quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Secretários de Aiquara
AGRICULTURA, COMÉRCIO E MEIO AMBIENTE

Adenilton de Jesus - Dinho



Aiquara vai receber fábrica de poupa de frutas



Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, uma fabrica de beneficiamento de frutas está garantida para o município de Aiquara. Serão beneficiados 11 municípios da região no Projeto de implantação da Fábrica de beneficiamento de frutas. O projeto tem parceria da  COOTRAFES, e apoio do TIMRC, onde serão beneficiados todos produtores rurais da Agricultura Familiar e a partir de hoje dia 28 de fevereiro está prevista visita de uma equipe da CAR em todas as áreas selecionadas.






Estados pagarão piso de professor retroativo a 2011

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) por maioria, oito votos a um, que o piso nacional de salário do professor deve ser pago pelos estados a partir de 27 de abril de 2011, data em que o próprio Supremo considerou constitucional a lei que estabeleceu a remuneração básica. Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais. Para 2013, segundo o Ministério da Educação, o valor do piso é de R$ 1.567.
A decisão foi tomada no julgamento de recursos apresentados pelos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, que alegaram que não tinham condições financeiras de pagar os valores retroativos.O relator do processo e presidente do tribunal, ministro Joaquim Barbosa, foi o único contrário ao pagamento retroativo desde 2011 - ele queria que os estados fossem obrigados a pagar os valores atrasados desde 2008.

Prefeito eleito de Aporá comete suicídio

O corpo foi encontrado nesta quinta.
O corpo foi encontrado nesta quinta.
O prefeito de Aporá, José Raimundo de Santana (PT), o Zé Raimundo, de 46 anos foi encontrado morto por familiares em sua residência na manhã desta quinta-feira (28). Segundo informações preliminares da Polícia Militar, há indícios de que o petista teria cometido suicídio por meio de enforcamento. Zé Raimundo foi eleito prefeito de Aporá em outubro de 2012, uma cidade do leste baiano que possui população estimada em 17 mil pessoas. Em 2008 o petista também havia concorrido nas eleições municipais, mas acabou vencido por uma diferença pouco inferior a 100 votos. Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, o clima em Aporá é de consternação, e os familiares estão muito abalados com a morte de José Raimundo de Santana, que deixa uma esposa e dois filhos. O sepultamento será nesta quinta-feira (28), mas a família ainda não divulgou o horário. (Ubatã Notícias)

Itagí: Vereador pode ser cassado por improbidade administrativa


O vereador Alex Viana da Silva, acusa seu colega e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento,( Val Baixinho ) de ter contratado uma empresa de prestação de serviços ligada a sua família, sem licitação publica. A informação da denúncia foi confirmada pelo atual presidente da casa de leis, Ismael Aguiar.
Uma CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito ) está sendo instaurada na casa legislativa de Itagi, para apurar as denuncias. Val Baixinho corre risco de perder o mandato. 


Jitaúna: Mulher morre com descarga elétrica em celular

Uma mulher de 55 anos de idade morreu após sofrer uma parada cardíaca após ser vitimada por uma descarga elétrica provocada por um carregador de celular do modelo universal ligado à rede.  O acidente foi registrado por volta das 13h de terça-feira (26/2) no quarto de uma casa de colonos, em uma propriedade rural, localizada na região de Baixa Alegre, município de Jitaúna. Maria Jussara Brisa Borges, trabalhava como artesã  revendendo os produtos fabricados na localidade de Barra Grande, município de Maraú. O lavrador Geovane Carvalho, seu ex-companheiro, disse que já encontrou a mulher no chão, com uma mancha de sangue ao lado do rosto e o celular sobre o tórax. Peritos do Departamento de Polícia Técnica-DPT e policiais Civis de Jitaúna estiveram no local. O corpo da mulher  foi removido para o IML de Jequié para exames.(Jequié Repórter)

Bento 16 agradece cardeais por apoio e promete obedecer sucessor


Sucessão PapalEm seu último discurso antes da renúncia, o papa Bento 16 prometeu aos cardeais "obediência incondicional" ao novo pontífice, a ser escolhido em meados de março. Ele também agradeceu o apoio dos sacerdotes no período em que comandou a Igreja Católica.

Bento 16 deixará o cargo nesta quinta-feira, após dizer que sairia do comando do Vaticano no último dia 11. Ele deverá deixar o Vaticano em um helicóptero para a residência de verão de Castel Gandolfo, onde passará alguns meses antes de ir à clausura em um convento dentro da cidade-estado.
Em comunicado, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Soldano, agradeceu em nome dos sacerdotes pela gratidão demonstrada pelo papa e o exemplo que representou durante seus oito anos de pontificado. Na entrada do evento, Bento 16 foi aplaudido pelos cardeais.
Após a saudação, o papa agradeceu o apoio dos sacerdotes durante os últimos oito anos. "Continuarei perto de vocês em oração, especialmente nos próximos dias quando vocês elegerão o novo papa, a quem hoje declaro minha incondicional reverência e obediência".
O pontífice ainda pediu a união da Igreja Católica e o trabalho conjunto "como uma orquestra" para alcançar a concordância e a harmonia.
Ele disse que, nos últimos oito anos, houve momentos de "luz radiante" e "algumas nuvens que escureceram o céu". "Nós tentamos servir a Cristo e sua igreja", disse.
O papado de Bento 16 foi marcado por escândalos de abuso sexual e pedofilia, vazamento de documentos privados e informações de brigas entre integrantes de seu círculo íntimo. As crises são apontadas como uma das causas da renúncia, a primeira em 600 anos.
Bento 16 deverá deixar o palácio papal pela última vez por volta das 17h locais (13h em Brasília). Ele seguirá para a residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma.
A partir das 20h (16h em Brasília), será declarada a vacância do cargo, abrindo caminho para o conclave. O símbolo da saída do papa será o fechamento das portas do palácio papal e a folga da Guarda Suíça, que garante a segurança do pontífice. ( uol )


Ministério Público pede condenação de atacante do Corinthians

A prisão foi solicitada pelo MPF do Rio de Janeiro.
A prisão foi solicitada pelo MPF do Rio de Janeiro.
O Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro pediu a condenação  do jogador Márcio Passos de Albuquerque, conhecido como Emerson “Sheik”, atualmente no Corinthians, por contrabando de dois carros importados ilegalmente dos Estados Unidos.  A investigação apontou que os automóveis chegaram ao Brasil por valores abaixo aos de mercado, o que indica origem ilícita da comercialização.  Na mesma decisão, o MPF pediu a suspensão do processo contra Rodrigo Oliveira de Bittencourt, o Diguinho, do Fluminense. O atleta era acusado de receptação por comprar um carro do atacante corintiano. A decisão do processo deve ficar a cargo da Justiça Federal. Caso seja condenado, Emerson pode pegar uma pena de até quatro anos de prisão.( folha )

Menina de 14 anos tem cabelos roubados durante assalto em Salvador

A vítima estava há quase três anos sem cortar os cabelos.
A vítima estava há quase três anos sem cortar os cabelos.
A estudante M. A, de 14 anos, passou quase três anos sem cortar os cabelos. Em todas suas fotos nas redes sociais fazia questão de deixar o penteado arrumado.  Mas, durante o Carnaval, teve o cabelo roubado durante um assalto no bairro de Mussurunga, segundo informou ontem a delegada Claudenice Maio, titular da Delegacia para o Adolescente Infrator. A autora do roubo foi uma adolescente de 17 anos, moradora do bairro de São Cristóvão, que revelou querer o cabelo para colocar um megahair. A irmã da vítima, a terapeuta ocupacional Aline Alencar,  conta que a irmã foi abordada pela adolescente quando estava chegando na casa de uma amiga no bairro de Mussurunga. “A menina primeiro pediu o celular da minha irmã emprestado. Depois disse que era um assalto e mandou ela escolher entre o cabelo e o celular. Minha irmã mandou ela levar o celular, mas ela pegou uma tesoura e cortou o cabelo dela, jogou numa sacola e fugiu”, conta a terapeuta. A adolescente que roubou o cabelo foi descoberta através do Facebook. “Fiz um relato do que aconteceu e um amigo em comum delas fez a denúncia porque reconheceu a menina que roubou os cabelos. A mãe dela, que é evangélica, chegou a pedir para a gente tirar a queixa, mas não vamos fazer isso”, diz Aline. A acusada, segundo a delegada, deve ser ouvida em março e pode cumprir medida socioeducativa de seis meses até três anos. (Correio)

Itagibá: Prefeito anuncia piso nacional e novos programas

O anuncio foi feito durante a abertura da jornada pedagógica.
O anuncio foi feito durante a abertura da jornada pedagógica.
O prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos) assegurou ontem (25) o pagamento do piso nacional de salários para todos os professores da rede municipal de ensino, e a parceria com o governo do estado para a construção de um colégio modelo. O anuncio foi feito durante a abertura da jornada pedagógica que vai até a próxima sexta-feira. Marquinhos também informou a introdução da farda inteligente, programa que será implantado inicialmente em três colégios, 14 de agosto e Raimundo Santiago na sede do município, e Antonio Imbassahy no distrito de Japumirim, e beneficiará 900 alunos da rede.“Estamos construindo um novo momento também na educação, onde os educadores e demais profissionais da educação serão ouvidos. No nosso governo a classe vai participar”, assegurou o prefeito.( giro )

Gilka aumenta piso salarial dos professores e promete outras melhorias para a Educação

Depois das prefeitos dos municipios de Itagibá e Ibirataia, chegou a vez da prefeifeita de Itajuípe Gilka Badaró anunciar ao falar para professores e trabalhadores da rede municipal de ensino prometer fazer o que estiver ao seu alcance, “e algo mais, se possível” para melhorar os índices educacionais do município.
Ela fez as declarações durante Jornada Pedagógica da secretaria municipal de Educação que reuniu durante estas terça e quarta-feiras –26 e 27– mais de 300 participantes, no colégio Luis Viana Filho. “Sabemos que as dificuldades existem, e não são poucas. Mas temos que vencê-las. Vamos vencê-las com fé, esperança e força de vontade inabaláveis. Dou essa garantia porque o nosso governo tem compromisso prioritário com a educação das nossas crianças e dos nossos jovens”, disse Gilka Badaró.
A prefeita entende que investir em educação é apostar, com seriedade, no futuro das crianças e da juventude, isto sem falar nas importantes transformações que este investimento pode representar para a sociedade como um todo. Prefeita pela terceira vez – o último mandato foi encerrado há 16 anos–, Gilka fez rápido relato sobre seu compromisso com a Educação, lembrando que em suas administrações construiu e recuperou escolas, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural.
Mas não foi apenas isso. Lembrou ter feito muito mais. Foi ela quem implantou o 2º Grau, hoje Ensino Médio, no setor público, através do Colégio Polivalente. Um marco histórico na Educação de Itajuípe. Bem ao seu estilo discreto e cauteloso de governar, Gilka Badaró aproveitou o evento para anunciar algo positivo para os educadores da rede municipal. Disse que já encaminhou para a Câmara de Vereadores projeto que garante aumento do piso salarial dos professores da rede.
Além do reajuste salarial daqui pra frente, o projeto tem uma vantagem adicional: garante aumento retroativo a janeiro, mês em que a prefeita tomou posse. A decisão agora está nas mãos dos vereadores.

Oposição acusa prefeita de São Francisco do Conde de compra de votos

Denúncia encaminhada à Justiça Eleitoral pela coligação do ex-candidato às eleições em São Francisco do Conde, Antônio Calmon (PMDB), acusam o grupo político da prefeita eleita, Rilza Valentim (PT) de manipular o número de eleitores na cidade.
A ação judicial pede a cassação do mandato da petista e a multa pelo crime de compra de votos. Segundo a denúncia, nos últimos dois anos 2079 pessoas se tornaram eleitores no município, o que extrapola o acréscimo anual de 10% apontada pela legislação eleitoral.
A coligação de oposicionistas alega que os novos eleitores surgiram com transferência de título para a cidade. A oposição acusa um candidato a vereador aliado da prefeita, Anderson de Jesus Silva, conhecido como “Andinho” de promover as transferências irregulares.
Segundo as testemunhas de acusação, Andinho se aproximava de famílias de cidades próximas e prometia ajuda financeira e cargos na administração municipal em troca dos votos. A primeira audiência sobre o caso na Justiça Eleitoral de São Francisco será nesta quinta-feira (28), na 162ª Zona.
( Bahia Notícias )

Ibirataia: Prefeito sanciona Lei que garante pagamento do Piso Nacional do Magistério

Marcos Aurélio diz que sua gestão terá compromisso com o servidor público.
Marcos Aurélio diz que sua gestão terá compromisso com o servidor público.
O prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), sancionou a Lei nª 980/2013 que eleva os salários dos profissionais do magistério público ao valor do Piso Nacional dos Servidores. O Projeto de Lei havia sido aprovado na Câmara Municipal no último dia 20 de fevereiro e reajusta de R$ 1.451,00 para 1.567,00 os salários dos profissionais do magistério que trabalham em regime de 40 horas, num reajuste de 7,9%. Passarão a receber o Piso Nacional do Magistério os profissionais da educação que desempenham atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência. O aumento foi comemorado pela comunidade educacional e também pelo gestor. (Ubatã Notícias)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Padre é flagrado fazendo sexo na casa paroquial e será indiciado por estupro de menina de sete anos

Não é só no Vaticano que a Igreja Católica vive às voltas com denúncias de escândalos sexuais.
Em Niterói, a Polícia Civil vai indiciar um padre por estupro de vulnerável. Ele teria abusado de uma menina, hoje com 10 anos, quando ela ainda tinha 7 anos.
Mas não foi só: de acordo com depoimentos prestados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, Emilson Soares Corrêa também manteve relações sexuais com outra menor, sua afilhada e irmã da outra vítima, desde quando ela tinha 13 anos.
Emilson, de 56 anos, era o responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango. Uma das vítimas era coroinha da igreja e foi batizada, aos 13 anos, pelo padre, que também foi o padrinho de batismo.
A partir do batizado, "O padre passou a aliciá-la e tocá-la em suas partes íntimas em troca de presentes como sorvetes, chocolates e passeios", conforme relatou a vítima, hoje com 19 anos, à polícia. ( G1 )

Proposta que acaba com 14ª e 15º salários para deputados foi votada hoje

Após se reunir com os líderes partidários nesta terça-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), colocou em votação nesta quarta (27) no plenário a proposta que acaba com o 14º e 15º salários dos deputados e senadores, noticiou a Folha.
O pagamento, no valor R$ 26.723,13, é feito a título de ajuda de custo e recebido pelos parlamentares no começo e no final de cada ano. Para que a votação aconteça, é necessário que um requerimento de urgência seja aprovado para que o trâmite da matéria seja encurtado e a proposta siga direto ao plenário, sem precisar, dessa forma, tramitar em todas comissões da Casa.
Ainda segundo a Folha, Alves relatou que todos os líderes concordaram em aprovar tanto a urgência quanto o mérito na sessão.
O texto de autoria da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) veda o pagamento dos 14º e 15º salários todos os anos aos parlamentares, mas mantém o benefício no início e no final do mandato, ou seja, duas ajudas de custo no período de quatro anos. Um dos argumentos para o pagamento desses benefícios são os gastos com a mudança e transporte dos congressistas no início de cada ano legislativo. O relator da proposta na Câmara é o deputado Afonso Florence (PT-BA).
( Bahia Notícias )
Nota:

Devido ao falecimento de Dona Edite Barros, o filme que seria exibido hoje na praça do bairro, foi transferido para a próxima quarta feira, no mesmo local e horário, informou a Secretaria de Assistencia Social.
Em tempo informamos que o sepultamento de Dona Edite, será as 16:00 de hoje, saindo da rua JJ de Oliveira, para o Cemitério Sao Francisco de Assis, cemitério local. Nossos sentimentos a toda a família.
Secretários de Aiquara

EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

Marlene Oliveira - Marlene










 Hoje em Aiquara, Cine na Praça do CRAS.


Vem aí o Cine na Praça, com o documentário Baraka. A Secretaria de Assistência Social através do CRAS  ( Centro de Referencia da Assistência Social ) vai exibir o documentário hoje quarta feira, dia 27, as 6 da tarde, na praça Antonio Bruce( praça do bairro ).
Será um filme/documentário com alta projeção de som e imagem numa grande tela. Baraka ainda pode ser debatido com os telespectadores presentes na praça, logo mais as 6 da tarde. E tem novidades pra você, que vai assistir Baraka, não perca.

Câmara aprova MP da alfabetização até 8 anos; texto cria bolsa para cotistas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no início da noite de hoje (26), a MP (Medida Provisória) 586/2012, que cria o Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O pacto prevê o apoio técnico e financeiro da União a Estados e municípios para garantir a alfabetização dos alunos da rede pública até os 8 anos de idade. A MP – que já havia passado por uma comissão mista do Congresso – segue agora para o Senado.

Como o UOL adiantou na semana passada, uma emenda inserida no texto pelo relator da MP, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), autoriza também a criação de uma bolsa-permanência para alunos de universidades públicas que ingressarem por meio do sistema de cotas.
O MEC definiu o valor da bolsa em R$ 400 por mês, dinheiro que virá do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Terão direito ao benefício alunos de baixa renda matriculados em cursos com jornada diária de 5 horas ou mais. O ministério ainda não estimou o custo total do programa nem quantos estudantes deverão ser beneficiados.

Alfabetização

O Pnaic prevê o apoio do governo federal para  financiar a formação continuada dos professores; as bolsas oferecidas aos profissionais e outras atividades voltadas ao cumprimento dos objetivos do pacto. ( uol )

.

Após citar denuncias, presidente da arbitragem da CBF deixa o cargo.

Seis meses após assumir a presidência da Comissão de Arbitragem da CBF, Aristeu Tavares deixou o cargo. Nesta terça-feira, o ex-árbitro pediu exoneração, segundo a CBF, e será substituído interinamente por Edson Rezende, que até então trabalhava na corregedoria da entidade.
O clima estava ruim para Tavares na entidade máxima do futebol brasileiro desde que ele concedeu uma entrevista ao jornal goiano "O Popular", na qual chegou até mesmo a dizer que recebeu algumas denúncias de árbitros envolvidos em supostas manipulações de resultados no Brasil. 
Rezende, que assumirá o cargo, já foi presidente da Comissão entre outubro de 2005 e agosto de 2007, quando saiu alegando problemas particulares e foi substituído por Sergio Corrêa. 
Jorge Rebelo, presidente da Comissão da Federação Carioca, disse ter sido informado da saída de Aristeu, mas não ainda de forma oficial pela CBF. A entidade se pronunciou por volta das 16h15 informando o pedido de Tavares.
Confira a nota emitida pela Confederação Brasileira de Futebol:
Aristeu Tavares pediu hoje, na sede da CBF, exoneração do cargo que ocupava de presidente da Comissão de Arbitragem . 
Imediatamente, o presidente José Maria Marin, através da Resolução 04/2013, nomeou Edson Resende, interinamente, como presidente da Comissão de Arbitragem.
Na mesma Resolução, o presidente Marin nomeou Aristeu Tavares para compor a Escola Nacional de Arbitragem ( uol )

Ipiaú: Atleta aprovado pelo Santos poderá disputar Campeonato Paulista

Felipe foi aprovado no teste do Santos.(Foto?Giro em Ipiaú)
Felipe foi aprovado no teste do Santos.(Foto?Giro em Ipiaú)
Ampliando os sonhos, planejando nova vida. Esta tem sido a rotina do garoto Luiz Felipe Dantas Santos, 10 anos, após ter sido aprovado no teste seletivo do Santos Futebol Clube, realizado na semana passada em São Paulo. Felipe concorreu com dezenas de outros garotos da sua faixa etária, procedentes de diversos estados do Brasil, e se deu bem. Em cinco treinos no decorrer de uma semana marcou 15 gols, atuando em diversas posições. Isso possibilitou boas impressões aos treinadores das divisões de base do lendário clube praiano e de imediato lhe rendeu o apelido de “Filipão”. O aumentativo decorreu do seu bom desempenho com a bola, uma intimidade que tem desde os primeiros anos de vida. ( giro )

Quase 100 mil pés de maconha são destruídos em Curaçá

Em uma semana, a PM descobriu 97,8 mil pés de maconha.
Em uma semana, a PM descobriu 97,8 mil pés de maconha.
Em uma semana, a Polícia Militar descobriu 97,8 mil pés de maconha em plantios do município de Curaçá, a 587 km de Salvador. A última descoberta foi no último sábado (22), quando foram localizados 45 mil pés da droga por policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (Curaçá). A maconha foi encontrada na localidade conhecida como Fazenda Salgado, escondida no meio de uma plantação de milho com mais de 15 mil metros quadrados. Amostras da droga foram apreendidas e levadas para a delegacia local – o restante foi incinerado. Os outros 52,8 mil pés de maconha foram destruídos por policiais da 45ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Caatinga nos dias 16 e 17 de fevereiro. Nas ocasiões, 32 mil pés da cannabis sativa estavam na localidade de São Baeté e 20,8 mil eram de uma modalidade desconhecida na região, a cannabis sativa, encontrada no distrito de Pedra Branca. (Correio)
Prefeitura de Jequié pede novo prazo para início das aulas




Os pais que estão ansiosos para ver seus filhos na sala de aula terão de esperar até o dia 18 de março, novo prazo estipulado pela administração da prefeita Tânia Brito (PP) e do vice-prefeito Sérgio da Gameleira (PT). O anúncio do adiamento do inicio do ano letivo foi feito nesta terça-feira (26/02/13) pela secretária de Educação, Rita Barreto, tendo em vista que a prefeitura de Jequié vem encontrando sérias dificuldades para colocar a educação em pleno funcionamento. As escolas não estão prontas para receber as crianças e ainda não foi definido nada sobre o transporte muito menos sobre a alimentar escolar, condições mínimas exigidas para o começo das aulas.
“O ano letivo 2013 iniciará no dia 18 de março, por conta da necessidade de realizar reparos na estrutura física das escolas e prepará-las para o início do ano letivo”, informou a APLB em seu site. Na nota, a entidade aproveitou para relatar a situação das escolas. Pelo menos seis delas localizadas na cidade apresentam “problemas graves na estrutura física”.
Pelo que foi exposto a Prefeitura de Jequié terá de promover um grande mutirão de construção e investir altas cifras para garantir escolas em perfeitas condições de funcionamento na data anunciada para o começo das aulas até para justificar a espera, que parece não ter fim. Além do que, não é fácil manter a criançada em casa por mais um mês.
A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público informar que a Jornada Pedagógica 2013 acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de março. ( jequieeregiao )

Indenizações à vítimas de acidentes de trânsito crescem 39%


Motos lideram as estatísticas.
O número de indenizações pagas para as vítimas de acidentes de trânsito cresceu 39% (para 507.915) em 2012, acima da taxa de crescimento da frota nacional de veículos, que foi de 7,9% (para 74,4 milhões). Os acidentes com motocicletas representaram 69% das indenizações, sendo que 72% das vítimas foram os próprios motociclistas. As motos representam cerca de 27% da frota nacional de veículos. Já os acidentes com automóveis foram responsáveis por 25% das indenizações pagas no ano, sendo que 52% das vítimas foram os pedestres. Os automóveis são 60% da frota veicular no país. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (26) pela seguradora Líder. As indenizações são pagas pelo DPVAT, seguro obrigatório pago anualmente pelos proprietários de veículos. Ele cobre morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares. Segundo a seguradora, o Nordeste foi a região com a maior quantidade de indenizações pagas, 29%. ( folha)
Quinta, 28, tem Audiência Pública na Câmara
 O manifesto iniciado nas páginas da rede social Facebook contra o fechamento da Maternidade do Hospital Geral Prado Valadares ganha dimensão a cada dia. Na próxima quinta-feira (28/02/13), acontecerá o primeiro importante debate sobre o assunto. Será uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, às 19 horas, para a qual foram convidados o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla; o secretário de Saúde de Jequié, Ivonilton Cerqueira; além dos presidentes do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (SINDIMED), do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) e representantes políticos. A iniciativa é do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Conselho Comunitário de Jequié, conforme informação de Celso Argolo, ex-presidente do CMS e importante articulador de movimentos sociais na cidade.
Para Celso Argolo, “os jequieenses estão prestes a receber um presente de grego do governo do estado da Bahia. Com a justificativa de acabar com os internamentos nos corredores e aumentar o número de leitos no Hospital Geral Prado Valadares, um hospital regional e tradicional, com mais de 6 décadas de existência, atendendo uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes, o governo propõe acabar no próximo dia 5 de março, com a maternidade, transferindo toda a demanda para a Santa Casa da Fundação José Silveira.
Há muito que o povo reclama a construção do hospital da mulher e da criança, contudo, o governo, ao invés de atender as reivindicações da população, que lhe deu as maiores votações nas duas eleições, apresenta a proposta de fechar a maternidade do hospital regional.
Nada contra a Santa Casa, é importante que ela esteja aí ofertando serviços à comunidade, o que não podemos aceitar é pagarmos impostos e o governo estar transferindo suas responsabilidades para terceiros. Jequié já é carente de pediatra, com o fechamento da maternidade do Prado Valadares esta carência aumentará ainda mais e o povo ficará prejudicado.
Como se admite fechar uma maternidade de um hospital público que tem uma demanda considerável, transferindo para uma Fundação? Será que a Fundação está estruturada para receber esta demanda? A fundação está localizada numa área de difícil acesso, nem transporte coletivo existe, os valores das corridas de moto taxi e taxi serão elevados em função da distância do centro até a Fundação, dificultando o acesso para as pessoas carentes.
No município temos cursos superiores de medicina, enfermagem e fisioterapia. Os cursos de enfermagem são oferecidos tanto técnicos como de nível superior, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e pelas Faculdades Tecnologia e Ciências. Com estes cursos voltados para da saúde o governador deveria dar outro tratamento ao Prado Valadares e até a Universidade com mais investimentos melhorando o curso que a todo instante está ameaçado de ser fechado.
A comunidade precisa se mobilizar, acionar os políticos, não iremos poder contar com o Deputado Antônio Brito, que é presidente da Fundação José Silveira (sic), mas devemos articular com os demais deputados, senadores, vereadores para impedir que se fechem a maternidade.
A mobilização deve ser feita, a sociedade tem que se manifestar: os clubes de serviços, sindicatos, conselhos de saúde e comunitário, movimentos religiosos, OAB, Câmara de Vereadores, associações de bairros entre outros, exigindo o não fechamento da maternidade do Hospital Regional Prado Valadares. Devemos realizar atividades, audiências públicas, passeatas devemos exigir que as iniciativas públicas estejam alinhadas com a vontade e interesse do povo”.( jequieeregiao )
IFBA Campus de Jequié abrirá matrícula e período de 
reintegração de curso em março

IFBA Campus de Jequié abrirá matrícula e período de reintegração de curso em março






Após ser aprovado no Processo Seletivo 2013 do IFBA, é hora de organizar
 
os documentos para a matrícula. Em Jequié, o período de matrícula começa na semana que vem, conforme o cronograma: Modalidade Integrada de 4 a 8 de março - das 08h às 12h e das 13h30min. às 18h; Modalidade Subsequente de 11 a 20 de março das 08h às 12h e das 13h30min. às 18h. A divulgação do prazo de matrícula é fundamental para a garantia do pleno acesso dos alunos aprovados aos cursos oferecidos pelo IFBA Campus Jequié. O IFBA Campus Jequié também está abrindo período de Reintegração de Curso para os alunos que se afastaram da instituição e têm interesse em regressar no primeiro semestre letivo de 2013

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretários de Aiquara
CONTROLADOR INTERNO

Charles Henrique Cardoso Rios - Charles

Veja fotos do novo ônibus escolar de Aiquara.



Aiquara - Vem aí Cine na Praça do CRAS.


Vem aí o Cine na Praça, com o documentário Baraka. A Secretaria de Assistência Social através do CRAS  ( Centro de Referencia da Assistência Social ) vai exibir o documentário nesta quarta feira, dia 27, as 6 da tarde, na praça Antonio Bruce,( praça do bairro ).
erá um filme/documentário com alta projeção de som e imagem numa grande tela. Baraka ainda pode ser debatido com os telespectadores presentes na praça. Nao perca, nesta quarta as 6 da tarde na praça do bairro, o documentário Baraka.

Secretaria de Saúde de Aiquara 

Procedimentos mês de janeiro 2013.

Segundo o Secretário Ocimar Bispo, a Secretaria de Saúde agendou e encaminhou:

 01 paciente para realização de cateterismo Cardíaco em Salvador.
 01 paciente para cirurgia de Angioplastia em Itabuna.
 01 paciente para cirurgia de CA de Estomago em Itabuna.
 01 paciente com gravidez de alto risco para acompanhamento em Salvador.

Encaminhamos também pacientes que fazem tratamento de oncologia no Hospital Manoel Novaes (Itabuna) e CICAN (Salvador) alem de pacientes para consultas especializadas em Itabuna, Salvador e Jequié, disse o secretário.


Já está disponível download do programa de declaração do IR 2013

imposto-de-renda-leão-e1335017136466
A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (25) o download do programa de declaração do Imposto de Renda 2013. O prazo de envio do documento tem início nesta sexta-feira (1º) e vai até o dia 30 de abril. A declaração pode ser entregue pela internet ou nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. O Fisco prevê o recebimento de 26 milhões de documentos neste ano, contra 25 milhões em 2012. As fontes pagadoras devem enviar o informe de rendimentos aos funcionários até esta quinta-feira (28). Caso não receba o documento, o empregado deve procurar o setor responsável na empresa em que trabalha. Quem entregar o IR fora do prazo estará sujeito a uma multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo de 20% do tributo.


Vitória pode contratar Adriano Imperador

A imprensa carioca diz que existe o acerto do jogador com o Rubro-Negro baiano.

A imprensa carioca diz que existe o acerto do jogador com o Rubro-Negro baiano.
Uma nova especulação tomou conta da Toca do Leão. Após um rumor sobre uma possível vinda de Nilmar ao Vitória, desta vez o alvo passou a ser Adriano. Atualmente sem clube, o Imperador, desde sua rápida passagem pelo Corinthians, a imprensa carioca cravou que existe o acerto do jogador com o Rubro-Negro baiano. De acordo com informações do diretor de Futebol, Raimundo Queiróz, o Vitória não está negociando com o jogador, a não ser que a proposta esteja sendo tratada diretamente com o presidente do clube, Alexi Portela. ( a tarde )