sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Baixo Sul da Bahia amplia produção de graviola com apoio técnico

A graviola está entre as frutas com maior facilidade de produção e com custo benefício bastante proveitoso para o produtor. Ela se adaptou ao clima baiano e proporcionou ao estado título de maior produtor mundial, no entanto, os cuidados com a gravioleira são indispensáveis. Para que a produção esteja livre do ataque de pragas e insetos, é indispensável a utilização de produtos que auxiliem na correção do solo, protejam a planta e também estimulem a nutrição.
De acordo com o técnico agrícola, José Carlos Júnior, uma área sem cuidados adequados pode até ter uma produção, porém não terá frutos de qualidade, tão pouco um aumento de receita para o produtor. Isto porque inúmeros insetos podem atacar a gravioleira, a exemplo da broca do tronco – larvas que se alimentam dos tecidos internos do tronco e ramos da gravioleira e podem acelerar a morte ou comprometer a produtividade da planta. “É possível conseguir uma média de 100 kg de polpa por planta e, para isso, nós fazemos um trabalho desde a base com a correção de solo e as adubações, com a utilização também de fertilizantes líquidos via folha e indutores de resistência, incluindo todo o procedimento profilático”, contou o técnico agrícola. É importante também, que os frutos sejam ensacados com estes ainda pequenos e o indicado é utilização de sacos de papel parafinados ou plásticos transparentes com pequenos orifícios no fundo e lateralmente, visando evitar o acumulo de água e o apodrecimento do fruto.
O produtor Clodoaldo Silva optou por utilizar um pacote tecnológico indicado pela Central do Adubo, com produtos da Agrichem, e já vê resultados satisfatórios. “Hoje, nós estamos muito felizes com o sucesso que estamos tendo com a graviola. A produção é muito boa nas nossas áreas e atribuímos às técnicas aplicadas e ao auxílio dos produtos, que são muito bons e não são caros. Se aplicados de forma correta é possível com um único fruto tirar todo o investimento feito anualmente por pé”, celebrou o produtor.(ipiauonline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário