domingo, 5 de outubro de 2014

Dez milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo, na Bahia



Milhões de baianos vão às urnas neste domingo (5) para escolher presidente, governador, senador, além dos deputados estaduais e federais. A votação é realizada das 8h às 17h. A Bahia, que possui uma população de 15.044.137 habitantes, tem 10 milhões de eleitores.

As mulheres são maioria, representando 52% dos baianos que vão às urnas. Entre a população jovem, também são maioria. Ao todo, são 430 mil eleitoras a mais do que eleitores no estado. Há mais eleitoras do que eleitores em 65% dos municípios baianos.

Votação
Os candidatos ao governo da Bahia divulgaram que vão votar pela manhã. Paulo Soutovota às 9h, na Escola Pedro Calmon, no bairro Jardim Armação, em Salvador. Rui Costa vota às 10h, na Escola Duque de Caxias, no bairro da Liberdade. Lídice da Matavota às 10h, no Colégio Luís Viana, no bairro de Brotas. Da Luz vota às 9h, no Colégio Estadual David Mendes, em Colinas de Pituaçu. Renata Mallet vota às 10h, na Escola Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul. Marcos Mendes vota na Escola Abrigo dos Filhos do Povo, no bairro da Liberdade às 10h.

Esquema na capital
Por causa das eleições, Salvador vai contar com um esquema especial para o sistema de transporte coletivo por ônibus, com aumento de número de linhas. O metrô vai funcionar das 7h30 às 17h30, para facilitar o deslocamento dos eleitores para os locais de votação. O transporte permanece em fase experimental, com tarifa gratuita. As estações do Retiro, Acesso Norte, Brotas, Campo da Pólvora e Lapa estarão em funcionamento.

Este ano, dos 102 canditados que já ocupam as vagas de deputado federal e estadual, 84 vão tentar se reeleger. Dos 43 vereadores de Salvador, 17 são candidatos, 3 pleiteam uma vaga para deputado na Bahia e apenas três na Câmara Federal.

O número de pedidos de atendimento especial, por parte dos eleitores deficientes, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), aumentou nestas eleições. São 15,6 mil em toda a Bahia.

Seções eleitorais estão sendo preparadas pensando em dar mais conforto para os eleitores que necessitam atendimento epecial. Eles vão utilizar 672 sessões especiais na Bahia, mais que o dobro do último pleito. Em 2012, 7.236 eleitores votaram em locais adaptados. Para votar nas sessões especiais, os eleitores tiveram que informar as necessidades com antecedência ao TRE, através da internet. Já a taxa do eleitorado com 16 anos caiu 65% em 2014, comparada às eleições de 2012.

Colégio Eleitoral
A Bahia é quarto maior colégio eleitoral do Brasil atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já no estado, os três maiores colégios eleitorais são Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O maior local de votação em Salvador é o Colégio Luiz Viana, no bairro de Brotas, que possui 17.130 eleitores. Em seguida estão, a Universidade Católica do Salvador (15.374) e o Colégio Estadual Anísio Teixeira (15.125).

Título de eleitor
Na Bahia, 553.031 pessoas tiveram o título cancelado. O número é quatro vezes maior do que na votação de 2012, que chegou a 120.769 cancelamentos.

Salvador é a cidade baiana que lidera o ranking, com 99.386 títulos cancelados. Em 2012, o número não passava dos 36 mil. Em seguida vem Feira de Santana, a 100 km da capital baiana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia, com 15.873 cancelamentos, seguido por Santo Antônio de Jesus, com 15.377.

Na região metropolitana de Salvador, a cidade de Camaçari, o quatro maior colégio eleitoral baiano, foi o município com maior número de cancelamentos de títulos. Foram 5.562. Em 2012 esse número foi de apenas 1.898.

O título é cancelado se o eleitor deixou de votar nas três últimas eleições, porém o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera o 1º turno da votação já uma eleição, e o 2º turno, outra. Portanto, por exemplo, quem não votou no 1º e no 2º turno das eleições nacionais de 2010 e também no 2º turno do pleito municipal de 2012 (nas cidades em que houve 2º turno), e não apresentou justificativa, está em situação irregular.

O prazo para regularizar o título na Justiça Eleitoral foi encerrado em maio deste ano. O voto é obrigatório no Brasil para todos os eleitores que tiverem entre 18 e 70 anos e facultativo para quem tiver entre 16 e 18 anos ou mais de 70 na data da eleição.

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário