quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ALUNOS DO COLÉGIO AMÉRICO SOUTO ESTÃO DANDO AULA DE CIDADANIA





O cotidiano escolar é sempre muito intrigante no contexto educação e cidadania. O aluno vai para escolar para aprender, avançar, educar-se. Esse é o principal objetivo da Escola, tornar o ser humano numa espécie de resplendor da intelectualidade. Certo ? Certo.

Mas infelizmente não é o que acontece na maioria das escolas do país. O que se vê são investimentos desperdiçados por quem deveria zelar e cuidar bem para servir para sí, seus descendentes e até novas gerações. O governo adquire um ônibus novo e o aluno rasga a cadeira na primeira viagem, o governo compra carteiras e o aluno risca no primeiro dia de aula, o governo envia o livro e o aluno rasga na primeira leitura.

Falta Educação; porque aprender eles aprenderam, sabem que estão fazendo errado, mas a falta de educação os leva a jogar fora, quebrar ou deixar em qualquer lugar o próprio prato que comeu.

E onde estão a Família, as regras ou leis escolares, os poderes que defendem em muitos casos de forma desnecessária os infratores ? Onde estão a cidadania, o respeito e o compromisso com o social ?

Em Aiquara alguns alunos do Colégio Américo Souto estão dando aula de cidadania, eles recolhem pratos, copos e talheres que outros mal-educados jogam embaixo da arquibancada, deixam nas janelas das salas e até depositam dentro da área verde da escola. Em seguida entregam de volta na cantina central.

O projeto vem sendo acompanhado pela nutricionista Luiza Cosme e a diretora do CMAS Miriam Moreira, e ganha novos parceiros e adeptos a cada dia. A Secretaria de Saúde tem doado luvas para que a coleta dos pratos, copos e talheres seja feita com total segurança. Essa atitude merece nosso registro e serve de exemplo para quem deseja construir um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário