BPM
Empossado o novo comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, major Santana - Ricardo César Santana - 46 anos. A solenidade foi realizada no início da noite de sexta-feira, 28/03/2014 e contou com a presença do comandante-geral da Policia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, e outras autoridades. Com o discurso de continuidade ao trabalho do seu antecessor, o tenente-coronel Serpa, o novo comandante sabe que terá a árdua missão de proteger a sociedade da onda de ataques que vem ocorrendo nos últimos tempos, com explosões a terminais bancários, como o registrado em Lafaiete Coutinho. Além disso, terá de atuar firmemente no combate ao tráfico de drogas, um das principais preocupações da população. A chegada do major Santana foi marcada com uma mudança importante, a substituição do subcomandante, major Silvério pelo major Ubirajara.(jequieeregiao)

Imagem: Clique Informativo.
Portadora de deficiência física reclama da dificuldade em retirar CNH em Ipiaú e região

As dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência física na região não se restringem, em virtude da falta de acessibilidade, às calçadas. Os cadeirantes do município vivenciam as barreiras de locomoção também no que se refere a conduzir um automóvel. Isso porque não há autoescola na região que ofereça suporte no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para deficientes. A portadora de deficiência física Anelise Alves Belusso, 25, enviou um e-mail para nossa redação, no qual, ela conta que teve que viajar à Salvador para renovar a habilitação, que foi retirada em outro estado. Segue na íntegra a reclamação da jovem.  "As várias Auto-Escolas em Ipiaú e cidades próximas como Jequié, Itabuna e Ilhéus, não atendem PCD - Pessoa com Deficiência. Obrigando- os a se deslocarem até Salvador para poder tirar ou renovar  a sua Carteira Nacional de Habilitação - CNH, o que é um absurdo tendo em vista os enormes gastos financeiros e de tempo para quem precisa cumprir essa maratona. Num país onde 24% da população possui alguma deficiência (de acordo com o IBGE), o assunto sobre inclusão social não poderia ser mais falado, principalmente diante das próximas eleições que estão por vir. Políticos de todos os partidos já se atentaram para isso e começam a fazer promessas de melhor calçamento em ruas e melhores adaptações em escolas e outros locais públicos. Além das leis que já existem como a cota de 5% exigida para a contratação de PcD's nas empresas privadas, vestibulares e concursos públicos. Mas o que muitos não sabem é que inclusão social vai muito além de uma rampa nas calçadas da vida. Trata-se principalmente de respeito, dignidade e igualdade. Pois ninguém sabe o dia de amanhã." Anelise é paraense, mas mora atualmente em Ipiaú. Ela teve uma das pernas amputadas devido a um câncer Osteossarcoma no fêmur esquerdo aos 10 anos de idade. (giroemipiau)
Rompimento de barragem no Amapá mata quatro pessoas; outras quatro estão desaparecidas
Rompimento de barragem no Amapá mata quatro pessoas; outras quatro estão desaparecidas
Foto: Divulgação/TCE
Quatro pessoas morreram após a barragem da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Laranjal do Jarí, no Amapá, romper, por volta das 3 horas deste sábado (29). A informação é da Secretaria de Comunicação do Amapá. Até a noite de ontem, havia a confirmação de onze desaparecidos – o número caiu para quatro. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros realizam buscas no local para localizar os trabalhadores. O acidente ocorreu após o rompimento de uma braçadeira do trecho da barragem de desvio do rio. Segundo o governo do Amapá, as águas são de uma barragem secundária e não atingiram moradias, que estão distantes da área afetada. O governador Camilo Capiberibe, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Miguel do Rosário, e o secretário da Indústria e Mineração, José Reinaldo, estão no município para acompanhar o serviço e tomar as medidas necessárias. A usina começou a ser construída pelo grupo EDP em 2011 e tem previsão de entrar em funcionamento em 2016. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Técnico-Científica do Amapá e pelo Corpo de Bombeiros. Com informações da Agência Brasil.

sábado, 29 de março de 2014

TICO AUTORIZOU CALÇAMENTO DA AVENIDA JONIVAL LUCAS E OUTRAS RUAS DA CIDADE , OBRA DE MAIS DE 450 MIL REAIS SERÁ FEITA COM RECURSOS PRÓPRIOS








Aiquara viveu neste sábado um dia de grande comemoração. A cidade parou pra ver as máquinas trabalhando nesta tão esperada obra, o calçamento da Avenida Jonival Lucas, umas das principais vias comerciais da cidade. 
O prefeito Tico, acompanhado do vice prefeito Beto, ex-prefeito Manoelito, vereadores Leandro Barros e Pedro Celson, diretor de obras Julhão, chefe da iluminação Tal, a presidente do sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar Adilúzia, ex-vereador Jaburú, amigos e a comunidade, fez grande festa para anunciar a assinatura da ordem de serviço no valor de RS 457.000,00 para calçamento e recuperação de todas as ruas de Aiquara. O serviço de calçamento começa na entrada da fazenda do srº Etelvino e vai terminar quando todas as ruas tiverem com o calçamento totalmente recuperado. A comunidade aprovou a atitude de Tico e parabenizou o prefeito pela competência frente ao município. Tico disse que tem surpresas para anunciar em 12 de abril, aniversário da cidade, segundo o gestor, 2014 será um ano de grandes conquistas.
TIMES DE AIQUARA DISPUTAM COMPETIÇÕES NESTE DOMINGO NA REGIÃO

As equipes de Aiquara viajam neste domingo a tarde para duas cidades da região levando a tradição do futebol campeão. Os times aiquarenses costumam chegar em decisões e ganhar títulos, dificilmente nossas equipes são eliminadas em primeira fase das competições.
Mantendo o bom nível de sempre dois times viajam para disputar as partidas em Ipiaú e Jitaúna, ambas no mesmo horário, 13:30.

Em Jitaúna, pelo campeonato de seleções ( adulto )

Aiquara x Santa Teresinha ( estádio Antonio Carlos Magalhães )

Em Ipiaú, pelo campeonato sub 16.

Aiquara x Barra do Rocha ( estádio Pedro Caetano )
COLÉGIO AMÉRICO SOUTO REALIZOU A SEXTA CULTURAL

A equipe do CMAS realizou com sucesso a programação da Sexta Cultural. O evento teve o comando da diretora Miriam, dos vices Samuel e Valdeci e do coordenador pedagógico Delmar. Com a participação de alunos e professores, a Sexta Cultural foi um sucesso. 
Poesia, dança, musica, capoeira e diversas formas de arte foram apresentadas no palco do colégio que teve até o professor Hamilton dançando Michael Jackson. A manhã de sexta foi animada, breve a programação da tarde e noite. Acompanhe imagens da Sexta Cultural.























COMEÇAM A CHEGAR AS MÁQUINAS PARA PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA JONIVAL LUCAS

O prefeito Tico acaba de anunciar a chegada das máquinas que farão o calçamento da Avenida Jonival Lucas, no bairro São Francisco, e a correção do calçamento de toda cidade, em locais que sejam necessários reparos. As máquinas começaram a chegar nesta manhã de sábado ( 29 ). Esta obra era esperada com grande expectativa e a prefeitura vai realizar com recursos próprios, graças às economias que a gestão vem fazendo desde o início do governo ( 2013 ). 
Vésperas do aniversário da cidade Tico já entrega esse que é apenas um dos presentes que a comunidade vai receber, surpresas ainda estão por vir, e no dia 12 de abril além da festa da cidade com grandes atrações, o prefeito vai anunciar novas conquistas de sua administração.