quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Japumirim : Explosões em mina da Mirabela abalam casas e assustam moradores


Uma série de explosões ocorridas na mina de níquel do projeto Santa Rita de mineração, tocado pela empresa Mirabela no distrito de Japumirim, Itagibá, assustou moradores na tarde de segunda feira ( 08 ). Por volta das 15hs, um forte estrondo foi ouvido, seguindo-se ao tremor de terra que abalou telhados e forros de várias residências.

" Pensei que a casa ia cair", comentou o morador Rogério Matos. " Desse jeito nossas casas vão acabar danificadas e nossas vidas estão em risco. Quem vai pagar por esse prejuízo?", indagou.

As explosões também chegaram a ser sentidas por moradores de Ipiaú, do outro lado do Rio. Moradores do bairro Constança relataram ter ficado amedrontados com o estremecimento de suas residências na tarde de segunda feira.

Organizações não governamentais, prefeituras e a comissão de acompanhamento do projeto Santa Rita estão sendo cobrados pela população a respeito de uma fiscalização mais rígida quanto às atividades da multinacional mineradora. Os queixosos exigem providências quanto a prováveis excessos de carga explosiva que estariam sendo utilizados e ainda quanto à criação de um fundo para ressarcir possíveis prejuízos oriundos das explosões.

Redação Ipiaú on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário